Cemaden aponta para alto risco de deslizamento de terra em Petrópolis
Alerta é devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas 72 horas e nas últimas semanas, além da previsão de chuva para os próximos três dias
O boletim publicado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na tarde desta sexta-feira (18) aponta para alto risco de deslizamentos de terra em Petrópolis. O órgão alerta que isso pode ocorrer mesmo sem chuva, devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas 72 horas e nas últimas semanas.
Foto: Evaldo Macedo
“Estes fatores ainda indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva ou com chuva fraca”, diz o boletim.
A previsão do Cemaden ainda indica chuva ao longo deste sábado (dia 19), que poderá ocorrer na forma de pancadas de intensidade moderada, especialmente à tarde e noite, aumentando o risco de deslizamentos de terra em encostas ocupadas, mas também em encostas naturais.
Pelos próximos três dias, a previsão é de chuva de forma intermitente, o que, segundo o Cemaden, demanda atenção especial ao longo deste período.
Alerta preocupa
A previsão é motivo de preocupação para a cidade que trabalha para se recuperar de um forte temporal na terça-feira (15), que provocou alagamentos e deslizamentos em diversos pontos do primeiro distrito. Até o momento, foram confirmadas 136 óbitos em decorrência da chuva. Segundo a Polícia Civil, 213 pessoas estão desaparecidas.
Veja também
- APPO pede a petropolitanos que ajudem os pacientes oncológicos afetados pelas fortes chuvas em Petrópolis
- Detran-RJ monta postos para emissão de documentos às vítimas da tragédia em Petrópolis
- Marinha do Brasil monta Hospital de Campanha para atender vítimas do temporal em Petrópolis
- Ministério Público faz apelo para que as pessoas evitem circular pelos locais dos desastres em Petrópolis
- Conheça projetos e iniciativas em busca de voluntários para auxiliar os desamparados pela tempestade em Petrópolis
- Polícia Civil divulga lista com nomes de 72 vítimas identificadas no IML; desaparecidos são 218
- Carreta solidária prepara refeições e lava roupas para vítimas da tragédia em Petrópolis
- Bairro Caxambu, afetado por temporal, segue sem acesso e serviços de água e luz