Connect with us

Roteiro para um relaxante passeio guiado pelo mirante e pela cachoeira do Caxambu

Lazer

Roteiro para um relaxante passeio guiado pelo mirante e pela cachoeira do Caxambu

Recentemente descobrimos que o Centro de Petrópolis dispõe de um mirante, o Flávio Cavalcanti, com vista panorâmica para a cidade. Não há registros do local na internet, então não sabíamos bem o que encontrar, o que por um lado foi bom porque nos surpreendemos ainda mais com o trajeto: bem próximo do Centro, com nível leve de dificuldade e sujeito a altos cliques.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Quem nos orientou na aventura foram os guias da Guapo Adventure. Justamente por não se tratar de uma trilha conhecida e, portanto, sinalizada, aconselhamos que o passeio seja guiado, o que gera mais segurança ao visitante e alguns bônus como foi a “esticadinha” que demos ao poço/cachoeira da represa do Caxambu. Ela fica a cerca de 15 minutos de carro da trilha e é ótima maneira de finalizar o passeio.


Foto Arquivos Sou Petrópolis

Sobre o Mirante Flávio Cavalcanti

Contam os guias que o mirante foi assim nomeado porque, próximo a ele, morava um dos principais comunicadores brasileiros: o jornalista e apresentador Flávio Cavalcanti. Sempre que queria apreciar a vista da região, ele fazia a trilha que hoje leva seu nome e que tivemos o prazer de conhecer. Com entrada situada na Rua Belinha Cavalcanti (sua esposa), no Caxambu, ela leva em média 40 minutos de subida e um pouco menos de descida.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

A trilha é, em grande parte do tempo, bastante íngreme e com trechos de erosão, mas nada que uma parada ou outra não ajudem a aliviar. Nossa recomendação é fazê-la cedo, já que em dias de maior calor a exposição ao Sol se torna cansativa. Um incentivo é saber que, menos depois de cinco minutos de caminhada, já é possível fazer uma primeira parada e admirar desde o Pico do Couto à antiga Pista de Esqui do Floresta e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

No cume, a vista é ainda mais linda e ampla. Você vê a Baixada, todo o Centro – da Catedral São Pedro de Alcântara ao Museu Imperial, a Rua do Imperador e a Igreja do Rosário, a Comunidade da 24 de Maio, e algumas das formações montanhosas de maior destaque no município, como a Maria Comprida, a Pedra de Itaipava, o Morro do Bonet, o Pico do Tinguá e o Taquaril.

Sobre o Poço/Cachoeira do Reservatório do Caxambu

A 15 minutos do início da trilha que dá acesso ao Mirante Flávio Cavalcanti, o poço é opção de lazer para curtir em dias mais quentes. Situado bem abaixo da Reservatório de Água do Caxambu, o local costuma abrigar piqueniques e é facilmente acessado. Depois de estacionado o carro na rua, são menos de cinco minutos de caminhada. Bem fresquinho, o caminho é rodeado por um bambuzal, o que, por si só, já vale o passeio.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Nossa dica, aqui, é ir durante semana, já que nos fins de semana os moradores costumam se reunir por lá. A estrada de acesso ao poço é de terra e, em alguns momentos, bastante irregular. O que ajuda a aliviar o trajeto são as plantações de hortaliças que podem ser vistas da estrada e que tornam o passeio eco turístico e diferente das rotas usuais a que estamos acostumados no Centro.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

#Dica de passeio guiado:

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais que oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. São 83 montanhas, 15 travessias e mais de 20 cachoeiras. Para mais informações sobre como agendar um passeio guiado basta entrar em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Guia Luana Manhães – (24) 988077721

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Em tempos de pandemia, evite aglomerações e use máscara;
  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir