Connect with us

Dia Mundial do Turismo: cerca de 2 milhões de pessoas visitam Petrópolis por ano; entenda a importância do setor

Cidade

Dia Mundial do Turismo: cerca de 2 milhões de pessoas visitam Petrópolis por ano; entenda a importância do setor

Petrópolis também é um dos destinos mais procurados do Rio de Janeiro, principalmente nos meses de maio, junho e julho. Nesse período de 2022, a ocupação hoteleira na cidade foi de mais de 80%

É bastante difícil não associar Petrópolis ao turismo. Afinal, unir ecoturismo, turismo histórico, clima ameno e arquitetura marcante não é pra qualquer cidade.

De acordo com informações do Observatório do Turismo, no último ano antes da pandemia, Petrópolis recebia cerca de dois milhões de visitantes por ano, representando pouco mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Foto: Divulgação/PMP

Além de ser a Capital Estadual da Cerveja e do Casamento, Petrópolis também é um dos destinos mais procurados do Rio de Janeiro, principalmente nos meses de maio, junho e julho. Nesse período de 2022, a ocupação hoteleira na cidade foi de mais de 80%.

Em 2021, em um ranking do Trip Advisor, a cidade imperial ficou entre os 25 destinos mais promissores do mundo.

Atrativos culturais

De acordo com dados do Governo Federal, além do charme do inverno e da calma, Petrópolis se destaca pelos museus, festas culturais e edifícios tombados e com interesse histórico. No coração da cidade, os atrativos mais famosos são o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono e o Museu de Porcelana.

Foto: @fuipra_rua

Esses museus se juntam a outras 13 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, como a Casa de Petrópolis, o Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha.

Quanto às festas, as mais conhecidas são a Bauernfest, os festivais de inverno, o Bunka Sai, o Serra Serata e o Natal Imperial.

Foto: @Serra DRONE

Empregos

Segundo o CAGED, a atividade turística de Petrópolis gera pouco mais de três mil empregos na cidade, entre hospedagem e alimentação. Quanto aos guias turísticos registrados, o número chega a 197.

Se falarmos das empresas, existem 550 que operam no ramo do turismo, além de cursos voltados para a capacitação e atualização de meios de hospedagem e de guias de turismo, como a graduação em Turismo pela CEFET e os cursos do Senac.

Na Rua Teresa, por exemplo, segundo dados do Sicomércio, são mais de 30 mil empregos, se expandirmos o ramo do turismo ao de bens e serviços. Em números gerais, esses números podem chegar da 40 mil empregos gerados em Petrópolis.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o Governo, Petrópolis conta com um Fundo Municipal de Turismo, avaliado em R$ 323.400,00.

Para a guia de turismo Raquel Neves, a Agência Petropolitana de Turismo (AGP), a atividade é de suma importância para Petrópolis. “O turismo movimenta demais a nossa economia, embora as pessoas não percebam, devido à segmentação. Profissionais autônomos, comércio, gastronomia, hotelaria, artesanato. Tudo isso é contemplado”, explica.

Hospedagem

Petrópolis conta com 118 meios de hospedagem e 6,3 mil vagas de ocupação. Há hotéis em áreas mais rurais e isoladas e também os que ficam nas áreas urbanas, e para quem quer manter a forma existem os spas. Nos meses de maio, junho e julho, épocas mais movimentadas no calendário petropolitano, a ocupação hoteleira na cidade foi de mais de 80%

Atividades Turísticas

Turismo Religioso

Com mais de 310 templos religiosos, Petrópolis é um dos grandes polos do turismo deste tipo no Estado do Rio de Janeiro. Além dos famosos templos cristãos, a cidade também conta com construções do judaísmo, islamismo e espiritismo.

Foto: Valeska Ribeiro

Patrimônios Naturais

O Ecoturismo também é um dos pontos fortes de Petrópolis. Com Parques Naturais de diversos tipos, como o da Ipiranga e reservas naturais como a de Araras, Petrópolis também tem parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em seu território (PARNASO).

Foto: Alexandre Milhorance

Rotas turísticas

As rotas turísticas também são bastante conhecidas na cidade imperial. Além da Serra Verde Imperial, fundada por Dom Pedro II, Petrópolis tem em seus limites a Estrada Real e a Rota Cervejeira.

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir