Connect with us

14 motivos para visitar Petrópolis neste verão

Lazer

14 motivos para visitar Petrópolis neste verão

Voar de parapente, se refrescar em cachoeiras, visitar um campo de flores e muito mais!

Petrópolis é uma cidade conhecida pelo seu clima ameno, que muito se difere do Rio 40°C, mas que ao mesmo tempo mantém o calor típico do verão. Essa característica torna a região uma ótima opção para quem deseja fugir das temperaturas extremas e, além disto, aproveitar os diversos passeios e atividades que a Serra proporciona. Para ajudar os turistas e petropolitanos, separamos 14 motivos para visitar Petrópolis neste verão.

1. Curtir os eventos do período

O verão em Petrópolis contará com grandes eventos, do Centro a Itaipava, que reúnem gastronomia, moda, cultura, esportes, e muito mais! Alguns dos principais deles são a Feira da 16, a Deguste, a Exposição de Flores e Cerâmicas, o Festival de Chocolates e o Festival de Verão de Itaipava.

Veja também: Petrópolis terá mais de 40 grandes eventos em 2024; confira o calendário completo

Foto: Instagram @gustavogomesfoto

2. Fazer uma trilha

Pensando em atividades que possam garantir experiências memoráveis, muita história para contar e altos cliques? Uma das trilhas disponíveis na cidade imperial pode ser a melhor opção.

Veja também: 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

3. Conhecer uma das nossas lindas cachoeiras

Se você procura a combinação perfeita entre relaxar, sol e natureza, as cachoeiras petropolitanas também são imperdíveis e vão te conquistar.

Veja também: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

4. Fazer um tour pelos distritos

Cercada por distritos encantadores e que, apesar de diferentes do Centro Histórico, mantêm o charme e a beleza, Petrópolis oferece a possibilidade de passear em regiões como Secretário, Vale das Videiras e Rocio. As localidades trazem grandes opções gastronômicas e atividades ao ar livre.

Veja também:

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5. Voar de parapente

Localizado no Quitandinha, o Parque São Vicente é um ótimo lugar para quem quer relaxar e se reconectar com a natureza. As opções de lazer são as mais diversas, sendo a principal o voo de parapente.

Indicamos a Altitude Parapente, escola certificada com mais de 25 anos de experiência e milhares de voos realizados. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (24) 99257-2557

Endereço: Rua Paula Buarque, 260, em frente à casa noturna Nas Nuvens

Veja também: 6 atividades para aproveitar no Parque São Vicente em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

6. Tirar fotos em um campo de girassóis

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, uma propriedade rural guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis que tem estado sob o radar de visitantes. Mantido pelo Sr. Fernando, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano e, neste mês de janeiro, a visitação está disponível. Para acompanhar e saber quando acontece a próxima visitação, é só acompanhar a Sou no Instagram @soupetropolis

Endereço: Estrada Vila Suzana, 210, Miguel Pereira (com acesso pelo Vale das Videiras)

Mais informações: @valedogirassol

Veja também: Vale do Girassol próximo a Petrópolis anuncia primeiro período de visitação de 2024; saiba como conhecer

Fotos: Reprodução Instagram @girodacarioca e Arquivo/Sou Petrópolis

7. Visitar um dos produtores rurais da região

O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.

Endereço: Estrada do Cantagalo 1001, Vale do Cuiabá

Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h30

Dica: É recomendado fazer uma reserva pelo WhatsApp, onde também é possível saber informações sobre o cardápio completo, valor de entrada e atrações do espaço.

Mais informações: WhatsApp (24) 99922-3347 ou @morangodovale

Veja também: 10 produtores rurais de Petrópolis para conhecer e apoiar em 2024

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

8. Fazer compras na Rua Teresa

A estação mais quente do ano chegou e as ruas da cidade voltaram a exibir as tendências de moda para o verão. E as marcas do maior polo de moda a céu aberto do estado – Rua Teresa já oferecem peças para o público se inspirar nas tendências mundiais da moda. Tecidos mais leves comfy, como o algodão, estampas listradas e florais, além do crochê, valorizando o artesanato manual, estarão em alta nesta estação.

Veja também: 7 tendências da moda primavera-verão para encontrar na Rua Teresa

Fotos: @tazza_oficial e @lojavisualpetropolis

9. Conhecer uma das sorveterias da cidade

Ainda que quem goste se delicie com sorvete mesmo nas estações mais frias, não tem sensação melhor do que a de desfrutar aquele sorvete geladinho em um dia quente de céu azul. Dos mais simples aos incrementados com confeitos, Petrópolis tem de todos um pouco!

Veja também: 17 lugares para tomar um bom sorvete em Petrópolis

Fotos: Sou Petrópolis e Reprodução do Instagram/ Sorvete Brasil e Xok’s

10. Ou um lugar aconchegante para tomar açaí

Há quem, ao invés do sorvete, prefira um açaí. Seja para o pré-treino, pós, um lanche à tarde, no calor ou no frio, a cidade tem opções para todos os momentos.

Veja também: 14 lugares para tomar um bom açaí em Petrópolis

Fotos: Reprodução instagram @acaidaserra

11. Se refrescar em uma das piscinas espalhadas pela cidade

O calor chegou com tudo em Petrópolis e nada como uma piscina para se refrescar nestes dias de altas temperaturas. Dos clubes às pousadas com day use.

Saiba mais: 15 lugares que oferecem piscina para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis

Foto: Reprodução instagram @tucanodocuiaba e @monrecoinclub

12. Aproveitar a cidade com a criançada

Com as férias de verão, muitas famílias não sabem o que fazer durante o recesso escolar com as crianças. Em Petrópolis, isto não é um problema, já que há diversos passeios, atividades e programas para levar os pequenos e garantir a merecida alegria em conjunto nesse período. São colônias de férias, visita a castelos, contação de histórias, refúgios locais e muito mais!

Veja também: 25 dicas de lazer para fazer com as crianças durante as férias escolares em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis e Reprodução/Instagram @viajandoai

13. Conhecer o Orquidário Binot

Orquidário mais antigo do Brasil, o Binot foi fundado em 1870, no Retiro, e é uma atração à parte aos admiradores da natureza. O espaço reserva mais de mil espécies de plantas e flores, dentre elas bromélias e orquídeas, e ainda conta com um lindo lago de peixes na entrada. A entrada é gratuita.

Endereço: R. Fernandes Viêira, 390 – Retiro, Petrópolis

Mais informações: @orquidariobinot

Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer

14. Fazer um walking tour pelo Centro Histórico

Opção de cultura e lazer tanto para turistas, quanto para petropolitanos, o walking tour permite ao participante ir além das fachadas dos cartões-postais e de construções que, possivelmente, já façam parte do seu cotidiano na cidade.

As rotas têm, em média, duas horas de duração, e acontecem de maneira externa, com caminhadas pela rua e em frente aos locais abordados. Ao todo, são seis roteiros disponibilizados pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP).

Veja também: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro

Fotos: Ana Kutter – Arquivo/Sou Petrópolis

E pra você, qual o principal motivo para passar o verão em Petrópolis? Comente 🙂

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir