Connect with us

Saiba como chegar até a Pedra do Cortiço; subida leva menos de uma hora

Turismo

Saiba como chegar até a Pedra do Cortiço; subida leva menos de uma hora

Situado no São Sebastião, o também chamado Morro do Cortiço fica a 1.121 metros de altitude

*Matéria atualizada no dia 7 de novembro de 2023

Se você tem pouca experiência com trilhas, mas, ainda assim, quer desfrutar de um visual ímpar de Petrópolis – e arredores – a Pedra do Cortiço é destino mais do que indicado. Tido como um dos percursos mais leves na cidade, o também chamado “Morro do Cortiço” permite avistar desde o Parque Nacional da Serra dos Órgãos à Floresta da Tijuca.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Sobre a trilha

Situada no São Sebastião, a Pedra do Cortiço fica a 1.121 metros de altura. O percurso, que costuma levar de 45 minutos a uma hora na subida, é bem tranquilo e feito, na maior parte do tempo, em mata fechada, o que torna a experiência ainda melhor já que a temperatura se mantém amena mesmo em dias de Sol.

Você vai reparar que, em alguns momentos, é preciso redobrar a atenção para não se machucar, mas não há nada com que se preocupar. “Estabanados” confirmam: o mais difícil é, provavelmente, o trecho que antecede o cume. Por lá há muitas pedrinhas que se misturam com a areia, o que pode tornar a área escorregadia na subida e descida.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

O destino final do Cortiço é de deixar qualquer um boquiaberto. De lá você você tem uma visão 360° da região, o que torna possível avistar não apenas o Alto da Serra – que fica ali pertinho, o Parnaso e o Meio da Serra, mas regiões ainda mais afastadas como a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói e a Floresta da Tijuca, no Rio.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Como chegar?

Situada no São Sebastião, a trilha do Cortiço fica na rua que dá acesso ao Olga Castrioto. Assim que você avistar a Igreja de São Sebastião, verá que há uma bifurcação na rua: se seguir reto, irá em direção ao Vital Brasil. Agora, se virar à esquerda, pela Rua Indaiá, vai se aproximar da entrada da trilha.

Vamos lá: se você estiver de carro, o ideal é estacioná-lo no entorno da praça da Igreja e, dali, seguir a pé. Em menos de cinco minutos você vai chegar ao ponto de partida da trilha que, no Google Maps, aparece no número 414 da Rua Indaiá. Passada a lixeira, não tem erro: a placa indicativa do Cortiço fica logo depois da curva.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Agora, se você estiver de ônibus, terá que prestar atenção na linha escolhida. Capitão Paladini vai te deixar na praça que reúne o comércio do bairro – um ponto antes da igreja, enquanto que Vital Brasil para em frente à Igreja e Olga Castrioto pode te deixar em frente à lixeira e lhe poupar a pequena caminhada que antecede a trilha.

#Dica de passeio guiado:

O Guias Nativos Trilhas e Escaladas é formado por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trilhas, travessias e escaladas. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir