Connect with us

Professores vítimas da tragédia de 20 de março são homenageados em Petrópolis

Cidade

Professores vítimas da tragédia de 20 de março são homenageados em Petrópolis

Ato, organizado pelo segmento de Artes Visuais, reuniu parentes, amigos e ex-alunos dos professores na noite de quarta (23)

Ao som de Starman de David Bowie, os professores Nelson Ricardo Ferreira da Costa e Mario Augusto Queiroz Carvalho, vítimas da tragédia de 20 de março em Petrópolis, foram homenageados com projeções no Obelisco, no Centro da cidade.

A homenagem, organizada pelo segmento de Artes Visuais de Petrópolis, reuniu parentes, amigos e ex-alunos dos professores na noite de quarta-feira (23).

Foto: Divulgação

Nelson tinha 59 anos e Mário, 35. A casa onde Nelson morava desabou na Rua Washington Luís durante a chuva forte que caiu na cidade no domingo (20). Além dele, a mãe Heloísa Helena Caldeira da Costa também morreu. Mário tinha ido para o local ajudar a socorrê-la quando também foi atingido pelo deslizamento.

Foto: Reprodução Redes Sociais

Segundo Josiana Oliveira, do Conselho de Cultura de Petrópolis, os dois professores tinham características ímpares.

“Nelson era artista e sempre estava disposto a ajudar os outros artistas, fazer curadoria para exposições e participar como artista também. O Mário era companheiro dele, os dois faleceram juntos, não tinha como fazer homenagem para um, sem lembrar do outro e também da mãe do Nelson, a Heloísa”, disse.

Foto: Divulgação

Josiana conta que conheceu o Nelson em 2019 durante um Colóquio sobre patrimônio e restauração em Petrópolis. Ela diz que foi admiração a primeira vista.

“Depois descobrimos amizades em comum, não tínhamos muito contato presencial, faltou tempo, mas trocávamos mensagens sobre arte, ele tirava minhas dúvidas, me inspirou a pesquisar sempre mais os fatos, as questões artísticas. Ele comprou um livro para mim sobre o Van Gogh em uma feira, mas não consegui pegar com ele por causa da pandemia. Ele era uma pessoa ativa, que lutava para o reconhecimento das artes visuais, principalmente das artes contemporâneas, levava os estudantes nas exposições, era formador de público. Era uma artista maravilhoso também, trazia suas causas políticas para suas artes”, diz.

Foto: Divulgação

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir