Connect with us

O que você precisa saber para realizar a travessia Cobiçado – Ventania em Petrópolis

Lazer

O que você precisa saber para realizar a travessia Cobiçado – Ventania em Petrópolis

A travessia Cobiçado x Ventania é uma das mais bonitas da região de Petrópolis. Localizada na divisa entre as cidades de Petrópolis e Magé, todo o seu trajeto se dá ao longo da crista das montanhas, sendo possível avistar a cidade do Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara em quase toda sua extensão.

Preparamos esse guia com tudo o que você precisa saber para realizar essa travessia da melhor forma!

Foto: Breno Madeira

Localização

A travessia pode ser feita subindo primeiro o Cobiçado ou o Ventania. Sugerimos começar pelo Cobiçado e terminar pelo Ventania.

Início

O início da trilha até o Cobiçado é no Caxambu, no ponto final da linha de ônibus Caxambu – Santa Izabel, ao lado da Igreja da Vila Três Pedras. O ideal é deixar o carro próximo à Igreja, pois ao descer do Ventania, você chegará em um outro ponto mais acima do bairro Caxambu, logo, será preciso caminhar de volta até o carro.

Equipamentos

Foto: Breno Madeira

Tenha sempre bons equipamentos e que sejam leves e funcionais, pois o peso faz muita diferença em qualquer caminhada na montanha. Faça a trilha com uma roupa leve e se possível utilize bastões de caminhada para minimizar o esforço nos joelhos.

Leve sempre: uma boa mochila, barraca de camping, um anorak (casaco corta vento e impermeável), 1,5 litros de água, isotônico, barra de proteína, gel carboidrato e alimentação para 9h de atividade.

Nunca faça trilhas sozinho e se possível, contrate um guia experiente caso não conheça a trilha. Lembre-se que o montanhismo é um esporte que exige preparo físico!

Dificuldade e extensão da trilha

Foto: Breno Madeira

A parte mais difícil é a subida do Cobiçado por ser íngreme, mas é possível caminhar lentamente apreciando a paisagem da região e a diversidade da vegetação.

Extensão: 12km

Duração: de 6h a 9h de caminhada

Nível: semipesado

Época ideal

A melhor época para fazer qualquer trilha ou travessia é o inverno, mais especificamente entre os meses de maio e setembro, pois a chance de chuva e raios é mínima nessa época. O melhor horário para começar a subida é bem cedo, já que é uma trilha longa e que pode durar o dia todo.

Expedições

Foto: Breno Madeira

A Lithium, marca petropolitana especializada em montanhas e natureza, organiza expedições para várias montanhas de Petrópolis. Eles fazem particular ou também expedições agendadas onde divulgam as datas e com um limite de pessoas. Há sempre guias credenciados e que organizam toda a logística de alimentação, transporte, horário e informam também os equipamentos necessários para cada expedição.

Além das expedições, a Lithium comercializa roupas e equipamentos ideais para esse tipo de atividade.

Informações importantes

Apesar de não ter uma portaria ou controle para a trilha, a área pertence ao Parque Nacional Serra dos Órgãos, e por isso, não é permitido pernoitar em nenhum ponto, a não ser que tenha uma autorização formal para isso. Caso algum fiscal apareça, a pessoa estará sujeita a multa. Fogueiras não são permitidas e lembre-se sempre de levar seu lixo de volta!

Foto: Breno Madeira

 

Esse post foi feito em parceria da Lithium.
Lithium. no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir