Inmet emite alerta de chuvas intensas de até 300mm neste fim de semana em Petrópolis
Chuvas prevista para todo o mês de março devem cair em 48h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de perigo, para chuvas extremas em todo o Rio de Janeiro nos próximos dias. A estimativa é de que, em Petrópolis, os acumulados pluviométricos superem os 300mm entre a quinta-feira (21) e o domingo (24).
Foto: Bruno Soares
Outro órgão que também emitiu aviso foi o ClimaTempo. “Na sexta e no sábado, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, informa a nota.
Previsão
Nesta quinta-feira (21), o Rio de Janeiro estará em condição pré-frontal, situação que antecede a chegada de uma frente fria, que irá romper a onda de calor, mas também trazer estas fortes chuvas. O acumulado previsto é de 25mm.
Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todo o estado. Em ambas as datas, a precipitação pode alcançar os 85mm.
No domingo (24), a frente fria se afasta, mas o tempo segue muito úmido no estado. Apesar da chuva diminuir em intensidade e em volume, continua em certa frequência, chegando aos 40mm, o que pode agravar os problemas no estado.
“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Alertamos que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra, o que pode causar grandes desastres. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas”, finaliza o alerta.
Recomendações
Recomenda-se ficar atento aos informes da Defesa Civil. O órgão reforça que, em caso de chuvas fortes, a população das áreas de risco se mantenha em alerta e, principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.