Connect with us

Você sabia que o PARNASO, em Petrópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil?

Turismo

Você sabia que o PARNASO, em Petrópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil?

Com entrada gratuita, parque ainda conta com cachoeiras e poços

Terceiro parque mais antigo do Brasil, o PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), que tem sede no bairro do Bonfim, em Petrópolis, possui a maior rede de trilhas do país.

Com entrada gratuita todos os dias da semana, o local tem, ainda, poços e cachoeiras de fácil acesso e indicados para todas as idades.

Foto: Luiz Henrique Lucas

Criado em 1939, o PARNASO tem como objetivo conservar a flora, fauna e os ecossistemas da região, além de garantir o abastecimento de água das populações dos municípios vizinhos.

Rede de trilhas

Com 200 quilômetros de extensão, a rede de trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é bastante democrática. Das mais leves, como a trilha do Poço Paraíso, às mais pesadas, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, é que todos podem aproveitar a atividade em meio a Mata Atlântica. A variedade de percursos é tão grande que existem percursos até para pessoas com deficiência.

Foto: Reprodução

Outras atividades

Indicado também para a prática de esportes de montanha, o PARNASO é o lugar perfeito para escaladas, caminhadas, rapel e outras opções de atividades ao ar livre.

O espaço também conta com fauna e flora com quase três mil espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios, e 83 répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies que só existem no local. Permitindo aos visitantes observarem de perto o trabalho de conservação do bioma.

Foto: Divulgação/ICMBio

Ecoturismo em Petrópolis

Além do PARNASO, Petrópolis também possui outros circuitos que valorizam o ecoturismo como o do Brejal e do Taquaril, localizados na Posse (quinto distrito),o de Secretário (em Pedro do Rio), o de Araras e do Vale das Videiras (em Itaipava).

Neste ano, inclusive, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) vai lançar uma nova campanha publicitária, visando incentivar o turismo ecológico no Brasil.

Segundo o Ministério do Turismo, a modalidade foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no país, em 2021, mobilizando 18% dos viajantes internacionais e mais de um milhão de brasileiros para esses destinos.

“São atrativos para quem quer estar mais perto da natureza e desfrutar das belezas naturais da cidade. Petrópolis tem muito para oferecer aos visitantes dentro do conceito de ecoturismo. Essa campanha vem para somar e dar visibilidade a esses destinos”, diz Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo).

Fotos: Reprodução/Instagram @aventuras_jessica – @liramoisess

O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, destaca que o Brasil é um país riquíssimo com um patrimônio natural e cultural inigualável.

“Nosso dever é promover ações que valorizem o ecoturismo, despertem a consciência nas pessoas e fortaleçam programas de conservação deste patrimônio natural e imensurável, que torna o nosso país conhecido no mundo todo por sua diversidade de biomas, espécies e lugares paradisíacos”, comenta.

Dicas e orientações para os ecoturistas

Como em todas as áreas de conversação, existem uma série de dicas e orientações para os turistas aproveitarem sem danificar o meio ambiente. Confira!

  • Não colete plantas;
  • Não utilize atalhos saindo das trilhas;
  • Não leve animais de casa, nem do parque para casa;
  • Respeite os horários de visitação;
  • Evite o uso de protetor e repelente nas águas;
  • Não leve caixas de som;
  • Não alimente os animais;
  • Recolha todo o seu lixo;
  • Não faça fogueiras.

Pra anotar aí:

Endereço: Estrada do Bonfim, sn – Corrêas, Petrópolis – RJ, 25730-010,

Horário de funcionamento: das 08h às 16h,  de domingo a domingo, e feriados,

Site para agendamento do pernoite: http://parnaso.tur.br/

Saiba mais: @parnaso_oficial

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir