Connect with us

10 passeios para fazer no Museu Imperial, em Petrópolis

História

10 passeios para fazer no Museu Imperial, em Petrópolis

*Atualizado em 25/10/2022 às 16h

Detentor do maior acervo referente ao império no Brasil – principalmente no que diz respeito ao Segundo Reinado, o Museu Imperial, em Petrópolis, é um local encantador pra petropolitanos e turistas. Independente de se tratar de sua primeira vez no espaço ou não, a gente garante que sempre há algo novo para ver, aprender e vivenciar. Com base nisso, confira 10 passeios para fazer no Museu Imperial:

1- Caminhar pelo jardim

Terapêutico, o simples ato de caminhar pelo jardim da antiga residência de verão da família imperial é um programa à parte. Seja para ler um livro, conversar ou, simplesmente, apreciar a natureza, o jardim é deslumbrante e muito relaxante! São cerca de 100 espécies de árvores e flores vindas de mais de 15 regiões de todo o mundo.

Foto: Reprodução/Viver e Viajar

2- Passear pelo palácio

A visita ao antigo palácio é encantadora – a começar pelo uso das pantufas. Lá é possível conhecer as instalações do imóvel, os instrumentos de música usados na época, trajes originais da família, além de itens icônicos como a caneta usada por Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea à coroa, o cetro e o traje do imperador.

Foto: Reprodução do Instagram @vanessaaranha e @tomsanchesf

3- Conferir uma das exposições oferecidas

O Museu Imperial constantemente oferece exposições temporárias, além de eventos ligados à literatura e às artes. Atualmente, é possível conferir a mostra “O olhar germânico na gênese do Brasil”, que fica em cartaz até 29 de outubro. Para ficar em dia, com os eventos basta acessar a aba de notícias do site da instituição, clicando aqui.

Foto: Reprodução/DASartes

4- Conhecer o Pavilhão das Viaturas

Localizado no prédio anexo ao Museu Imperial, o Pavilhão das Viaturas traz um outro olhar da história a partir da exibição de meios de transporte do passado, sobretudo do século XIX.  Nele é possível ver, por exemplo, a Berlinda de Aparato de d. Pedro II: veículo que o imperador utilizava em ocasiões solenes.

Foto: Reprodução/Internet

5- Aproveitar a programação da Biblioteca Rocambole

Ambiente que reúne jovens visitantes, a Biblioteca Rocambole tem como propósito desenvolver atividades educacionais e culturais entre estudantes. Lá é possível conferir contações de histórias, teatro de fantoches, realizar o empréstimo de livros, conhecer objetos do passado e se vestir à caráter. Saiba mais clicando aqui. 

Foto: Reprodução/Blog Biblioteca Rocambole

6- Participar do projeto “Museu que não se vê”

Projeto que oferece ao público a oportunidade de conhecer os bastidores do Museu Imperial, o “Museu que não se vê” reúne grupos nos setores técnicos da instituição como a biblioteca, a Museologia/Reserva Técnica, Arquivo Histórico e Educação. Para ficar em dia com a abertura de vagas, acompanhe o site da instituição.

Foto: Reprodução/Internet

7- Curtir o Sarau Imperial

Com a presença de personagens históricas como a Princesa Isabel, a Condessa de Barral, a Baronesa de Loreto, Francisca Taunay e Adelaide Taunay, o projeto convida o público a participar de um sarau aos moldes do império com canções, declamação de poesias e conversas sobre assuntos da época retirados da correspondência particular da família imperial. Mais informações podem ser conferidas clicando aqui.

Foto: Reprodução/Trip Advisor

8- Viajar no tempo com o espetáculo Som e Luz

Temporariamente suspenso para reestruturações, o Som e Luz é uma experiência única que, a partir de recursos de sonorização e iluminação, possibilita aos visitantes reviver a história de Dom Pedro II. São feitas projeções no palácio que dão a impressão de estar, realmente, “espiando” a história da família como numa viagem no tempo. Para ficar em dia sobre a retomada do Som e Luz, também é sugerido acompanhar o site da instituição.

Foto: Reprodução/Trip Advisor

9- Se deliciar no bistrô do Museu

O Duetto’s é o queridinho de petropolitanos e turistas e se você ainda não tomou um cafezinho por lá, vale a experiência! Desfrutar de uma refeição nos jardins do Museu Imperial é um belo convite para momentos de paz e muito sabor, já que os pratos oferecidos por lá são uma delícia. Saiba mais em: @duettospetropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Divulgação

10- Estudar na Biblioteca

A Biblioteca do Museu Imperial é aberta ao público e é uma excelente sugestão de ambiente de estudo. Com uma visão privilegiada do palácio e dotada de enorme tranquilidade, o espaço funciona de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. No caso de consulta ao acervo, é importante fazer contato prévio pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir