Connect with us

10 formas de fazer uma boa ação em Petrópolis durante a quarentena

Nós somos Petrópolis

10 formas de fazer uma boa ação em Petrópolis durante a quarentena

Apesar do isolamento social ser a melhor forma de diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus, são em momentos como esse que a solidariedade se faz necessária. Para passar por essa crise de forma mais rápida e tranquila, reunimos aqui 10 formas de fazer uma boa ação durante a quarentena.

1. Participe de campanhas de solidariedade confiáveis

A paralisação do comércio e das colégios, embora necessária, deixou muitos trabalhadores autônomos sem seus empregos e crianças sem a merenda escolar. A partir daí, projetos sociais de Petrópolis começaram a criar campanhas de arrecadação de alimento para moradores de rua e de comunidades.

Fotos Divulgação São Charbel / projeto GrãO

Conheça projetos sociais e campanhas de solidariedade confiáveis para apoiar nesse momento em Petrópolis:

Se preferir, crie o seu próprio projeto, como moradores de diversos bairros de Petrópolis estão fazendo com as “mesinhas da solidariedade”.

Fotos Divulgação / Mesinha da Solidariedade do Prado, em Corrêas, do Bingen e do Retiro

2. Compre dos pequenos negócios locais

Com a crise da economia, os pequenos negócios locais correm risco de terem que fechar. Pensando nisso, reunimos aqui algumas soluções para apoiá-los:

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira opções de presentes de Páscoa dos produtores locais de Petrópolis

Foto Reprodução Internet

3. Ajude a reabastecer o banco de sangue da sua cidade

Com o receio da população em sair de casa, os bancos de sangue já estão sofrendo queda nas doações e risco de também haver uma crise de desabastecimento para cirurgias e transfusões. Porém, é importante salientar que as pessoas saudáveis devem sair de suas casas para doar sangue, assim como fazem para ir à farmácia, ao mercado e outras atividades. O Banco de Sangue Santa Teresa tomou diversas medidas para a segurança de todos.

Veja também: Banco de Sangue Santa Teresa adota medidas para não parar de receber doações e faz apelo à população de Petrópolis

Foto Divulgação Banco de Sangue Santa Teresa

4. Ofereça de fazer compras para uma pessoa do grupo de risco do coronavírus

Já parou para pensar que um vizinho, um parente ou alguém do seu bairro pode estar impossibilitado de sair de casa por estar no grupo de risco do coronavírus? Você pode oferecer de fazer as compras dessa pessoa ou de pedir pelo delivery, e vocês ainda podem dividir o frete.

Foto Reprodução Internet

Veja também: Empresa de ônibus faz entrega gratuita de mercadorias em Petrópolis para ajudar no isolamento social

5. Evite ir ao supermercado sem máscara e peça pelo delivery

Como temos visto, as grandes redes de supermercados de Petrópolis têm ficado muito cheias, gerando filas e indo contra a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. Diversos mercadinhos e mercearias locais adotaram a opção do delivery. Por que não apoiar os negócios locais do seu bairro?

Veja também: Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

Coronavírus: 5 cuidados fundamentais ao receber delivery 

8 opções de serviços gerais que estão oferecendo delivery em Petrópolis

Confira opções de delivery para comer um bom hambúrguer em Petrópolis

15 marcas locais que estão vendendo kits de comida congelada em Petrópolis

Foto Ilustrativa

6. Faça a sua própria máscara

Com uma procura muito grande por máscaras, pessoas que deveriam ter prioridade em tê-las acabam ficando sem. É o caso de pessoas com coronavírus e profissionais da saúde. Pensando nisso, a internet tem recebido diversos vídeos de como fazer máscaras artesanais, inclusive moldes e modelos que podem ser baixados gratuitamente. Lembrando que é importante seguir as recomendações da OMS para garantir a eficácia das máscaras.

Saiba com quem comprar em Petrópolis e como fazer a sua própria máscara, clicando aqui.

Foto Reprodução Internet

7. Evite replicar notícias de fontes duvidosas. Opte por replicar boas notícias!

Estamos em um momento em que é preciso ter muita responsabilidade social ao replicar notícias duvidosas. As fake news podem ter um efeito muito negativo no combate à COVID-19. Portanto, na dúvida, opte por compartilhar boas notícias ou informações de fontes confiáveis.

Foto Reprodução Internet

*Criamos uma página só de boas iniciativas e notícias positivas em Petrópolis durante esse período de crise. Clique aqui para conferir, relaxar e se inspirar: soupetropolis.com/category/nos/

8. Adote um cachorro

Para muitos, a quarentena é o momento de colocar o trabalho em dia, arrumar a casa e se reaproximar da família. Mas para outros, esse tempo de isolamento social pode se tornar entediante e desgastante emocionalmente, com tantas notícias ruins. Para diminuir a ansiedade e as inseguranças, por que não aproveitar a oportunidade para adotar um cãozinho e fazer a adaptação dele em casa? A Dog’s Heaven, uma entidade filantrópica de Petrópolis, tem mais de 250 cachorros esperando por um lar.

Para saber mais: www.facebook.com/DogsHeavenEntidadeFilantropica/

Veja também: Artista petropolitano faz pinturas de cachorros em troca de ração para instituições de animais

Foto: Aghata Rezende

9. Fique em casa, se você puder

Em meio à pandemia da COVID-19, ficar em casa, por si só, já é um ato de solidariedade. Porque cada pessoa na rua é um potencial contagiante ou contagiado do coronavírus. Em isolamento social, você aumenta as chances de achatar a curva de contágio do vírus e faz a sua parte.

Foto: Ricardo Peterson

10. Multiplique essas ideias

Talvez, nunca nos últimos tempos, o mundo dependeu tanto da conscientização e da empatia de cada uma das pessoas para resolver um problema coletivo. Por isso é importante que cada um faça a sua parte, seja solidário e multiplique essas ideias.

Para ver mais boas iniciativas em Petrópolis, durante a quarentena, clique aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir