Connect with us

21 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

Cidade

21 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

(Atualizado às 12h01, do dia 21 de março)

Segundo último boletim epidemiológico, Petrópolis registrou o primeiro óbito por coronavírus no dia 20 de março. Além disso, o município tem 3 casos confirmados de COVID-19 e 51 seguem em análise. Para frear a disseminação do vírus, confira todas as medidas tomadas pela prefeitura até o momento:

Foto: Instagram @catzy_watzy

1. Unidade emergencial na UPA Centro irá atender pacientes com suspeita de coronavírus

O prefeito e a secretária de Saúde, Fabíola Heck, disseram que o ponto de apoio na UPA Centro servirá de unidade especializada no atendimento aos pacientes suspeitos de coronavírus. “Devem ir até o ponto de apoio todas as pessoas que apresentem os três principais sintomas da doença, como febre alta, tosse e dificuldades de respiração. Desviando esses pacientes ao novo ponto de apoio, vamos conseguir deixar as demais unidades de atendimento livres para os atendimentos do dia a dia. Esta também é uma forma de minimizarmos o contato dos possíveis casos com outros pacientes”, garantiu a secretária de Saúde.

2. Suspensão das férias e licenças dos servidores da saúde por prazo indeterminado

Além disso, também será criado um banco de dados de profissionais da área de saúde para caso tenha que reforçar os atendimentos.

3. Ponto de apoio para os distritos

Um ponto de apoio para os moradores dos distritos, próximo à Upa de Itaipava, será montado para atendimento 24 horas das pessoas com suspeita da doença. Com o apoio da iniciativa privada, serão disponibilizados novos 49 leitos de UTI no município para possíveis casos de coronavírus.

4. Ônibus de turismo e que venham de cidades com casos suspeitos de COVID-19 estão proibidos de entrar em Petrópolis

Além do decreto que proíbe a entrada de ônibus de turismo em Petrópolis, o prefeito anunciou nova medida proibindo a entrada de ônibus que chegam de cidades com suspeita de coronavírus, como Magé, Belford Roxo, Caxias, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Rio Bonito. O decreto vale a partir desta quinta-feira (19.03) e impede, inclusive, a circulação de veículos que chegam do Rio de Janeiro.

5. Parques, pontos turísticos e atrativos naturais fechados

Os museus, parques municipais (Itaipava, Av. Ipiranga e Cremerie), além das cachoeiras, também não poderão ser acessados pelo mesmo período de 15 dias, a fim de evitar aglomerações.

6. Eventos e atividades com aglomeração de pessoas suspensos 

A prefeitura publicou decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, – mesmo previamente autorizado pelo município.

7. As cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias

As cirurgias não emergenciais serão adiadas com o intuito de dar prioridade para os casos mais sérios, tanto de pacientes de coronavírus, como de pessoas com doenças e condições mais graves.

8. Campanha de vacinação contra a gripe

Começou nesta quarta-feira (25/03) a campanha de vacinação Drive Thru contra gripe em Petrópolis, voltada para idosos. São dois pontos de atendimento: no Quitandinha e no Parque Municipal em Itaipava. Segundo a prefeitura, os moradores que não tiverem carro, podem procurar os postos de saúde dos bairros.

Vale lembrar que o agendamento para os idosos com mais de 80 anos já teve início pelo telefone: 0800 092 1234.

Saiba mais aqui: Começa nesta quarta-feira a vacinação Drive Thru contra gripe em Petrópolis

9. Novos leitos no HCC

Até a próxima sexta-feira (13.03), serão mais 10 leitos no HCC e os demais na Providência em um prazo de 15 dias para ficarem prontos. São leitos exclusivos para os que necessitarem de atendimento por conta do coronavírus.

10. Corte de água proibido

Outra medida do governo municipal é a proibição do corte do abastecimento de água pela concessionária COMDEP e pela subconcessionária Águas do Imperador pelo prazo de 15 (quinze) dias.

11. Fechamento dos Restaurantes e bares por 15 dias

Os restaurantes deverão adotar o sistema de delivery de produtos e alimentos, sem nenhum tipo de consumo no local. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica também vai orientar os profissionais que ainda terão contato com a população, como motoboys e entregadores de alimentos na utilização de equipamentos de proteção contra a Covid-19.

Saiba mais aqui: Entenda como funciona o decreto que determina fechamento do comércio de Petrópolis

12. Suspensão de atividades em academias da cidade por 15 dias

O prefeito Bernardo Rossi vai publicar um decreto para determinar a suspensão das atividades em academias e similares, por 15 dias. A medida faz parte das ações do município contra a proliferação do coronavírus para evitar aglomerações.

13. Suspensão das aulas em escolas, universidades e cursos

Após o decreto do governador Wilson Witzel, feito no dia 13 de março, todas as aulas da rede municipal foram adiadas por 15 dias. Logo em seguida, instituições de ensino da rede privada começaram a adotar a medida em Petrópolis.

14. Funcionamento normal dos ônibus municipais

Somando esforços com os petropolitanos em combate ao Coronavírus (Covid-19), todas as empresas de ônibus seguem operando normalmente nesta terça-feira (17), com o mesmo horário dos dias úteis, sem nenhum tipo de redução da frota. Além disso, evitando a aglomeração de pessoas, o Setranspetro entra no período de quarentena, fechando o atendimento ao público.

Para as pessoas que têm a gratuidade especial (cartão azul), os cartões que estão com vencimento previsto do dia 18 ao dia 31 de março terão a validade estendida automaticamente até o dia 17 de abril de 2020 e funcionarão normalmente nos ônibus.

15. Fechamento do comércio

Em um pronunciamento oficial feito no sábado (21.03), o prefeito Bernardo Rossi anunciou o fechamento total do comércio de Petrópolis, incluindo dos distritos, a partir de segunda-feira (23.03). Apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e lojas de ração vão permanecer abertos. Restaurantes também devem fechar as portas, funcionando apenas com o serviço de delivery, a fim de que as pessoas permaneçam em casa, em quarentena.

Saiba mais aqui: Novo decreto determina fechamento total do comércio a partir de segunda-feira

16. Feiras Livres

Com relação a feira livre, após uma reunião entre a Associação dos Feirantes, Sindicato Rural e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou acordado a diminuição no número de barracas: a feira livre conta com 327 barracas e o número terá que ser reduzido em 50% a partir da próxima terça-feira. Os feirantes também terão que disponibilizar álcool gel nas barracas e toalhas de papel para uso dos clientes. O espaçamento entre as barracas também será maior. A divisão com relação às barracas será feita pela Associação dos Feirantes.

17. Hortomercado Municipal em Itaipava

O Hortomercado em Itaipava terá restrição com relação ao número de pessoas atendendo em cada box: poderão ser duas pessoas em cada box. Álcool gel também deverá ser colocado à disposição dos clientes. Com relação ao Bar do Horto, o número de clientes atendido no espaço terá que ser reduzido a 30% e o atendimento.

18. Feirinha de Itaipava

Com relação a feirinha de Itaipava, a recomendação é a suspensão do atendimento provisoriamente.

19. Antecipação de uma parte do 13º para idosos

O município vai antecipar e o Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município, o Inpas, vai pagar 25% do 13º salário de aposentados e pensionistas. A medida faz parte do plano de ações do instituto contra a proliferação do coronavírus, que inclui, também, a distribuição de 3.500 kits com luvas, máscaras, álcool gel, lenço de papel e anti séptico, além de cartilhas de prevenção. Os kits serão entregues através dos Correios.

Saiba mais aqui: Inpas vai distribuir kits e antecipar 25% do 13º salário para aposentados e pensionistas em Petrópolis

20. Suspensão das atividades das igrejas

Em um decreto feito pela Diocese de Petrópolis, todas as atividades das igrejas do município foram suspensas para incentivar as pessoas a ficarem em casa em meio à pandemia do coronavírus. Apesar do encerramento das missas, as igrejas ficarão de portas abertas para os fiéis.

Saiba mais aqui: Bispo Diocesano suspende atividades das igrejas de Petrópolis para incentivar as pessoas a ficarem em casa

21. Barreira Sanitária

A partir do dia 24 de março, a prefeitura fará uma barreira sanitária como mais uma medida para proteger a cidade do coronavírus. Com o apoio da CPTrans, Guarda Municipal e técnicos de saúde, o decreto vai proibir que carros de outras cidades entrem em Petrópolis. Apenas moradores ou pessoas que tenham casa aqui terão entrada permitida, mediante apresentação do comprovante de residência.

Saiba mais aqui: Decreto vai proibir que carros de outras cidades entrem em Petrópolis para conter coronavírus 

Veja também:

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

21 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir