Connect with us

Pontos turísticos começam a reabrir em Petrópolis

Turismo

Pontos turísticos começam a reabrir em Petrópolis

Confira quais atrativos vão abrir essa semana e quais ainda vão permanecer de portas fechadas.

(Atualizada às 16h35 do dia 07 de outubro de 2020)

A partir do dia 08 de outubro, os atrativos turísticos, que estavam de portas fechadas desde março, puderam reabrir em Petrópolis. A nova fase da flexibilização vai exigir que protocolos sanitários, estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, sejam cumpridos por todas as instituições museológicas.

Foto 1: @nykaraujo / Foto 2: robertomaciel_fotografia / Foto 3: @bernardoacbritto

Protocolos de segurança

No caso dos atrativos turísticos, assim como as demais atividades já flexibilizadas, as instituições também deverão seguir um protocolo, autorizado pela vigilância sanitária, como a organização da fila, respeitando o espaçamento de 1,5 m; a utilização de máscaras tanto para os visitantes, quanto para os funcionários; disponibilização de álcool em gel; limpeza constante; entre outras.

Além disso, em espaços fechados deverão ser limitados a 50% o acesso dos visitantes. Os restaurantes e lanchonetes também precisam seguir as regras, ou seja, devem cumprir uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.

Atrativos que reabriram ou já têm data para reabertura

Já reabriram: Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Museu de Cera de Petrópolis, Fábrica da Bohemia e as visitações no Castelo de Itaipava.

No sábado (10/10), é a vez do Museu de Porcelana e do Trono de Fátima* reabrirem, conforme todos os protocolos de segurança. No início de novembro, o Museu do Artesanato também já confirmou a reabertura.

*De acordo com a administração do Trono de Fátima, o atrativo irá funcionar apenas aos sábados e domingos durante o mês de outubro, de 9h às 18h.

Museu do Artesanato / Foto: Bruno Soares

A Casa de Petrópolis, na Av. Ipiranga, publicou em uma nota que só volta a funcionar a partir do dia 1º de dezembro, conforme todos os protocolos de segurança.

Além destes atrativos, já estão funcionando para visitação em Petrópolis: Catedral São Pedro de Alcântara, Vale do Amor, Casa do Pequeno Príncipe, Parque Municipal de Itaipava e Parque Cremerie.

Atrativos sem previsão de reabertura

Apesar da flexibilização, alguns atrativos turísticos ainda não vão reabrir esta semana e não têm previsão para isso acontecer. São eles: Museu Imperial, Palácio Quitandinha, Palácio Rio Negro e Museu da FEB.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

De acordo com uma nota publicada nas redes sociais do Museu Imperial, a administração do local aguarda autorização do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para retomar as atividades presenciais. “No momento, a equipe do Museu Imperial trabalha na implantação de seu protocolo sanitário, que será divulgado em breve”, disse, em nota.

Tentamos contato com a Casa Stefan Zweig para saber a data de reabertura, mas não obtivemos resposta.

Flexibilização das Barreiras Sanitárias

Petrópolis entra, a partir desta sexta-feira (09/10), em período de teste para a flexibilização do controle sanitário nas entradas da cidade. Ou seja, não haverá mais a necessidade de apresentação de voucher ou de comprovante de residência para entrar no município.

Saiba mais > Petrópolis terá período de teste com a flexibilização das barreiras sanitárias

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir