Connect with us

Coronavírus: saiba o que está aberto e o que está fechado em Petrópolis

Cidade

Coronavírus: saiba o que está aberto e o que está fechado em Petrópolis

Buscando responder as dúvidas mais pertinentes sobre o funcionamento dos atrativos da Cidade Imperial durante pandemia, listamos aqui os que estão abertos e os que ainda não foram autorizados a reabrir.

Há mais de seis meses vivendo as incertezas por conta da pandemia da Covid-19, o comércio, os serviços e os atrativos turísticos precisaram se adaptar. Em Petrópolis, as barreiras sanitárias estão operando desde março para turistas e a maioria dos pontos turísticos segue de portas fechadas. Pensando em esclarecer as dúvidas de petropolitanos e visitantes, listamos, abaixo, o que está aberto, com suas devidas restrições e protocolos sanitários, e o que está fechado na cidade. Confira!

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Abertos:

1. Comércio, restaurantes e serviços

O comércio, serviços, restaurantes e bares de Petrópolis estão funcionando, cada segmento com seus protocolos de segurança. Confira abaixo os horários de funcionamento:

  • Comércio e serviços do Centro Histórico: de 9h30 às 19h;
  • Rua Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências: de 8h30 às 17h30;
  • Restaurantes e bares: até no máximo 00h;
  • Hotéis e pousadas: 24h por dia;
  • Comércios e serviços de bairro: de 9h às 18h.

Shopping Itaipava / Foto Instagram @soupetropolis

2. Polos de moda

A Rua Teresa, o polo de moda de Bingen e a Feirinha de Itaipava estão de portas abertas para petropolitanos e turistas. Contudo, compradores que vierem de outras cidades terão que apresentar o ticket de acesso nas barreiras sanitárias de Petrópolis. Para obtê-lo, é preciso solicitar à loja que você deseja fazer compras, através das redes sociais (Facebook, Instagram ou WhatsApp) da marca.

Foto Divulgação Rua Teresa

Todos os membros do veículo devem estar usando máscara e terão a temperatura corporal aferida. Caso haja alguma irregularidade nos protocolos de segurança, o veículo será obrigado a voltar a sua cidade de origem.

3. Parque Municipal de Itaipava

O Parque Municipal de Itaipava teve autorização para reabrir, mas com novos horários de funcionamento: das 9h às 18h, de quarta-feira a domingo e feriados. O espaço tem um limite de 500 pessoas por vez, todos têm a temperatura aferida na entrada e o uso de máscaras é obrigatório dentro do parque. Estão liberadas as caminhadas, corridas, jogos de quadra, pistas de skate, aluguel de bike e Pump Track.

Foto Instagram @personaltassia

4. Parque Cremerie

A partir desta semana, o Parque Cremerie voltou a receber o público, mas com algumas restrições. O local funciona de terça-feira a domingo (incluindo feriados), das 08h às 17h. Será permitida a entrada de até 150 pessoas. Além disso, a temperatura corporal de todos os visitantes será aferida na entrada do parque e não será permitida a entrada de pessoas com mais de 37,8ºC ou com sintomas, ainda que leves, como tosse seca, febre, cansaço (falta de ar e fadiga), congestionamento nasal e inflamação na garganta.

Foto Sou Petrópolis

Também será obrigatório o uso de máscara facial e só serão permitidas as atividades físicas como caminhadas e a utilização da quadra de esportes. Não será permitido o uso de bebedouros. Piscina, churrasqueiras, pedalinhos e brinquedos infantis não poderão ser utilizados. E não será permitida a realização de piqueniques ou confraternizações.

5. Vale do Amor

Por ser um atrativo privado, mas aberto ao público, o Vale do Amor também está funcionando, com as seguintes regras e restrições: uso de máscara obrigatório, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel para os visitantes, distanciamento mínimo de 1,5 metros e limite de pessoas por visitação.

Instagram: @tonaserrarj

Saiba mais sobre o Vale do Amor aqui > #CartõesPostais: 9 fatos e curiosidades sobre o Vale do Amor, em Petrópolis

6. Casa do Pequeno Príncipe

Em Itaipava, longe dos holofotes, uma fazenda é hoje reconhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor da inspiradora obra ‘O Pequeno Príncipe’. Aberta à visitação, o Museu ‘La Grande Vallée’ também criou alguns protocolos de segurança, como: uso obrigatório de máscara, limitação a grupos de até 8 pessoas por visitação, apresentação do local em espaço aberto e arejado, higienização dos sapatos (com tapete higiênico) e das mãos ao entrar no museu (com álcool em gel), entre outros.

Fotos: Bruno Soares

Saiba mais sobre a Casa do Pequeno Príncipe aqui > #CartõesPostais: 8 curiosidades sobre a Casa do Pequeno Príncipe, em Itaipava

7. Catedral São Pedro de Alcântara

Aberto às 8h para a missa da manhã, o famoso atrativo turístico de Petrópolis fecha às 17h30. Portanto, durante a tarde, é possível conhecer o local, com o uso obrigatório de máscara.

Foto: Eduardo Zeitune (Instagram: @ezeitune)

8. Parte externa do Castelo de Itaipava

Ainda sem autorização para visitação interna do castelo, turistas têm procurado o local para fazer fotos na área externa, onde é aberto ao público.

Foto Sou Petrópolis

Para mais informações, acompanhe o site soupetropolis.com, a página do Facebook e Instagram.

9. Orquidário Binot

Ele foi fundado em 1870, portanto tem 150 anos e é considerado o mais antigo do país. Durante a pandemia ele precisou se adaptar, com o uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel, mas o comércio de flores e as visitações continuam.

Foto: Instagram @ferjcrf

O Orquidário Binot fica no bairro Retiro, em Petrópolis, na Rua Fernandes Vieira, 390. O local fica aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h, e sábado e domingo, de 7h às 18h. O telefone para encomendas é (24) 2248-5665.

10. Ecoturismo

A trilhas e cachoeiras, fora de parques naturais, estão abertas ao público, porém, aos finais de semana e feriados elas têm ficado cheias e, portanto, recomenda-se ir durante a semana, sendo o uso de máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 metros obrigatórios.

Foto: @ glaysonmendes pelas lentes de @alexandremilhorance

#Dica: Para um tour guiado ou passeios especiais narrados com muita história e cultura de Petrópolis, entre em contato com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP): (24) 98842-3235 (WhatsApp).

11. Restaurantes e lanchonetes de pontos turísticos

Por meio de decreto, a prefeitura autorizou a reabertura de restaurantes, lanchonetes e cafeterias de pontos turísticos de Petrópolis. Já reabriram: a cantina do Trono de Fátima e a lanchonete do Parque Municipal de Itaipava.

Trono de Fátima – Foto Sou Petrópolis

Fechado:

1. Pontos turísticos

Os demais pontos turísticos de Petrópolis estão temporariamente fechados, mas autorizados a reabrirem a partir do dia 08 de outubro. Ou seja, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal, o Palácio Quitandinha, entre outros atrativos culturais ainda não têm autorização da prefeitura para reabrirem.

Foto Instagram @giulialaura18

*As áreas externas dos pontos turísticos, como do Palácio Quitandinha e Museu Imperial também estão fechadas para o público.

2. Parques naturais

O Parque Natural da Serra dos Órgãos (Parnaso), o Parque Natural Municipal, na Ipiranga, entre outros locais monitorados por órgãos públicos ainda não têm autorização para reabrirem em Petrópolis.

Foto Instagram @loucosporviagem

3. Cinemas e teatros

Embora o Estado tenha autorizado a reabertura dos estabelecimentos culturais em regiões onde é considerado baixo o nível de contaminação da Covid-19, Petrópolis não acatou o decreto. Portanto, cinemas e teatros também estão de portas fechadas e sem previsão para a liberação dessas atividades.

Cine Bauhaus – Foto Bruno Ferreira Soares

4. Aulas presenciais em escolas e universidades

As aulas presenciais em todas as instituições de ensino de Petrópolis estão suspensas desde março e sem previsão de voltarem. Apesar do Estado já ter autorizado o retorno dessas atividades, o Município não acatou o decreto, que tem caráter de recomendação. Portanto, todas as aulas em Petrópolis permanecem sendo online.

Foto Divulgação PMP

Atenção: Barreiras Sanitárias

Passageiros que estiverem em veículos particulares com placas diferentes de Petrópolis/RJ ou em ônibus e vans de turismo serão abordados nas barreiras sanitárias, terão a temperatura aferida e deverão justificar a ida a Petrópolis. Confira abaixo em quais condições haverá liberação de acordo com sua respectiva comprovação.

1. Pessoas que têm residência na cidade ou ficarão hospedados na casa de alguém em Petrópolis: terão que apresentar um comprovante de residência.

2. Turistas que são hóspedes de meios de hospedagem: terão que apresentar o voucher da reserva, com data de entrada e saída da cidade.

3. Compradores dos polos de moda de Petrópolis: a pessoa terá que solicitar previamente o ticket de acesso, preenchido pelo lojista, a uma das lojas que deseja visitar na cidade. Saiba mais em: Associação da Rua Teresa esclarece dúvidas sobre o formulário de acesso ao polo de moda.

4. Pessoas que têm consulta médica em Petrópolis: deverão apresentar um comprovante do agendamento e retornar para seu município de origem no mesmo dia.

*Os ônibus intermunicipais e interestaduais voltaram a circular, mas com algumas regras e restrições. Saiba mais aqui.

Veja também:

Tem mais dúvidas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis? Comente aqui! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir