Connect with us

Sede Petrópolis do PARNASO tem previsão de reabrir até o fim do mês

Cidade

Sede Petrópolis do PARNASO tem previsão de reabrir até o fim do mês

Protocolos de segurança vêm sendo elaborados pelas equipes do parque em conjunto com a Vigilância Sanitária do município.

Após seis meses com os portões fechados para o público, a Prefeitura de Petrópolis informou que há previsão do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) reabrir até o fim desse mês. Após reuniões com equipes do PARNASO, o governo municipal disse estar construindo uma nota técnica, em conjunto com a Vigilância Sanitária, que definirá os protocolos a serem seguidos para a reabertura do parque.

Foto Instagram @loucosporviagem

Em Petrópolis, apenas o Parque Municipal de Itaipava e o Parque Cremerie tiveram autorização para reabrir até o momento. Em nota, a prefeitura disse que “existe um estudo para elaboração do regramento com a finalidade de incluir os parques naturais do município nos próximos movimentos de flexibilização”.

Nesta semana, a sede Guapimirim do parque, após autorização da Prefeitura Municipal, reabriu para visitações mediante o cumprimento de normas operacionais, sanitárias e sociais, que visam prevenir o contágio do novo coronavírus. Entre as regras gerais, elaboradas pelo PARNASO, que devem ser seguidas estão:

  • O uso de máscara de proteção;
  • O distanciamento mínimo de 5 metros quando em deslocamento na trilha;
  • Descartar adequadamente fora do Parque todo o resíduo produzido durante a visita;
  • A utilização de equipamentos individuais exclusivos para a prática de montanhismo, escalada, rapel e demais esportes verticais;
  • A utilização de tubo para acondicionamento de dejetos, em caso de necessidade, dada a indisponibilidade de banheiros.

Sobre o PARNASO

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileiras. (Conheça um pouco mais da história do parque)

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir