Connect with us

Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

Turismo

Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

O projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis” começa em outubro e vai seguir todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Resiliência tem sido a palavra-chave para definir os profissionais de Turismo, que tiveram seus trabalhos fortemente afetados pela pandemia da Covid-19. Pensando em estimular os petropolitanos e turistas a conhecerem mais a fundo a história e a cultura da cidade, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou o projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Sobre os passeios

A ideia é, através do walking tour guiado, explorar todo o potencial histórico-cultural de Petrópolis, tomando todos os cuidados e seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Ao todo, são seis roteiros diferentes pelo Centro Histórico, sendo de 1h30 a 2h a duração de cada passeio.

“Os roteiros contemplam espaços arquitetônicos, praças, monumentos, muita história e curiosidades sobre Petrópolis”, revela Raquel Neves, uma das diretoras da AGP.

Para fazer esses passeios guiados, que vão custar R$10 por pessoa, é preciso agendar através do WhatsApp da AGP: (24) 98842-3235. Os grupos devem ter no mínimo cinco pessoas e no máximo 15 por guia de turismo.

“Nossos guias de turismo foram devidamente capacitados para realizar todos os roteiros e também seguirão todos os protocolos sanitários criados pela AGP para proteção em relação à Covid-19, bem como máscaras e álcool gel”, garante Raquel.

Roteiros

O projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis” terá início na primeira semana de outubro, sempre à sextas, sábados e domingos, em dois horários: 10h às 12h e 14h às 16h. Confira, abaixo, os roteiros disponíveis:

1. Avenida Koeler: início na Praça Princesa Isabel, seguindo pelo lado par indo (Casa da Princesa Isabel) e voltando pelo lado ímpar (Casa do Conde da Motta Maia), finalizando na Catedral de São Pedro de Alcântara;

2. Avenida Ipiranga: início em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, seguindo para a Igreja Luterana,  Casa de Petrópolis, Parque Natural Municipal, retornando pelo Mosteiro da Virgem e encerrando na Casa de Rui Barbosa;

3. Praça da Liberdade: Início na Praça da Liberdade, em frente à banca de jornal, seguindo pelo lado externo da praça em direção às pinturas da parte de trás do Centro de Informações Turísticas e dando a volta na praça, passando pelo coreto, pelo Playground, Casa Franklin Sampaio, Vila Itararé, atravessando a ponte em direção ao Restaurante Marowil, atravessando a rua e seguindo para o Museu de Porcelana, UCP e Relógio de Flores, Museu Casa de Santos Dumont, Chocolates Katz, Museu de Cera e encerrando no Liberty Garden;

4. Palácio de Cristal: Início na Praça da Liberdade, em frente à banca de jornal, seguindo para o Petropolitano Futebol Clube, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, Garagem da Única, atravessando a rua em frente ao cruzamento com a Rua 13 de Maio, e passando em frente à Casa da Educação Visconde de Mauá, Palácio de Cristal e terminando em frente à Cervejaria Bohemia;

5. Rua do Imperador: início na Praça D. Pedro (em frente à estátua do Imperador), seguindo pela Praça dos Expedicionários, Bosque do Imperador, Correios e Telégrafos, Igreja Nossa Senhora do Rosário, encerrando na Praça da Inconfidência;

6. Museu Imperial: início na Praça D. Pedro em frente à estátua do Imperador, seguindo pelo Obelisco, Praça dos Expedicionários, Museu Imperial, Praça Visconde de Mauá (e seu entorno), encerrando na Catedral de São Pedro de Alcântara.

O uso obrigatório de máscara, o limite de pessoas por grupo guiado e a preferência por guiamentos em áreas abertas são uns dos tópicos a serem seguidos pelos profissionais e visitantes.

Foto Divulgação Associação de Guias de Petrópolis (AGP)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir