Connect with us

15 motivos para amar a primavera em Petrópolis

Lazer

15 motivos para amar a primavera em Petrópolis

Opções de lazer ao ar livre e, claro, passeios para quem ama flores e natureza

Tudo bem que nós somos suspeitos para dizer, mas não é que Petrópolis consegue ficar ainda mais linda na primavera? Usando seu melhor acessório, as flores, a cidade se torna um verdadeiro convite à apreciação dos pequenos detalhes e momentos. Com vocês: 15 motivos para amar a primavera na Cidade Imperial.

1- Conhecer o Orquidário Binot

Orquidário mais antigo do Brasil, o Binot foi fundado em 1870, no Retiro, e é uma atração à parte aos admiradores da natureza. O espaço reserva mais de mil espécies de plantas e flores, dentre elas bromélias e orquídeas, e ainda conta com um lindo lago de peixes na entrada.

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer

2- Visitar o campo de girassóis do Sr. Fernando

Embora ainda não esteja florido, esse campo de girassóis é a Toscana petropolitana! Situado a 7km do centrinho do Vale das Videiras, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano. Para acompanhar e saber quando acontece a próxima visitação, é só acompanhar a Sou no Instagram @soupetropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também: Campos de flores viram atrativos turísticos em Petrópolis

3- Se encantar com o Centro Histórico florido

Nessa época do ano, Petrópolis assume diferentes tons que fazem dela, praticamente, uma obra de arte viva! A gente não se cansa de admirar e não custa dizer que um simples passeio pelo Centro é motivo suficiente para se apaixonar ainda mais pela cidade, né?

Fotos: Reprodução/Instagram Fui Pra Rua

4- Fazer um passeio especial pelo jardim do Museu Imperial

Não tem jardim mais charmoso do que o do Imperador! Digno, por si só, de um passeio, o espaço ganha ainda mais vida na primavera. Muito bem organizado, o ambiente é ideal para aquela caminhada para colocar os pensamentos em ordem ou, quem sabe, para uma tarde romântica!

Leia também: #Cartões-Postais: 8 fatos e curiosidades sobre o Museu Imperial de Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram Fui Pra Rua – Viajando Por Aí

5- Fazer um piquenique no Horto Brejal

Recentemente nós descobrimos o Horto Brejal: refúgio que fica na Posse, a cerca de 30 minutos de Itaipava! O espaço conta uma extensa área verde, várias plantas ornamentais e um lago fantástico! Para quem quiser fazer um piquenique no local, o próprio Horto oferece produtos locais, cestinhas, bandejas e toalhas.

Mais informações: @hortobrejal

Leia também: 5 marcas de Petrópolis que oferecem cestas e kits completos para piquenique

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6- Aproveitar a programação especial da Primavera dos Museus

Como parte da 15ª Primavera dos Museus, o Museu Imperial vai promover uma programação online com live e oficina. Além disso, também como parte das comemorações o palácio reabriu, pela primeira vez desde o começo da pandemia, o segundo pavimento da residência de verão do Imperador. Vale a visita!

Foto Instagram @vanessaaranha_ e @tomsanchesf

7- Participar de uma aula de yoga na Praça da Liberdade

Você sabia que, semanalmente, a Praça da Liberdade é sede do projeto “Todo dia é dia de yoga”? As aulas são gratuitas e acontecem todos os domingos (exceto naqueles em que chove), às 09h da manhã. O projeto é aberto a todos, independente de idade e experiência prévia. Basta levar um tapetinho ou uma canga e fazer a aula de máscara.

Leia também: Projeto gratuito Todo dia é dia de yoga retoma atividades na Praça da Liberdade

Fotos: Thom Bello

8- Curtir o pôr do Sol no Parque São Vicente

Além da prática de voo livre, o parque São Vicente é um ótimo lugar para fazer piquenique e ver o sol se esconder nas montanhas da Serra da Estrela. Na pandemia, o local foi um dos mais procurados pelos petropolitanos em busca de uma pausa na rotina.

Saiba mais: 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do Sol em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram Will Justen

9- Fazer um roteiro fotográfico no Vale do Amor

O Vale do Amor é regido pela proposta de diálogo religioso, pela ideia de que existem diferentes caminhos para vivenciar o sagrado. Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale busca, sobretudo, a harmonia entre crenças num espaço que é, simplesmente, fantástico em cada detalhe e simbolismo.

Leia também: #CartõesPostais: 9 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @notarinea – @thiagowonkler

10- Conhecer a trilha do Castelinho

Considerada uma das trilhas mais clássicas de Petrópolis, a trilha do Castelinho, ou Meu Castelo, no Morin, é parada certa de quem quer desfrutar de uma vista fenomenal do Rio de Janeiro e da Baía da Guanabara em menos de uma hora de caminhada.

Saiba mais: Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

11- Visitar o Parque Natural da Ipiranga

Considerado um respiro pra quem vive na agitação do Centro da cidade, o Parque Natural da Ipiranga é uma opção gratuita de lazer e descanso. Com mesas compridas, o parque é ideal pra um bom piquenique em família. O espaço é amplo, rodeado de árvores e conta com trilhas leves pra quem quiser se conectar com a natureza e fazer exercícios.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Instagram @rosaferreira.mr

12- Participar de passeios guiados pelo Centro Histórico

Na pandemia a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou o projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”. A ideia é, através do walking tour guiado, explorar todo o potencial histórico-cultural de Petrópolis. Ao todo, são seis roteiros diferentes pelo Centro com 1h30 a 2h a duração cada passeio.

Saiba mais: Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

13- Fazer o circuito ecorrural do Vale do Brejal

A 60 minutos do Centro de Petrópolis e a cerca de 20 minutos do distrito de Itaipava, o Vale do Brejal é considerado um pequeno paraíso rural que se destaca por suas plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes. É possível visitar fábricas, jardins, propriedades rurais e a produção de artesanato.

Saiba mais: 5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos de Petrópolis

Fotos: Reprodução/Viver e Viajar

14- Conhecer o parque de diversões do Castelo de Itaipava

Sucesso absoluto, o parque de diversões do Castelo tem conquistado pequenos e adultos pela diversidade de atrações que oferece. Área aberta com parquinho, piscina de bolinhas, roda gigante e tobogã, o espaço também conta com um lago por onde é possível caminhar no entorno e também andar de bicicleta.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

15- Passar um dia em Secretário

Onde o ar fresco é parte do programa, nesse programa não tem lugar para o estresse! Tem fábrica local de produção de queijos, produção de artesanato, restaurantes com aquela comidinha caseira e até passeio de quadriciclo pelas montanhas da região.

Saiba mais sobre o passeio aqui: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Tem mais dicas? Comente aqui! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir