Connect with us

Petropolitana transforma guarda-chuvas quebrados em roupa e cria marca sustentável

Cidade

Petropolitana transforma guarda-chuvas quebrados em roupa e cria marca sustentável

A Relevo reúne tudo que uma marca precisa ter: originalidade, consciência ambiental e representatividade. Criada pela petropolitana e designer de moda Juliana Pinto, de 24 anos, a empresa tem a proposta de transformar guarda-chuvas quebrados, que provavelmente iriam para o lixo, em roupas e acessórios exclusivos.

Fotos Divulgação Relevo

A ideia da Relevo surgiu através de um trabalho de faculdade, no qual Juliana teria que desenvolver uma marca de moda sustentável, desde o nome até a peça final. “Fui pra casa e pedi ajuda a minha mãe, e ela disse que tinha pego com a vizinha uns tecidos de guarda-chuva e que talvez eu conseguiria fazer alguma coisa com aquilo. Foi aí que tive a ideia de fazer um casaco com esse material. Fiz, apresentei o produto e foi um super sucesso”, conta a eco designer e CEO da empresa.

Um ano após ter desenvolvido esse projeto na faculdade, Juliana resolveu empreender e tirar a ideia do papel. A família dela, que também é a equipe e o motor da empresa, abraçou a proposta e, aos poucos, a marca ia ganhando forma e conceitos fortes.

Fotos Divulgação Relevo

Mais do que vender roupas estilosas e sustentáveis, a empreendedora queria exaltar as raízes da Relevo através de suas criações. Fundada por uma mulher negra, Juliana sempre teve uma preocupação muito grande com a representatividade da sua marca, optando por dar destaque a modelos negros. “Damos um super valor pra nossa comunidade e valorizamos a cultura preta de todas as formas que podemos. Vivemos numa sociedade e em uma estrutura extremamente racista, e isso é muitas vezes ‘velado’. Na Relevo, eu, enquanto mulher preta, vou defender nossas causas até o fim, dando visibilidade e representatividade pras pessoas negras”.

Fotos Divulgação Relevo

Fundada em 2018, Juliana conta que além da Relevo ser uma marca 100% petropolitana, todo o conceito dela foi inspirado aqui na sua cidade natal. “Já que Petrópolis é formada por montanhas e alto relevo, e conhecida por ser uma cidade chuvosa, fizemos o match entre um lugar que chove muito com casacos impermeáveis que protegem da chuva”, explica.

Fotos Divulgação Relevo

Mas o sucesso foi tanto que hoje a marca já vende para outras cidades, através do site e das redes sociais, e busca expandir ainda mais o negócio. “Estamos conseguindo atingir um alto nível de pessoas residentes aqui, a informação se espalha e chega nas pessoas mais rápido por ser uma cidade ‘pequena’. A maioria das pessoas é bem receptiva com a nossa proposta, mas em visão de expansão acredito que seja necessário termos uma base nas capitais, pra assim conseguir levar a relevo de Petrópolis para o mundo”, finaliza Juliana.

Como encontrar os produtos da Relevo e apoiar essa marca local?

Site: www.relevostore.com.br

Instagram: @relevostore

E após a abertura do comércio, as peças vão estar disponíveis no espaço multicultural O Sobrado, em Petrópolis.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir