Connect with us

16 sugestões de programas para fazer entre amigos ou em família em Petrópolis

Lazer

16 sugestões de programas para fazer entre amigos ou em família em Petrópolis

*Matéria atualizado às 16h14 do dia 21 de julho de 2023

Aproveitar a própria companhia é bom, mas não tem sensação melhor do que ter com quem dividir as alegrias! Pensando nisso, a Sou Petrópolis reuniu algumas sugestões de passeios que são bons demais para serem curtidos sozinhos, então anota aí porque vem listinha!

1. Conhecer o acervo do Museu Imperial

Detentor do maior acervo referente ao império no Brasil – principalmente no que diz respeito ao Segundo Reinado, o Museu Imperial, em Petrópolis, é um local encantador pra petropolitanos e turistas. Independente de se tratar de sua primeira vez no espaço ou não, a gente garante que sempre há algo novo para ver, aprender e vivenciar. A visita ao antigo palácio é encantadora – a começar pelo uso das pantufas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Localização:  Rua da Imperatriz, 220 – Centro

Mais informações: Museu Imperial

2. Se aventurar em uma das rotas de quadriciclo em Secretário

Sabe aquela sensação de ter viajado, sem precisar da própria cidade? É assim que a gente se sente se aventurando nos passeios de quadriciclo de Secretário! São vários percursos para conhecer o distrito de todos os ângulos possíveis! Inclusive, em rotas em 360°. Onde o ar fresco é parte do programa, além de uma aventura ao ar livre você ainda aprende diversos fatos e curiosidades sobre a localidade com o acompanhamento de guias.

Mais informações: @quadriexplorer 

Saiba mais: 14 passeios guiados que unem cultura, aventura e natureza para fazer em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

3- Fazer uma visita com os amigos na Fábrica da LeitepurO

Localizada em Secretário, a LeitepurO oferece passeios guiados onde é possível conhecer o curral de ordenha e a fábrica, além de degustar queijos e geleias.

Agendamento: (24) 99323-6147

Endereço: Sítio Paraná – Rodovia RJ-123 Secretário.

Mais informações: @leitepuro_secretario

Veja também: Conheça 8 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

4. Soltar a voz no karaokê e curtir uma música ao vivo

Procurando o que fazer durante à noite em Petrópolis? Há opções do Centro a Itaipava, como barzinhos e restaurantes, para soltar a voz e se divertir com os amigos  para quem ama música.

Saiba mais: 5 lugares com karaokê para curtir a noite em Petrópolis

Veja também: 29 bares e pubs com música ao vivo em Petrópolis

Fotos: Reprodução

5. Fazer um piquenique no Horto Brejal

Paraíso secreto em Petrópolis, o Horto Brejal fica na Posse, a cerca de 30 minutos de Itaipava! O espaço conta uma extensa área verde, várias plantas ornamentais e um lago fantástico! Para quem quiser fazer um piquenique no local, o próprio Horto oferece produtos locais, cestinhas, bandejas e toalhas. O espaço é muito aconchegante e perfeito para desfrutar na companhia da família.

Mais informações: @hortobrejal

Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Desfrutar de um dia no PARNASO

Parque com a maior rede de trilhas do Brasil, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos – que tem entrada tanto por Petrópolis, quanto por Teresópolis – é tido como um dos melhores locais do país para a prática de escalada, caminhada e rapel. As cachoeiras do PARNASO também são fantásticas e a gente garante que vai ter sempre um cantinho a ser explorado em família ou entre amigos!

Mais informações: Você sabia que o PARNASO, em Petrópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

7. Andar de bicicleta em Secretário

Com suas estradinhas de terra, montanhas e cachoeiras, Secretário é o lugar certo para a prática de trilhas de bike ou a pé, com níveis de esforço/dificuldade compatível com todas as idades. No centrinho do distrito está localizada a Real Bikes Shop – primeira loja de mountain bike de Secretário e oferecem o aluguel de bicicletas de todos os tamanhos/equipamentos de segurança para quem quer pedalar pela região.

Saiba mais: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Divulgação

8. Jogar boliche

Opção clássica de lazer, o boliche permanece como um dos programas de lazer favoritos dos petropolitanos. Disponível tanto no Palácio Quitandinha, quanto no Hipershopping, no Alto da Serra, a atividade é uma boa pedida para comemorações, aniversários ou encontros entre familiares ou amigos.

Mais informações: @ccsqoficial. / @hipershoppingpetropolis

Saiba mais: Confira opções de programas gratuitos para fazer em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @petropolisboliche – @laisdeziderio

9. Passar a tarde no Parque Municipal de Itaipava

Maior área pública de lazer do município de Petrópolis, o Parque Municipal de Itaipava conta com 150 mil metros quadrados de extensão e é opção ideal tanto para os que buscam alguns minutos de meditação no gramado, quanto para quem o visita em busca de diversão. O parque conta com parquinho para as crianças, ciclovia – que pode ser usada para caminhadas e corridas, balanço Instagramável, além das pistas de skate e de Pump Track.

Localização: Estrada União e Indústria, número 10.000

Mais informações: 12 shows e atividades para aproveitar no Parque de Itaipava durante o Festival Sesc de Inverno

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

10. Ver o pôr do Sol do Parque São Vicente

Além da prática de voo livre, o parque São Vicente é um ótimo lugar para fazer piquenique e ver o sol se esconder nas montanhas da Serra da Estrela. Na pandemia, o local foi um dos mais procurados pelos petropolitanos em busca de uma pausa na rotina. Tem cenário mais relaxante do que esse?

Localização: Rua Paula Buarque – Parque São Vicente

Saiba mais: 10 mirantes para aproveitar as tardes em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram Will Justen

11. Fazer um tour e o Circuito Cervejeiro pelas cervejarias locais

Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis conta com uma série de cervejarias artesanais dignas de se conhecer e apreciar! São inúmeras opções de marcas e rótulos que os amantes de cerveja vão querer compartilhar com seus amigos e parentes.

Saiba mais: 11 cervejarias artesanais para conhecer em Petrópolis

Fotos: Divulgação

12. Dividir uma refeição em tamanho família

E como não tem melhor forma de concluir qualquer planejamento a não se falando de comida, Petrópolis dispõe de uma série de restaurantes

Saiba mais: 9 lugares que servem comidas em porções tamanho família

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

13. Conhecer um dos roteiros da Jeep Tour

Quem quer descobrir Petrópolis a partir de um novo ponto de vista, simplesmente, precisa conhecer os roteiros da Jeep Tour na cidade! Ao todo, são mais de seis combinações de passeios que unem natureza, lazer, história e aventura. Há tanto opções para os amantes de cerveja, por exemplo, quanto rotas menos convencionais por circuitos eco rurais. A experiência é 360º e as memórias são pra sempre!

Mais informações: @jeeptourrj

Saiba mais: Dos cartões-postais aos refúgios: conheça os passeios da Jeep Tour em Petrópolis

Foto Divulgação Jeep Tour

14. Passeios pelo Centro Histórico

Sede do palácio de veraneio do imperador e, mais tarde, dos cariocas e presidentes, não há quem resista ao charme de Petrópolis. E nós entendemos bem o porquê. Com opções de atividades culturais, programas ao ar livre e rotas de compra, a cidade – e, sobretudo, o Centro Histórico – é capaz de satisfazer a todos os gostos e idades.

Saiba mais: 15 passeios para fazer a pé no Centro de Petrópolis saindo da Praça da Liberdade

Foto 1: Instagram @soupetropolis / Foto 2: @viajando_sem_parar

15.  Trilhas rápidas

Essa é pra você que gosta de incluir a família nos planos de lazer! Pensando em atividades que possam garantir experiências memoráveis, muita história para contar e altos cliques, a Sou Petrópolis foi em busca de trilhas tidas como rápidas e fáceis para fazer na cidade. Assim, mesmo sem nunca ter se rendido a trilhas e travessias, você não vai ficar de fora!

Saiba mais: 9 opções de trilhas rápidas para fazer em família em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

16. Passar um dia no Vale do Amor

Chega a ser desafiador descrever a visitação a um local que se manifesta de uma forma única dentro de cada um. Santuário a céu aberto, o Vale do Amor desperta o que há de mais sagrado nos visitantes, e talvez por isso a carga espiritual do espaço seja tão forte: é soma dos que ali estão e também dos que vieram antes. As visitações acontecem todos os dias, de 8h às 17h.

Instagram: @jotazeferino e @__dayanejung

Mais informações: @santuariovaledoamor

Saiba mais: #CartõesPostais: 9 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

Tem mais alguma sugestão de atividade para fazer em grupo em Petrópolis? Conta pra gente nos comentários =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir