14 motivos para visitar Petrópolis neste verão
Voar de parapente, se refrescar em cachoeiras, visitar um campo de flores e muito mais!
Petrópolis é uma cidade conhecida pelo seu clima ameno, que muito se difere do Rio 40°C, mas que ao mesmo tempo mantém o calor típico do verão. Essa característica torna a região uma ótima opção para quem deseja fugir das temperaturas extremas e, além disto, aproveitar os diversos passeios e atividades que a Serra proporciona. Para ajudar os turistas e petropolitanos, separamos 14 motivos para visitar Petrópolis neste verão.
1. Curtir os eventos do período
O verão em Petrópolis contará com grandes eventos, do Centro a Itaipava, que reúnem gastronomia, moda, cultura, esportes, e muito mais! Alguns dos principais deles são a Feira da 16, a Deguste, a Exposição de Flores e Cerâmicas, o Festival de Chocolates e o Festival de Verão de Itaipava.
Veja também: Petrópolis terá mais de 40 grandes eventos em 2024; confira o calendário completo
Foto: Instagram @gustavogomesfoto
2. Fazer uma trilha
Pensando em atividades que possam garantir experiências memoráveis, muita história para contar e altos cliques? Uma das trilhas disponíveis na cidade imperial pode ser a melhor opção.
Veja também: 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
3. Conhecer uma das nossas lindas cachoeiras
Se você procura a combinação perfeita entre relaxar, sol e natureza, as cachoeiras petropolitanas também são imperdíveis e vão te conquistar.
Veja também: 8 lindas cachoeiras para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
4. Fazer um tour pelos distritos
Cercada por distritos encantadores e que, apesar de diferentes do Centro Histórico, mantêm o charme e a beleza, Petrópolis oferece a possibilidade de passear em regiões como Secretário, Vale das Videiras e Rocio. As localidades trazem grandes opções gastronômicas e atividades ao ar livre.
Veja também:
- Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis
- Roteiro do Vale das Videiras: o que fazer, onde comer e se hospedar nesse lugar encantador de Petrópolis
- Rocio: o roteiro para um dia perfeito na região
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
5. Voar de parapente
Localizado no Quitandinha, o Parque São Vicente é um ótimo lugar para quem quer relaxar e se reconectar com a natureza. As opções de lazer são as mais diversas, sendo a principal o voo de parapente.
Indicamos a Altitude Parapente, escola certificada com mais de 25 anos de experiência e milhares de voos realizados. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (24) 99257-2557
Endereço: Rua Paula Buarque, 260, em frente à casa noturna Nas Nuvens
Veja também: 6 atividades para aproveitar no Parque São Vicente em Petrópolis
Fotos: Arquivo Sou Petrópolis
6. Tirar fotos em um campo de girassóis
A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, uma propriedade rural guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis que tem estado sob o radar de visitantes. Mantido pelo Sr. Fernando, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano e, neste mês de janeiro, a visitação está disponível. Para acompanhar e saber quando acontece a próxima visitação, é só acompanhar a Sou no Instagram @soupetropolis
Endereço: Estrada Vila Suzana, 210, Miguel Pereira (com acesso pelo Vale das Videiras)
Mais informações: @valedogirassol
Veja também: Vale do Girassol próximo a Petrópolis anuncia primeiro período de visitação de 2024; saiba como conhecer
Fotos: Reprodução Instagram @girodacarioca e Arquivo/Sou Petrópolis
7. Visitar um dos produtores rurais da região
O Morango do Vale, localizado no Vale do Cuiabá, é dedicado à produção de morangos agroecológicos e permite ao público conhecer o cultivo, passear pelas estufas e colher seus próprios frutos. Também é possível conferir o galinheiro, coelhário, abelhas sem ferrão, parquinho, horta orgânica, loja com produtos locais e o Café Cantagalo, onde é oferecido um amplo cardápio com produtos como pão na chapa, misto, leite queimado, gemada e bolinho de chuva.
Endereço: Estrada do Cantagalo 1001, Vale do Cuiabá
Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h30
Dica: É recomendado fazer uma reserva pelo WhatsApp, onde também é possível saber informações sobre o cardápio completo, valor de entrada e atrações do espaço.
Mais informações: WhatsApp (24) 99922-3347 ou @morangodovale
Veja também: 10 produtores rurais de Petrópolis para conhecer e apoiar em 2024
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis
8. Fazer compras na Rua Teresa
A estação mais quente do ano chegou e as ruas da cidade voltaram a exibir as tendências de moda para o verão. E as marcas do maior polo de moda a céu aberto do estado – Rua Teresa já oferecem peças para o público se inspirar nas tendências mundiais da moda. Tecidos mais leves comfy, como o algodão, estampas listradas e florais, além do crochê, valorizando o artesanato manual, estarão em alta nesta estação.
Veja também: 7 tendências da moda primavera-verão para encontrar na Rua Teresa
Fotos: @tazza_oficial e @lojavisualpetropolis
9. Conhecer uma das sorveterias da cidade
Ainda que quem goste se delicie com sorvete mesmo nas estações mais frias, não tem sensação melhor do que a de desfrutar aquele sorvete geladinho em um dia quente de céu azul. Dos mais simples aos incrementados com confeitos, Petrópolis tem de todos um pouco!
Veja também: 17 lugares para tomar um bom sorvete em Petrópolis
Fotos: Sou Petrópolis e Reprodução do Instagram/ Sorvete Brasil e Xok’s
10. Ou um lugar aconchegante para tomar açaí
Há quem, ao invés do sorvete, prefira um açaí. Seja para o pré-treino, pós, um lanche à tarde, no calor ou no frio, a cidade tem opções para todos os momentos.
Veja também: 14 lugares para tomar um bom açaí em Petrópolis
Fotos: Reprodução instagram @acaidaserra
11. Se refrescar em uma das piscinas espalhadas pela cidade
O calor chegou com tudo em Petrópolis e nada como uma piscina para se refrescar nestes dias de altas temperaturas. Dos clubes às pousadas com day use.
Saiba mais: 15 lugares que oferecem piscina para aproveitar um dia de Sol em Petrópolis
Foto: Reprodução instagram @tucanodocuiaba e @monrecoinclub
12. Aproveitar a cidade com a criançada
Com as férias de verão, muitas famílias não sabem o que fazer durante o recesso escolar com as crianças. Em Petrópolis, isto não é um problema, já que há diversos passeios, atividades e programas para levar os pequenos e garantir a merecida alegria em conjunto nesse período. São colônias de férias, visita a castelos, contação de histórias, refúgios locais e muito mais!
Veja também: 25 dicas de lazer para fazer com as crianças durante as férias escolares em Petrópolis
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis e Reprodução/Instagram @viajandoai
13. Conhecer o Orquidário Binot
Orquidário mais antigo do Brasil, o Binot foi fundado em 1870, no Retiro, e é uma atração à parte aos admiradores da natureza. O espaço reserva mais de mil espécies de plantas e flores, dentre elas bromélias e orquídeas, e ainda conta com um lindo lago de peixes na entrada. A entrada é gratuita.
Endereço: R. Fernandes Viêira, 390 – Retiro, Petrópolis
Mais informações: @orquidariobinot
Veja também: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil
Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer
14. Fazer um walking tour pelo Centro Histórico
Opção de cultura e lazer tanto para turistas, quanto para petropolitanos, o walking tour permite ao participante ir além das fachadas dos cartões-postais e de construções que, possivelmente, já façam parte do seu cotidiano na cidade.
As rotas têm, em média, duas horas de duração, e acontecem de maneira externa, com caminhadas pela rua e em frente aos locais abordados. Ao todo, são seis roteiros disponibilizados pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP).
Veja também: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro