Connect with us

10 motivos para visitar Petrópolis neste inverno

Turismo

10 motivos para visitar Petrópolis neste inverno

Temporada das cerejeiras, Bauernfest, fondues e massas. Tem como não se apaixonar?

Ideal para quem quer desfrutar do friozinho da Serra, o inverno é um incentivo a mais para quem pretende visitar Petrópolis entre o final de junho e o começo de setembro. Período para se render aos cenários bucólicos do município, é a época perfeita para admirar as paisagens da cidade, desfrutar de pratos quentes, vivenciar a Bauernfest e, quem sabe, se ver mais estiloso a partir de compras no polo de moda local. Se esses aspectos não foram o suficiente para te convencer a vir, confira a listagem completa de motivos para visitar Petrópolis no inverno.

1- É a desculpa perfeita pra conhecer a cultura italiana através de seus sabores

Tem combinação melhor do que massa e uma noite fria? Além dos germânicos, Petrópolis teve também uma forte imigração italiana que, assim que aqui chegou, fez questão de incorporar à cidade sua rica gastronomia. Hoje, o município conta com tradicionais restaurantes de massas: alguns deles pertencentes a descendentes dos colonos.

Saiba mais: 9 lugares para comer uma boa massa em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis (Restaurante Massa Leve)

2- Período em que a cidade celebra suas raízes com a 2ª maior festa alemã do país

Se você pensou na Bauernfest, acertou! Há dois anos sem comemorá-la de maneira presencial, 2022 marca o retorno da Festa do Colono Alemão: evento de muito chopp, artesanato, brincadeiras, música e danças típicas. Segunda maior festa alemã do país, a Bauernfest simboliza o encontro de gerações e a preservação da história local.

Saiba mais: Município divulga nova data para Bauernfest: evento será de 12 a 28 de agosto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

3- Época em que as cerejeiras se revelam espetáculos da natureza a céu aberto

Durante o inverno, as árvores assumem diferentes tons de rosa ou branco com a floração das cerejeiras. Ao todo, são mais de 10 pontos espalhados pela cidade em que é possível admirar e fotografar as sakuras, como são chamadas as flores pelos japoneses.

Fotos: Halline Fialho – Arquivo/Sou Petrópolis

4- Noites frias pedem por fondue, e desse assunto Petrópolis entende bem

Refúgio da família imperial nos verões do passado, hoje Petrópolis é, segundo o Ministério do Turismo, um dos destinos mais procurados no inverno antecipado. E isso se deve às experiências proporcionadas pela cidade nessa temporada em que, no campo gastronômico, não podem faltar os rodízios de fondue salgados e doces.

Saiba mais: 10 restaurantes para comer um bom fondue no inverno de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5- Para afastar o frio e relaxar, vale se encantar com os spas locais

Sede de um dos spas pioneiros na América Latina, Petrópolis oferece um amplo leque de resorts e ambientes próprios para quem, sobretudo neste período, planeja se afastar do frio e, junto de equipes especializadas, adotar uma nova rotina de autocuidado.

Saiba mais: 6 Spas em Petrópolis para relaxar no friozinho da Serra

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6- Lar do maior shopping a céu aberto do Estado, você vai querer conhecer o polo de moda da cidade

Rua Teresa, Feirinha de Itaipava. Para quem não resiste a uma comprinha, Petrópolis vai se revelar tentadora no campo da moda! Lar de empresas familiares e gerenciadas há gerações, a cidade conta com dezenas de confecções, costureiras e firmas que vão te fazer querer renovar o estilo no inverno.

Saiba mais: Veja 5 tendências de moda para o inverno 2022 em Petrópolis

Fotos: Divulgação

7- Destaque no montanhismo nacional, é a estação certa para se aventurar em trilhas

O inverno é tido como uma das melhores épocas para se praticar o montanhismo no Brasil, e Petrópolis é um prato cheio para amantes da prática! Com mais de 200 trilhas, o município recebe pelo menos 150 mil pessoas entre maio e setembro que escolhem a cidade como destino para se manterem em contato com vistas de tirar o fôlego.

Saiba mais: Temporada de Montanhismo: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis

Fotos: @adrianopenomundo e @thiago_miguel015

8- E para curtir o tradicional e bem conceituado Festival de Inverno do Sesc

Comum a cidades da Região Serrana, o Festival de Inverno do Sesc é famoso por sua intensa e variada programação que caminha pela literatura, cinema, música, teatro, dança e artes visuais. Além da unidade do Sesc Quitandinha, o evento também tem como palcos a Praça da Liberdade e o Parque Municipal de Itaipava.

Saiba mais: Festival Sesc de Inverno acontece de 14 a 31 de julho em Petrópolis

Foto: Divulgação

9- Quando caem os termômetros, os aconchegantes restaurantes se tornam norma

Que atire a primeira pedra quem, quando o inverno se aproxima, não gosta de se dar o prazer de alguns confortos. Conhecida por seu diversificado polo gastronômico, uma opção para as noites frias na cidade são os restaurantes aconchegantes sediados em Petrópolis.

Saiba mais: 13 restaurantes aconchegantes para curtir o frio em Petrópolis

Fotos: Divulgação Floripio Gastronomia – Reprodução/Instagram @leticiaalmeidaj

10- E a companhia certa também! Que tal programas para fazer entre amigos ou família?

Quando caem os termômetros, só mesmo a companhia certa para nos distrair de tamanho frio! Entre amigos ou familiares, Petrópolis dispõe de uma série de programas que, dada a adrenalina envolvida, vão te fazer aquecer rapidinho! Quem topa uma partida de kart? Aos mais quietinhos, vale uma sessão cinema também.

Saiba mais: 12 sugestões de programas para fazer entre amigos ou em família em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @petropolisboliche – @laisdeziderio

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir