Você sabia que o PARNASO, em Petrópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil?
Com entrada gratuita, parque ainda conta com cachoeiras e poços
Terceiro parque mais antigo do Brasil, o PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), que tem sede no bairro do Bonfim, em Petrópolis, possui a maior rede de trilhas do país.
Com entrada gratuita todos os dias da semana, o local tem, ainda, poços e cachoeiras de fácil acesso e indicados para todas as idades.
Foto: Luiz Henrique Lucas
Criado em 1939, o PARNASO tem como objetivo conservar a flora, fauna e os ecossistemas da região, além de garantir o abastecimento de água das populações dos municípios vizinhos.
Rede de trilhas
Com 200 quilômetros de extensão, a rede de trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é bastante democrática. Das mais leves, como a trilha do Poço Paraíso, às mais pesadas, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, é que todos podem aproveitar a atividade em meio a Mata Atlântica. A variedade de percursos é tão grande que existem percursos até para pessoas com deficiência.
Foto: Reprodução
Outras atividades
Indicado também para a prática de esportes de montanha, o PARNASO é o lugar perfeito para escaladas, caminhadas, rapel e outras opções de atividades ao ar livre.
O espaço também conta com fauna e flora com quase três mil espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios, e 83 répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies que só existem no local. Permitindo aos visitantes observarem de perto o trabalho de conservação do bioma.
Foto: Divulgação/ICMBio
Ecoturismo em Petrópolis
Além do PARNASO, Petrópolis também possui outros circuitos que valorizam o ecoturismo como o do Brejal e do Taquaril, localizados na Posse (quinto distrito),o de Secretário (em Pedro do Rio), o de Araras e do Vale das Videiras (em Itaipava).
Neste ano, inclusive, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) vai lançar uma nova campanha publicitária, visando incentivar o turismo ecológico no Brasil.
Segundo o Ministério do Turismo, a modalidade foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no país, em 2021, mobilizando 18% dos viajantes internacionais e mais de um milhão de brasileiros para esses destinos.
“São atrativos para quem quer estar mais perto da natureza e desfrutar das belezas naturais da cidade. Petrópolis tem muito para oferecer aos visitantes dentro do conceito de ecoturismo. Essa campanha vem para somar e dar visibilidade a esses destinos”, diz Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo).
Fotos: Reprodução/Instagram @aventuras_jessica – @liramoisess
O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, destaca que o Brasil é um país riquíssimo com um patrimônio natural e cultural inigualável.
“Nosso dever é promover ações que valorizem o ecoturismo, despertem a consciência nas pessoas e fortaleçam programas de conservação deste patrimônio natural e imensurável, que torna o nosso país conhecido no mundo todo por sua diversidade de biomas, espécies e lugares paradisíacos”, comenta.
Dicas e orientações para os ecoturistas
Como em todas as áreas de conversação, existem uma série de dicas e orientações para os turistas aproveitarem sem danificar o meio ambiente. Confira!
- Não colete plantas;
- Não utilize atalhos saindo das trilhas;
- Não leve animais de casa, nem do parque para casa;
- Respeite os horários de visitação;
- Evite o uso de protetor e repelente nas águas;
- Não leve caixas de som;
- Não alimente os animais;
- Recolha todo o seu lixo;
- Não faça fogueiras.
Pra anotar aí:
Endereço: Estrada do Bonfim, sn – Corrêas, Petrópolis – RJ, 25730-010,
Horário de funcionamento: das 08h às 16h, de domingo a domingo, e feriados,
Site para agendamento do pernoite: http://parnaso.tur.br/
Saiba mais: @parnaso_oficial