Connect with us

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

Cidade

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

(Atualizado às 18h57, do dia 23 de março)

A pandemia do novo coronavírus chegou trazendo muitas preocupações, dúvidas e incertezas. Com a ajuda dos órgãos oficiais de Petrópolis e de especialistas, respondemos aqui as perguntas mais pertinentes dos petropolitanos sobre o COVID-19.

Foto: Henry Kappaun (Instagram @fuipra_rua)

Segundo último boletim epidemiológico (28/03), Petrópolis registrou o primeiro óbito por coronavírus no dia 20 de março. Além disso, o município tem mais 3 casos confirmados de COVID-19 e 65 seguem em análise. O aumento dos números só reforça as medidas preventivas listadas no final deste post* e a necessidade de estar bem informado. Portanto, confira as principais dúvidas e respostas que os petropolitanos estão tendo sobre o coronavírus na cidade:

1. Se necessário, onde posso fazer o teste do COVID-19?

Os exames podem ser feitos em hospitais da cidade ou ao lado da UPA Centro, onde foi montada uma unidade emergencial para atender os pacientes com suspeita de coronavírus, cujos sintomas são: febre alta constante, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar. Mas antes, será avaliado o seu estado clínico e o seu histórico epidemiológico (se esteve em cidades com casos de coronavírus ou se teve contato com pessoas doentes) para verificar se você se encaixa nos casos suspeitos. Havendo necessidade, as equipes farão a coleta de material e enviarão aos laboratórios do Estado.

É importante lembrar que em caso de sintomas leves é recomendado que fique em casa em isolamento ou procure a Unidade de Atenção Básica ou hospitais perto de sua casa. E para todos os casos, como forma de prevenção, a recomendação máxima é ficar em casa, sem contato com outras pessoas.

2. Por que demora para o resultado dos exame ficar pronto em Petrópolis?

Segundo a Secretaria de Saúde de Petrópolis, a demora se deve ao enorme número de exames que vêm sendo realizados pelas equipes do laboratório Lacem e FioCruz. Posteriormente, eles são enviados para a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o método utilizado necessita de tempo para resultados confiáveis.

3. Afinal, quantos casos confirmados de coronavírus exitem em Petrópolis?

Segundo último boletim epidemiológico, Petrópolis tem, hoje, 3 casos confirmados de COVID-19, 35 casos suspeitos sendo testados e 1 óbito.

4. Os hospitais de Petrópolis estão preparados se aumentar muito o número de casos?

“O que se pode garantir é que Petrópolis está tomando todas as medidas para lidar com essa pandemia. A única forma, no momento, de diminuir o número da disseminação da doença é ficando em casa em quarentena e intensificando os hábitos de higiene”, confirma a assessoria da Secretaria de Saúde de Petrópolis.

Ainda este mês, mais 37 leitos especiais de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) chegam a Petrópolis, no novo Hospital Nossa Senhora de Aparecida, antiga Casa da Providência, no bairro Valparaíso. A unidade, ainda em obras, tem previsão de entrega para o mês de abril deste ano e vai contar com 50 leitos clínicos, na primeira fase, e um total de 150 para a inauguração. Além disso, o Hospital Clínico de Corrêas (OCC) e o Sociedade Médico Hospitalar (SMH) disponibilizaram mais de 101 leitos para casos da COVID-19.

Também foi decretada a suspensão das férias e licenças dos servidores da saúde por prazo indeterminado e a criação de banco de dados desses profissionais, que deverá ser usado se for necessário reforçar os atendimentos.

Para ver todas as medidas tomadas pela prefeitura até o momento, clique aqui.

5. É verdade que os Hospitais Santa Teresa e Unimed confirmaram casos de coronavírus?

Em nota publicada pela Unimed Petrópolis e segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital Santa Teresa, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus nessas unidades de saúde até o momento (19/03).

“Dentre os atendimentos realizados na Emergência desde a chegada dos primeiros casos de infecção de Coronavírus no Brasil e em especial no Estado do Rio de Janeiro, decorrentes da Pandemia mundial, temos até a presente data, 18 de março de 2020, treze notificações de suspeita de infecção. Sendo que destes, onze casos tiveram altas para investigação e monitorização domiciliar pela Vigilância Epidemiológica do município e dois casos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para investigação de infecções virais que incluem, o COVID-19, H1N1 e outros vírus capazes de provocar doenças respiratórias graves”, diz a nota publicada pela Unimed – Petrópolis.

6. As linhas de ônibus municipais vão parar?

Na segunda-feira (24/03), a CPTrans apresentou um novo fluxo para as linhas de ônibus da cidade, por conta das restrições referentes a pandemia do novo coronavírus. As linhas alimentadoras e radias irão operar nos horários usados nos finais de semana, com reforços durante alguns picos ao longo do dia e utilização de escala de dia útil.

As linhas troncais vão manter a operação utilizada nos dias úteis, que pode ser alterada conforme a demanda. As linhas interterminais e interbairros funcionarão com horários de dias úteis. Para as linhas executivas, a oferta ficará a cargo da empresa operadora.

7. Como fica o funcionamento dos ônibus intermunicipais e carros que não são de Petrópolis?

Segundo decreto municipal, ônibus que chegam de cidades da Região Metropolitana do estado com casos de coronavírus, com suspeita ou que tenham declarado situação de emergência – incluindo o Rio de Janeiro – não poderão entrar em Petrópolis por 15 dias. Criou-se, também, uma força tarefa com a PM, Detro, Polícia Civil, PRF e outros órgãos para coibir a entrada e a saída de ônibus na cidade, tanto pela BR-040, como pela Serra Velha.

A partir do dia 24 de março, a prefeitura também fará uma barreira sanitária como mais uma medida para proteger a cidade do coronavírus. Com o apoio da CPTrans, Guarda Municipal e técnicos de saúde, o decreto vai proibir que carros de outras cidades entrem em Petrópolis. Apenas moradores ou pessoas que tenham casa aqui terão entrada permitida, mediante apresentação do comprovante de residência.

Saiba mais aqui: Decreto vai proibir que carros de outras cidades entrem em Petrópolis para conter coronavírus 

8. Os museus e atrativos turísticos da cidade irão ficar fechados até quando?

Os museus, parques municipais (Itaipava, Av. Ipiranga e Cremerie), além das cachoeiras, não poderão ser acessados, pelo período de 15 dias, a fim de evitar aglomerações, até segunda ordem.

9. Como será o funcionamento do comércio?

Em um pronunciamento oficial feito no sábado (21.03), o prefeito Bernardo Rossi anunciou o fechamento total do comércio de Petrópolis, incluindo dos distritos, a partir de segunda-feira (23.03). Apenas serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e lojas de ração vão permanecer abertos. Restaurantes também devem fechar as portas, funcionando apenas com o serviço de delivery, a fim de que as pessoas permaneçam em casa, em quarentena.

Saiba mais aqui: Novo decreto determina fechamento total do comércio a partir de segunda-feira

10. Ainda vão ter as feiras livres?

Após uma reunião entre a Associação dos Feirantes, Sindicato Rural e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou acordado a diminuição no número de barracas: a feira livre conta com 327 barracas e o número terá que ser reduzido em 50% a partir da próxima terça-feira (24.03). Os feirantes também terão que disponibilizar álcool gel nas barracas e toalhas de papel para uso dos clientes. O espaçamento entre as barracas também será maior. A divisão com relação às barracas será feita pela Associação dos Feirantes.

O Hortomercado em Itaipava terá restrição com relação ao número de pessoas atendendo em cada box: poderão ser duas pessoas em cada box. Álcool gel também deverá ser colocado à disposição dos clientes. Com relação ao Bar do Horto, o número de clientes atendido no espaço terá que ser reduzido a 30% e o atendimento.

11. Os bares e restaurantes vão funcionar normalmente?

Os restaurantes deverão adotar o sistema de delivery de produtos e alimentos, sem nenhum tipo de consumo no local. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica também vai orientar os profissionais que ainda terão contato com a população, como motoboys e entregadores de alimentos na utilização de equipamentos de proteção contra a Covid-19.

Saiba mais aqui: Entenda como funciona o decreto que determina fechamento do comércio de Petrópolis

12. Os hotéis e pousadas da cidade estão atuando? Vão receber turistas?

Até o momento (18.03), os hotéis e pousadas estão funcionando normalmente, porém, está proibida a entrada de ônibus e vans de turismo na cidade.

13. Quando vão liberar a vacina da gripe para idosos?

Começou nesta quarta-feira (25/03) a campanha de vacinação Drive Thru contra gripe em Petrópolis, voltada para idosos. São dois pontos de atendimento: no Quitandinha e no Parque Municipal em Itaipava. Segundo a prefeitura, os moradores que não tiverem carro, podem procurar os postos de saúde dos bairros.

Vale lembrar que o agendamento para os idosos com mais de 80 anos já teve início pelo telefone: 0800 092 1234.

Saiba mais aqui: Começa nesta quarta-feira a vacinação Drive Thru contra gripe em Petrópolis

14. É verdade que haverá antecipação de uma parte do 13º para idosos?

Sim. O município vai antecipar e o Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município, o Inpas, vai pagar 25% do 13º salário de aposentados e pensionistas. A medida faz parte do plano de ações do instituto contra a proliferação do coronavírus, que inclui, também, a distribuição de 3.500 kits com luvas, máscaras, álcool gel, lenço de papel e anti séptico, além de cartilhas de prevenção. Os kits serão entregues através dos Correios.

Saiba mais aqui: Inpas vai distribuir kits e antecipar 25% do 13º salário para aposentados e pensionistas em Petrópolis

15. Como fica o funcionamento das igrejas?

Em um decreto feito pela Diocese de Petrópolis, todas as atividades das igrejas do município foram suspensas para incentivar as pessoas a ficarem em casa em meio à pandemia do coronavírus. Apesar do encerramento das missas, as igrejas ficarão de portas abertas para os fiéis.

Saiba mais aqui: Bispo Diocesano suspende atividades das igrejas de Petrópolis para incentivar as pessoas a ficarem em casa

Tem mais dúvidas?

A prefeitura disponibilizou o telefone 192 para que as pessoas possam tirar suas dúvidas com médicos em relação ao COVID-19.

*Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para se prevenir do coronavírus:

– Evite sair de casa e ir a locais aglomerados e sem ventilação;
– Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;
– Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;
– Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz;
– Usar lenço descartável;
– Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Veja também:

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

21 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir