Connect with us

Bauernfest começa nesta semana em Petrópolis; veja o que você precisa saber sobre a Festa do Colono Alemão

Agenda

Bauernfest começa nesta semana em Petrópolis; veja o que você precisa saber sobre a Festa do Colono Alemão

Veja os destaques da programação, opções de gastronomia, onde se hospedar e muito mais! Evento segue até o dia 9 de julho

A 34ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, começa na sexta-feira (23) em Petrópolis. O evento, que é o segundo maior do gênero no Brasil, segue até o dia 9 de julho com uma programação recheada de música, danças, concursos e comidas típicas da cultura alemã.

Foto: Divulgação

Programação

O evento terá apresentações de grupos folclóricos no Palácio de Cristal e show na Praça da Liberdade. Serão 17 dias de muita festa e valorização da cultura germânica. A Festa é promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, e pelo Clube 29

Foto: Edgar Pujol

Espaços

O coração da Bauernfest é, sem dúvidas, o Palácio de Cristal, onde acontece a maior parte da programação. Além deste espaço, a festa se estenderá para a Rua Alfredo Pachá, que vai receber 12 espaços de gastronomia alemã, além de 13 barracas de artesanato e quatro foodbikes, e para a Casa da Educação Visconde de Mauá, que vai receber o restaurante oficial da festa, que ainda será definido.

A Praça da Liberdade também receberá a festa, com mais quatro espaços gastronômicos e duas foodbikes, além do Centro de Cultura Raul de Leoni, Museu Casa do Colono e os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse.

Fotos: @mathiasrj e @soupetropolis

Restaurantes

Os tradicionais restaurantes e bares que vão ocupar os espaços nos jardins do Palácio de Cristal foram definidos pelo Clube 29 de Junho. Os visitantes também poderão apreciar outros estabelecimentos conhecidos por oferecerem o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis.

comidinhas bauern - sou

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Desfiles

Os tradicionais desfiles da Bauernfest vão acontecer nos três finais de semana da maior festa de Petrópolis. Os desfiles folclóricos acontecem no primeiro e último domingo da festa, nos dias 25 de junho e nove de julho, respectivamente. As apresentações pelas ruas do Centro Histórico têm início às 10h. A programação é gratuita.

Foto: Divulgação

Concursos

A programação Bauernfest vai contar com os tradicionais e animados concursos de chope em metro, da lanterna, do chapéu mais enfeitados e de poesia.

Foto: Isabela Lisboa

Oficinas

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de teatro e produção de vídeo com celular, promovidas pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura. As capacitações fazem parte da programação da 34ª Bauernfest.

Foto: Divulgação

Jogos Germânicos

As competições da quinta edição dos Jogos Germânicos de Petrópolis, que integram a programação da Festa do Colono Alemão, começam no dia 24 de junho. Cabo de guerra, corrida de saco, da bolinha na colher, com toras e com barril de chopp vão acontecer na Praça da Liberdade, nos três fins de semana do evento.

Foto: Divulgação

Festa Tanzen

A Festa Tanzen, que faz sucesso durante a Bauernfest desde 2015, fará uma nova edição neste ano. O evento acontecerá do dia 23 de junho até 8 de julho com um line up recheado de artistas nacionais como Dubdogz, MD Chefe, Zuffo, MC Marcinho e FP do Trem Bala, além de músicos locais como Vitor Ventura, David RF, Bandeira e muitos outros.

Fotos: Reprodução Youtube @MDChefe e @Dubdogz, Instagram @mcmarcinho

Van Rua Teresa-Bauernfest

A Associação da Rua Teresa (Arte) vai disponibilizar uma van para o transporte exclusivo dos visitantes do polo de moda durante a Bauernfest. O veículo está confirmado para o primeiro fim de semana da festa.

Foto: Divulgação

Onde se hospedar?

  •  Pousada Dom Petrópolis

Sediada em um casarão histórico famoso por ter abrigado a primeira legação do Japão no Brasil, a Pousada Dom Petrópolis fica no Centro da cidade. A partir dela, é possível fazer boa parte dos circuitos e passeios a pé, como o tour pela Bohemia – primeira cervejaria do Brasil. O estabelecimento é pet friendly e tem café da manhã com produtos regionais.

Endereço: Av. 7 de Abril, 609 – Centro

Telefone para contato: (24) 98847-7298 – WhatsApp

Saiba mais: @pousadadompetropolis

Fotos: Divulgação
  • Pousada Pataca de Prata

No coração da cidade, a Pataca de Prata é uma pousada antiquário que permite que o hóspede vivencie a Cidade Imperial através do mobiliário de época. Tem aconchego melhor que esse? O espaço fica em meio à natureza, ao mesmo tempo em que tem como “quintal” a Praça da Liberdade e alguns dos principais cartões-postais da cidade.

Endereço: E. Eng. Miguel Detsi, 85 – Centro

Telefone para contato: (24) 99314-9543 – WhatsApp

Saiba mais: @patacadeprata

Fotos: @karllapetinari – Divulgação
  • Pousada Palácio de Cristal

Como o próprio nome já diz, esta pousada fica próxima a um dos principais pontos turísticos da cidade imperial e onde ocorre a maior parte da programação da Bauernfest, o Palácio de Cristal. Destacando-se pelo conforto, a Palácio de Cristal é o lugar ideal para quem procura descanso sem perder a praticidade que o centro da cidade proporciona.

Endereço: Av. Piabanha nº 109 – Centro

Telefone para contato: (24) 2245-2781

Saiba mais: @pousadapalaciodecristal

Fotos: Divulgação
  • Pousada Catedral

A Pousada Catedral fica bem no coração da cidade – atrás da Catedral São Pedro de Alcântara e a 2 minutos a pé do Museu Imperial. Pet friendly, ela tem estacionamento próprio e um restaurante com cardápio completo que é, inclusive, aberto ao público. A casa é linda, histórica e muito aconchegante. Interessante também é que por lá você vai encontrar suítes espaçosas para até 4 pessoas. Perfeito para grupos!

Endereço: Rua Raul de Leoni, 109 – Centro Histórico de Petrópolis

Telefone para contato: (24) 2235-2647

Saiba mais: @pousadacatedralpetropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
  •  Casa Imperatriz

Localizada em um casarão histórico com mais de um século de existência tombado pelo Iphan, a Casa Imperatriz fica a cinco minutos do Centro de Petrópolis e oferece café da manhã como parte da diária. A pousada também é “vizinha” da Rua Teresa – o maior shopping a céu aberto do Rio! Ideal para quem procura por um ótimo custo benefício.

Endereço: Rua Doutor Sá Earp, 909 – Morin

Telefone para contato: (24) 2237-0234 – WhatsApp

Saiba mais: @casa.imperatriz

Fotos: Divulgação e @sam_fotografia_13

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir