Connect with us

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Cidade

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Em um pronunciamento feito nesta quinta-feira (30/04), a prefeitura municipal prorrogou os decretos de combate à Covid-19 até o dia 11 de maio. O prefeito Bernardo Rossi ressaltou que o número de casos de pessoas que contraíram a Covid-19 segue aumentando em Petrópolis e em todo país e que, para evitar um colapso no sistema de saúde, o isolamento social continua sendo a principal arma do município.

“Infelizmente já são mais de 5 mil mortes no Brasil e, no estado do Rio, a capital já entrou em colapso, além de municípios da baixada fluminense. A nossa união de esforços é muito importante para que isso não aconteça aqui na nossa cidade. Por isso, nós vamos ampliar o nosso decreto até o dia 11 de maio, com o mesmo objetivo que vem desde o início do combate a essa pandemia: salvar vidas”, anunciou o prefeito Bernardo Rossi, acompanhado pela secretária de Saúde Fabíola Heck e o infectologista José Henrique Castrioto.

Foto: Serra Drone

Com a prorrogação continuam válidos os decretos que determinam: a proibição de eventos com aglomeração de pessoas; a suspensão das aulas nas unidades escolares; o fechamento de academias, clubes, cinemas, teatro, parques e pontos turísticos; a restrição ao funcionamento de restaurantes (que podem atender com delivery) e bares; a circulação de ônibus e vans vindos de outros municípios; o uso de máscaras pela população; entre outras medidas adotadas desde 13 de março.

O comércio de serviços não essenciais continua com as portas fechadas e podem atender apenas no sistema de entregas. Esta medida não inclui mercados, farmácias, lojas de produtos veterinários e ração, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, oficinas mecânicas e borracharias, lojas de materiais hospitalares e serviços de saúde. Também podem funcionar os materiais de construção.

Durante o pronunciamento, o prefeito demonstrou preocupação com o sistema de saúde de Petrópolis em meio à pandemia. Segundo ele, a cidade já tem 130 profissionais afastados com confirmação ou suspeita da Covid-19.

“É muito importante a diminuição dessa curva nesse momento. Já temos mais de 130 pessoas ligadas à área da saúde afastadas, ou porque estão com Covid-19 ou com suspeita. Se essa curva não abaixar com essa união de esforços, nós não teremos vagas nas UTIs, tanto públicas como privadas. Nossa preocupação também é com a economia, mas sabemos que se a pandemia sair do controle, os impactos na economia serão ainda piores”, comenta Bernardo Rossi.

“Nós já temos um planejamento para, gradualmente, ir voltando aos poucos os serviços. Mas vai depender muito de cada um de vocês, quando essa curva abaixar. Mas nós só vamos conseguir isso com o isolamento, com o uso de máscaras (…) Só assim nós vamos poder apresentar o nosso estudo e fazer a volta gradual da vida das pessoas e da economia”, finaliza.

Vale lembrar que o uso das máscaras será obrigatório, por decreto, a partir de segunda-feira (04/05).

Boletim Epidemiológico de Petrópolis

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (30.04) mostra que 152 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, sendo que 52 estão internadas e nove morreram. Em todo país, foram confirmados 79.361 casos, com 5.511 óbitos.

Veja também:

Criança de dez dias de vida é a paciente mais nova com coronavírus em Petrópolis

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir