10 formas de fazer uma boa ação em Petrópolis durante a quarentena
Apesar do isolamento social ser a melhor forma de diminuir os efeitos da pandemia do novo coronavírus, são em momentos como esse que a solidariedade se faz necessária. Para passar por essa crise de forma mais rápida e tranquila, reunimos aqui 10 formas de fazer uma boa ação durante a quarentena.
1. Participe de campanhas de solidariedade confiáveis
A paralisação do comércio e das colégios, embora necessária, deixou muitos trabalhadores autônomos sem seus empregos e crianças sem a merenda escolar. A partir daí, projetos sociais de Petrópolis começaram a criar campanhas de arrecadação de alimento para moradores de rua e de comunidades.
Fotos Divulgação São Charbel / projeto GrãO
Conheça projetos sociais e campanhas de solidariedade confiáveis para apoiar nesse momento em Petrópolis:
- Projeto Araras: www.projetoararas.org.br/ / Instagram @projetoararasoscip
- Campanha de Solidariedade da Avanda: avanda.com.br/avanda-na-rua / (24) 99965-0323 – Telefone e Whatsapp
- Covida Petrópolis: Instagram @covidapetropols
- Campanha Seja Solidário
- Dog’s Heaven: linktr.ee/dogsheaven / Instagram @dogsheaven
- Projeto Renascer: (24) 99277-4883 (Angela)
- Projeto GrãO: Instagram @projeto_grao
- Movimento Cidade Unida: Instagram @movimentocidadeunida
- Campanha de Arrecadação da Guarda Civil: saiba mais clicando aqui.
- Campanha Solidária para os animais com o artista Pedro Neves: Artista petropolitano faz pinturas de cachorros em troca de ração para instituições de animais
- Campanha de Arrecadação de comida do Grupo Amizade Solidária junto a ONG Sal Para Terra: Thais – 98837-1553 / Rafael – 99316-8888 / Celso – 99233-4638 / Instagram e Facebook
Se preferir, crie o seu próprio projeto, como moradores de diversos bairros de Petrópolis estão fazendo com as “mesinhas da solidariedade”.
Fotos Divulgação / Mesinha da Solidariedade do Prado, em Corrêas, do Bingen e do Retiro
2. Compre dos pequenos negócios locais
Com a crise da economia, os pequenos negócios locais correm risco de terem que fechar. Pensando nisso, reunimos aqui algumas soluções para apoiá-los:
6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus
Confira opções de presentes de Páscoa dos produtores locais de Petrópolis
Foto Reprodução Internet
3. Ajude a reabastecer o banco de sangue da sua cidade
Com o receio da população em sair de casa, os bancos de sangue já estão sofrendo queda nas doações e risco de também haver uma crise de desabastecimento para cirurgias e transfusões. Porém, é importante salientar que as pessoas saudáveis devem sair de suas casas para doar sangue, assim como fazem para ir à farmácia, ao mercado e outras atividades. O Banco de Sangue Santa Teresa tomou diversas medidas para a segurança de todos.
Veja também: Banco de Sangue Santa Teresa adota medidas para não parar de receber doações e faz apelo à população de Petrópolis
Foto Divulgação Banco de Sangue Santa Teresa
4. Ofereça de fazer compras para uma pessoa do grupo de risco do coronavírus
Já parou para pensar que um vizinho, um parente ou alguém do seu bairro pode estar impossibilitado de sair de casa por estar no grupo de risco do coronavírus? Você pode oferecer de fazer as compras dessa pessoa ou de pedir pelo delivery, e vocês ainda podem dividir o frete.
Foto Reprodução Internet
Veja também: Empresa de ônibus faz entrega gratuita de mercadorias em Petrópolis para ajudar no isolamento social
5. Evite ir ao supermercado sem máscara e peça pelo delivery
Como temos visto, as grandes redes de supermercados de Petrópolis têm ficado muito cheias, gerando filas e indo contra a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de evitar aglomerações. Diversos mercadinhos e mercearias locais adotaram a opção do delivery. Por que não apoiar os negócios locais do seu bairro?
Veja também: Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis
Coronavírus: 5 cuidados fundamentais ao receber delivery
8 opções de serviços gerais que estão oferecendo delivery em Petrópolis
Confira opções de delivery para comer um bom hambúrguer em Petrópolis
15 marcas locais que estão vendendo kits de comida congelada em Petrópolis
Foto Ilustrativa
6. Faça a sua própria máscara
Com uma procura muito grande por máscaras, pessoas que deveriam ter prioridade em tê-las acabam ficando sem. É o caso de pessoas com coronavírus e profissionais da saúde. Pensando nisso, a internet tem recebido diversos vídeos de como fazer máscaras artesanais, inclusive moldes e modelos que podem ser baixados gratuitamente. Lembrando que é importante seguir as recomendações da OMS para garantir a eficácia das máscaras.
Saiba com quem comprar em Petrópolis e como fazer a sua própria máscara, clicando aqui.
Foto Reprodução Internet
7. Evite replicar notícias de fontes duvidosas. Opte por replicar boas notícias!
Estamos em um momento em que é preciso ter muita responsabilidade social ao replicar notícias duvidosas. As fake news podem ter um efeito muito negativo no combate à COVID-19. Portanto, na dúvida, opte por compartilhar boas notícias ou informações de fontes confiáveis.
Foto Reprodução Internet
*Criamos uma página só de boas iniciativas e notícias positivas em Petrópolis durante esse período de crise. Clique aqui para conferir, relaxar e se inspirar: soupetropolis.com/category/nos/
8. Adote um cachorro
Para muitos, a quarentena é o momento de colocar o trabalho em dia, arrumar a casa e se reaproximar da família. Mas para outros, esse tempo de isolamento social pode se tornar entediante e desgastante emocionalmente, com tantas notícias ruins. Para diminuir a ansiedade e as inseguranças, por que não aproveitar a oportunidade para adotar um cãozinho e fazer a adaptação dele em casa? A Dog’s Heaven, uma entidade filantrópica de Petrópolis, tem mais de 250 cachorros esperando por um lar.
Para saber mais: www.facebook.com/DogsHeavenEntidadeFilantropica/
Veja também: Artista petropolitano faz pinturas de cachorros em troca de ração para instituições de animais
Foto: Aghata Rezende
9. Fique em casa, se você puder
Em meio à pandemia da COVID-19, ficar em casa, por si só, já é um ato de solidariedade. Porque cada pessoa na rua é um potencial contagiante ou contagiado do coronavírus. Em isolamento social, você aumenta as chances de achatar a curva de contágio do vírus e faz a sua parte.
Foto: Ricardo Peterson
10. Multiplique essas ideias
Talvez, nunca nos últimos tempos, o mundo dependeu tanto da conscientização e da empatia de cada uma das pessoas para resolver um problema coletivo. Por isso é importante que cada um faça a sua parte, seja solidário e multiplique essas ideias.