Connect with us

Ministério Público faz apelo para que as pessoas evitem circular pelos locais dos desastres em Petrópolis

Cidade

Ministério Público faz apelo para que as pessoas evitem circular pelos locais dos desastres em Petrópolis

Segundo Cemaden, há possibilidade de deslizamentos mesmo sem chuva devido ao elevado nível de umidade do solo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomenda à população de Petrópolis que evite circular ou permanecer nos locais do desastre e que as pessoas se mantenham em locais seguros, já que o solo continua encharcado e a previsão é de chuvas fortes ainda nos próximos dias.

Foto: Daniel Câmara

“Para que se mantenham em segurança, é importante que as pessoas só saiam de suas casas se for absolutamente necessário. Se estiverem em área de risco, devem procurar imediatamente os pontos de apoio para evitar novas tragédias”, orienta a promotora de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis.

Essas medidas preventivas são absolutamente necessárias diante das previsões meteorológicas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), permanece muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente em Petrópolis, devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas semanas, especialmente na terça-feira (15).

“Estes fatores indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva”, alerta o Cemaden, acrescentando que a previsão indica chuva ao longo desta quinta-feira (17), que poderá ser na forma de pancadas de intensidade fraca a moderada a qualquer momento do dia, aumentando o risco de deslizamentos de terra em encostas ocupadas, mas também em encostas naturais.

“Destaca-se ainda que há previsão numérica de novos eventos de chuva para sexta-feira (18), quando estão previstos altos acumulados para a região e, devido à configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, poderão se manter por pelo menos nos próximos 5 dias de forma intermitente, o que demanda atenção especial ao longo deste período”, alerta o Cemaden.

Restabelecimento dos serviços essenciais

A 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis instalou uma sala de crise em parceria com a Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município, para acompanhar o restabelecimento do serviço nas áreas afetadas.

Da mesma forma, o Ministério Público acompanha o restabelecimento do abastecimento de água junto ao Grupo Águas do Brasil, responsável pelos serviços de saneamento em Petrópolis, por meio da Águas do Imperador.

“Em ambos os casos, estamos indicando às concessionárias quais são as áreas prioritárias, como as escolas que são pontos de apoio e os postos de saúde, entre outros locais de maior vulnerabilidade”, explicou a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir