Retrospectiva 2021: 11 vezes em que Petrópolis foi destaque na mídia nacional este ano
A cidade como cenário de filme, como destino na pandemia e como uma das melhores cidades para morar no Estado
Há menos de um mês de 2022, a gente te convida a deixar para trás as notícias tristes deste ano e a valorizar as boas manchetes que estamparam este ano. Em mais uma edição da Retrospectiva 2021 da Sou Petrópolis, recorde algumas vezes em que, boas razões, a cidade foi destaque na mídia nacional.
(Clique nos títulos para acessar as matérias na íntegra)
11- [Janeiro] Petrópolis é apontada como destino tendência para 2021 pelo Ministério do Turismo
Em levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, Petrópolis foi uma das sete cidades localizadas na Região Sudeste mencionadas como “destino tendência”. Além do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial e Angra dos Reis foram as únicas cidades que representaram o Estado na pesquisa.
Foto: Serra Drone
10- [Janeiro] Petrópolis volta a ser cenário de filme: “Pai em Dobro” tem feito sucesso na Netflix
Com cenas gravadas no Bonfim, em Petrópolis, o filme estrelado pela atriz Maisa Silva foi disponibilizado em 190 países. Algumas tomadas da produção foram feitas em cachoeiras e poços da Pousada Paraíso Açu que, inclusive, é aberta a visitação.
Foto: Reprodução/Instagram
De acordo com levantamento realizado pelo Índice dos Desafios da Gestão Municipal, Petrópolis é a terceira melhor cidade para se viver no Rio. O estado tem 92 municípios e apenas 9 deles ocupam uma posição no ranking. O estudo corresponde ao período de 2009 – 2019 e considera pontos como Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico.
Foto: Serra Drone
Realizada aos pés do Cristo Redentor, a cerimônia contou com a presença de amigos do humorista, da família e de convidados. Um deles foi o Coro de Petrópolis Bienias & Prim, que teve a honra de homenagear o ator cantando a música ‘Fascinação’, de Elis Regina, junto com a mãe de Paulo Gustavo, Dona Déa Lúcia.
Foto: Reprodução/Multishow
7- [Maio] Vestígios históricos são encontrados em escavações no entorno do Palácio de Cristal
No primeiro dia de escavação foram encontrados fragmentos de louças do século XIX, brinquedos, fragmentos de construção e vidros, provavelmente, de procedência italiana. A expectativa é que fossem encontrados vestígios de material cultural de até 150 anos.
Foto Divulgação Prefeitura de Petrópolis
6- [Julho] Petrópolis tem único caso do mundo de onça-parda com leucismo
As imagens do animal foram registradas em 2013, mas divulgadas em 2018 pelos pesquisadores do parque. Em 2019, o assunto foi tema de um artigo científico. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o leucismo é uma alteração genética que causa a despigmentação dos pelos de parte ou todo o corpo do animal.
Foto: ICMBio/Monitora/Cronemberger et al 2018
5- [Julho] Moradores registram geada em diversas regiões de Petrópolis
Um dos anos mais gelados já vividos por Petrópolis, 2021 trouxe a geada e o frio intenso a regiões como o Vale das Videiras, Bonfim, Rocio e Brejal. O gelo cobriu toda a vegetação modificando a paisagem nos referidos locais, em que teve carro marcando 2ºC na madrugada.
Foto: Arquivo Pessoal Aureo Senna
4- [Julho] De Petrópolis ao Brasil: saiba como anda a jovem do “quartinho de estudos de bambu”
Em 2019, o Brasil se comoveu com a história de um pai que, vendo a dificuldade da filha em encontrar concentração para os estudos na casa de caseiro em que viviam, decidiu construir para ela – então estudante do curso de Direito – um quartinho de estudos de bambu.
Tendo, de lá para cá, estagiado no Tribunal de Justiça, na Defensoria Pública e na Procuradoria do Estado, Gisele, em reportagem produzida pela Sou Petrópolis em julho, já se preparava para prestar a segunda fase do exame da OAB. Ela também foi aprovada na faculdade com TCC nota 10.
Foto: Arquivo pessoal Gisele Cassin
Auxiliar técnico da seleção brasileira sub-23, o petropolitano Gustavo Leal, que começou a carreira como preparador físico do Clube Serrano em 2006, entrou com pé direito em sua primeira Olimpíada e trouxe para casa a medalha de ouro após partida entre Brasil e Espanha em agosto deste ano.
Foto: Arquivo Pessoal Gustavo Leal
Destaque no ramo da Moda Sustentável em Petrópolis, a designer de moda Juliana Pinto participou da gravação de uma série documental sobre mulheres negras empreendedoras. Criadora da marca Relevo, que transforma guarda-chuvas quebrados em roupas, ela tem obtido destaque Brasil afora.
Foto: Divulgação Relevo
1- [Agosto] Vídeo de filha indo buscar os pais em barzinho de Itaipava viraliza
No vídeo, a estudante medicina Patrícia Leporage, de 26 anos, está dentro do carro com o noivo, enquanto a mãe de 63 anos e o pai, de 68, cantam e dançam ao mesmo tempo em que criam desculpas para não ir embora. A imagem ganhou a internet e traduziu a importância da alegria em estar vivo.