Connect with us

Conheça projetos e iniciativas em busca de voluntários para auxiliar os desamparados pela tempestade em Petrópolis

Petrópolis do bem

Conheça projetos e iniciativas em busca de voluntários para auxiliar os desamparados pela tempestade em Petrópolis

Seja para a entrega de quentinhas ou então para ajudar nas buscas

Além de doações, muitos projetos e iniciativas em Petrópolis têm precisado da ajuda de voluntários, seja para produzir e distribuir quentinhas, ou então para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos. Listamos alguns deles abaixo para facilitar a busca daqueles interessados em ajudar.

Foto: Reprodução Instagram @fuipra_rua / Henry Kappaun

Projeto do Morro

Localizado no Morro da Oficina – a região mais afetada pelo temporal desta terça (15) – o Projeto do Morro perdeu toda a sua sede após o desabamento ocorrido na localidade. O prédio, que era composto por 4 andares, desapareceu em meio à lama, mas, felizmente, não havia ninguém no imóvel no momento do ocorrido. Alguns vizinhos, contudo, ainda estão desaparecidos.

O Projeto do Morro pede por doações de água e comida a quem tem trabalhado nas buscas e também de voluntários, que possam auxiliar na procura dos desaparecidos.

Mais informações: WhatsApp (24) 98833-5161

Defesa Civil

A Defesa Civil tem solicitado a participação de voluntários nas ações de resgate e apoio às vítimas da tempestade no município. São aceitos estudantes e a atuação pode ser para o período da manhã, tarde ou noite. É possível se cadastrar acessando o formulário disponível clicando aqui.

Comdep

A Prefeitura convocou força de trabalho para a frente emergencial que atuará nos serviços de recuperação do município. São necessárias cerca de mil pessoas para as intervenções, com serviço remunerado. O trabalhador deve comparecer na sede da Comdep no Quitandinha, na Av. General Rondon, 400.

Todos Juntos Ninguém Sozinho

O projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho tem feito a arrecadação de verba para auxiliar as vítimas das chuvas pelo PIX  todosjuntosninguemsozinho@gmail.com. Além da contribuição, a iniciativa tem precisado com urgência de voluntários com carros que possam auxiliar na entrega dos mantimentos pela cidade. Mais informações: @todosjuntosninguemsozinho

Lar Temporário para animais

Muitos animais se perderam de suas famílias com as fortes chuvas que atingiram Petrópolis. Aqueles interessados em ajudar, podem ceder seus lares temporariamente para um ou mais animas que estejam à procura de seus tutores ou que tenham tido que sair de suas casas. Para ajudar, clique aqui: 3 formas efetivas de ajudar os animais resgatados na tragédia de Petrópolis

Quentinhas

Em função do grande número de desabrigados, tem sido solicitado que voluntários levem quentinhas aos pontos de apoio espalhados pela cidade, sobretudo na região do Alto da Serra, que foi a mais afetada na cidade. Lá, é possível deixar as refeições na Igreja de Santo Antônio, que já abriga mais de 200 pessoas. A igreja fica na R. Santo Antônio, 245 – Alto da Serra.

Veja também: Confira quais restaurantes estão produzindo quentinhas para os desabrigados em Petrópolis; saiba como ajudar

UNIFASE/FMP

Aos alunos e egressos que tem interesse em ser um voluntário, a UNIFASE/FMP está organizando os voluntários de acordo com a necessidade e disponibilidade dos grupos.

Os interessados devem entrar em contato com a coordenação do seu curso.

Arrecadação de donativos

A Prefeitura de Petrópolis abriu um cadastro online para voluntários nos pontos de arrecadação de donativos. Os interessados vão atuar no recebimento e organização de todo o material, que chega de várias partes de Petrópolis e também do Brasil.

Saiba mais: Prefeitura abre cadastro online para voluntários nos pontos de arrecadação de Petrópolis

Entrega de donativos

Os motociclistas interessados devem comparecer no polo montado pela Secretaria de Assistência Social no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro da cidade, e preencher o cadastro. Eles ficarão responsáveis pela entrega de comida, água e demais donativos nas áreas atingidas pelo temporal. 

Saiba mais: Prefeitura abre contratação emergencial de motociclistas para a entrega de donativos nas áreas atingidas pelo temporal

Projeto Gente Viva – SEFRAS

O SEFRAS tem recebido e distribuído doações para as famílias que mais precisam. Eles tem recebido água, comida e produtos de higiene e estão precisando de voluntários para receber e distribuir esses donativos.

Mais informações: @sefras.org.br

Mutirão de comida

A sede petropolitana do Instituto Gastronômico das Américas vai realizar nesta sexta (18) e sábado (19) um mutirão de comida para o preparo do almoço e jantar de desabrigados e voluntários que têm atuado nas ações de resgate. O mutirão vai ser realizado das 07h30 às 17 horas, no IGA, que fica na Rua do Imperador, número 1.034.

Ajuda aos pontos de apoio

Até o momento, cerca de 900 pessoas estão abrigadas nos 13 pontos de apoio montados em escolas da rede municipal de Educação da Prefeitura de Petrópolis. Segue a relação dos pontos de apoio.

Veja também: Um site criado por voluntários atualiza, em tempo real, as necessidade cada ponto de apoio. O Ajuda Petrópolis usa a base de dados de uma planilha que é atualizada a todo momento com as principais demandas de cada local. Saiba mais: Site criado por voluntários reúne em tempo real necessidades imediatas dos pontos de apoio em Petrópolis

Bônus:

Atendimento psicológico gratuito

O Sesc RJ vai oferecer atendimento psicológico gratuito para a comunidade petropolitana, em especial familiares e amigos das vítimas fatais, pessoas feridas e cidadãos que sofreram prejuízos com o temporal que atingiu a cidade nesta terça-feira (15/2). Para acessar o serviço, é preciso ligar para o número (21) 3138-1189, passar por uma triagem e, em seguida, agendar o atendimento.

Saiba mais: Sesc RJ oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade petropolitana em meio à tragédia na cidade

Mais formas de pedir ajuda gratuita:

Escuta Ética: acolhimento psicológico para as mulheres vítimas da tragédia. Contato: e-mail escutaetica@gmail.com ou mandando mensagem pelo Instagram @escutaetica

Instituto Entre Laços: suporte e apoio emocional aos enlutados, desabrigados e desalojados pela tragédia em Petrópolis. O suporte conta com profissionais treinados para intervir em situações de luto, perdas e crise. O atendimento acontecerá até o dia 25 de fevereiro. O número é (21) 97504-6070 e o horário é de 9h às 21h.

Saiba mais: Corrente do bem: psicólogos e fisioterapeutas oferecem atendimento gratuito após tragédia em Petrópolis

Leitos para descanso de equipes envolvidas em resgate

O Sesc de Nogueira vai disponibilizar 50 leitos para que aqueles envolvidos nas operações de resgate do município tenham onde descansar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 4020-2101.

O Hipershopping também disponibilizou um ponto de descanso para os Profissionais de Resgate. Saiba mais: Hipershopping abre as portas do estacionamento para petropolitanos guardarem seus carros gratuitamente 

Como ajudar as vítimas dessa tragédia?

Conhece alguma outra iniciativa que precise de voluntários? Nos diga nos comentários para que possamos incluir na matéria!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir