Connect with us

Inmet emite alerta de chuvas intensas de até 300mm neste fim de semana em Petrópolis

Cidade

Inmet emite alerta de chuvas intensas de até 300mm neste fim de semana em Petrópolis

Chuvas prevista para todo o mês de março devem cair em 48h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de perigo, para chuvas extremas em todo o Rio de Janeiro nos próximos dias. A estimativa é de que, em Petrópolis, os acumulados pluviométricos superem os 300mm entre a quinta-feira (21) e o domingo (24).

Foto: Bruno Soares

Outro órgão que também emitiu aviso foi o ClimaTempo. “Na sexta e no sábado, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, informa a nota.

Previsão

Nesta quinta-feira (21), o Rio de Janeiro estará em condição pré-frontal, situação que antecede a chegada de uma frente fria, que irá romper a onda de calor, mas também trazer estas fortes chuvas. O acumulado previsto é de 25mm.

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todo o estado. Em ambas as datas, a precipitação pode alcançar os 85mm.

No domingo (24), a frente fria se afasta, mas o tempo segue muito úmido no estado. Apesar da chuva diminuir em intensidade e em volume, continua em certa frequência, chegando aos 40mm, o que pode agravar os problemas no estado.

“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Alertamos que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra, o que pode causar grandes desastres. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas”, finaliza o alerta.

Recomendações

Recomenda-se ficar atento aos informes da Defesa Civil. O órgão reforça que, em caso de chuvas fortes, a população das áreas de risco se mantenha em alerta e, principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir