Connect with us

Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

Turismo

Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis

O projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis” começa em outubro e vai seguir todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Resiliência tem sido a palavra-chave para definir os profissionais de Turismo, que tiveram seus trabalhos fortemente afetados pela pandemia da Covid-19. Pensando em estimular os petropolitanos e turistas a conhecerem mais a fundo a história e a cultura da cidade, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou o projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis”.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Sobre os passeios

A ideia é, através do walking tour guiado, explorar todo o potencial histórico-cultural de Petrópolis, tomando todos os cuidados e seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Ao todo, são seis roteiros diferentes pelo Centro Histórico, sendo de 1h30 a 2h a duração de cada passeio.

“Os roteiros contemplam espaços arquitetônicos, praças, monumentos, muita história e curiosidades sobre Petrópolis”, revela Raquel Neves, uma das diretoras da AGP.

Para fazer esses passeios guiados, que vão custar R$10 por pessoa, é preciso agendar através do WhatsApp da AGP: (24) 98842-3235. Os grupos devem ter no mínimo cinco pessoas e no máximo 15 por guia de turismo.

“Nossos guias de turismo foram devidamente capacitados para realizar todos os roteiros e também seguirão todos os protocolos sanitários criados pela AGP para proteção em relação à Covid-19, bem como máscaras e álcool gel”, garante Raquel.

Roteiros

O projeto “Caminhada pelo Centro Histórico – Ver e viver Petrópolis” terá início na primeira semana de outubro, sempre à sextas, sábados e domingos, em dois horários: 10h às 12h e 14h às 16h. Confira, abaixo, os roteiros disponíveis:

1. Avenida Koeler: início na Praça Princesa Isabel, seguindo pelo lado par indo (Casa da Princesa Isabel) e voltando pelo lado ímpar (Casa do Conde da Motta Maia), finalizando na Catedral de São Pedro de Alcântara;

2. Avenida Ipiranga: início em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, seguindo para a Igreja Luterana,  Casa de Petrópolis, Parque Natural Municipal, retornando pelo Mosteiro da Virgem e encerrando na Casa de Rui Barbosa;

3. Praça da Liberdade: Início na Praça da Liberdade, em frente à banca de jornal, seguindo pelo lado externo da praça em direção às pinturas da parte de trás do Centro de Informações Turísticas e dando a volta na praça, passando pelo coreto, pelo Playground, Casa Franklin Sampaio, Vila Itararé, atravessando a ponte em direção ao Restaurante Marowil, atravessando a rua e seguindo para o Museu de Porcelana, UCP e Relógio de Flores, Museu Casa de Santos Dumont, Chocolates Katz, Museu de Cera e encerrando no Liberty Garden;

4. Palácio de Cristal: Início na Praça da Liberdade, em frente à banca de jornal, seguindo para o Petropolitano Futebol Clube, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, Garagem da Única, atravessando a rua em frente ao cruzamento com a Rua 13 de Maio, e passando em frente à Casa da Educação Visconde de Mauá, Palácio de Cristal e terminando em frente à Cervejaria Bohemia;

5. Rua do Imperador: início na Praça D. Pedro (em frente à estátua do Imperador), seguindo pela Praça dos Expedicionários, Bosque do Imperador, Correios e Telégrafos, Igreja Nossa Senhora do Rosário, encerrando na Praça da Inconfidência;

6. Museu Imperial: início na Praça D. Pedro em frente à estátua do Imperador, seguindo pelo Obelisco, Praça dos Expedicionários, Museu Imperial, Praça Visconde de Mauá (e seu entorno), encerrando na Catedral de São Pedro de Alcântara.

Apesar de ainda não existir uma data prevista para a reabertura dos pontos turísticos de Petrópolis, a AGP vem se preparando e criando protocolos de segurança durante a pandemia. O uso obrigatório de máscara, o limite de pessoas por grupo guiado e a preferência por guiamentos em áreas abertas são uns dos tópicos a serem seguidos pelos profissionais e visitantes.

Foto Divulgação Associação de Guias de Petrópolis (AGP)

Vale lembrar: as barreiras sanitárias continuam operando, mas com algumas exceções

Passageiros que estiverem em veículos particulares com placas diferentes de Petrópolis/RJ ou em ônibus e vans de turismo serão abordados nas barreiras sanitárias, terão a temperatura aferida e deverão justificar a ida a Petrópolis. Confira abaixo em quais condições haverá liberação de acordo com sua respectiva comprovação.

1. Pessoas que têm residência na cidade ou ficarão hospedados na casa de alguém em Petrópolis: terão que apresentar um comprovante de residência.

2. Turistas que são hóspedes de meios de hospedagem: terão que apresentar o voucher da reserva, com data de entrada e saída da cidade.

3. Compradores dos polos de moda de Petrópolis: a pessoa terá que solicitar previamente o ticket de acesso, preenchido pelo lojista, a uma das lojas que deseja visitar na cidade. Saiba mais em: Associação da Rua Teresa esclarece dúvidas sobre o formulário de acesso ao polo de moda.

4. Pessoas que têm consulta médica em Petrópolis: deverão apresentar um comprovante do agendamento e retornar para seu município de origem no mesmo dia.

*Os ônibus intermunicipais e interestaduais voltaram a circular, mas com algumas regras e restrições. Saiba mais aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir