Connect with us

Vestígios históricos são encontrados em escavações no entorno do Palácio de Cristal

Cidade

Vestígios históricos são encontrados em escavações no entorno do Palácio de Cristal

Um dos principais pontos turísticos da cidade está fechado para obras desde 2019. Quando começaram as intervenções, o Iphan exigiu um projeto de monitoramento arqueológico. As escavações iniciaram nesta semana e já foram encontrados pedaços de louça inglesa e brinquedos.

Quem passa pelo Centro Histórico desde 2019 observa que o Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos da cidade, está em obras. O que ninguém poderia imaginar é que durante esse projeto de recuperação do espaço fossem encontrados vestígios do período imperial.

Foto Divulgação Prefeitura de Petrópolis

Isso mesmo. A demora para o andamento das obras teve um motivo: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou no ano passado exigindo um projeto de monitoramento arqueológico, que só foi aprovado recentemente e conta com uma empresa especializada.

Foto: Daniel Câmara – PMP

A escavação começou na segunda-feira (24) e técnicos e arqueólogos já descobriram algumas relíquias, como pedaços de louça inglesa, brinquedos e fragmentos de construção.

Uma equipe de arqueólogos está trabalhando na terra retirada das valetas escavadas no início da reforma do espaço. Máquinas peneiram a terra e ajudam na busca por materiais com relevância histórica e cultural. Além dos arqueólogos, a empresa contratada para o serviço possui em seu staff uma historiadora, que fará a ligação das possíveis descobertas ao contexto histórico do Palácio de Cristal.

“O Palácio de Cristal é um monumento de extrema importância para Petrópolis. O local já foi usado como espaço de exposição hortícola e, no século XX passou a ser sede de diversos eventos. Assim permanece até hoje”, diz Roselene Martins, historiadora da Grifo Arqueologia, contratada pela Engeprat, empresa responsável pelas obras do palácio, após licitação realizada pela Prefeitura. “O trabalho arqueológico serve para resgatar a cultura material do Palácio, para recuperar os vestígios de todas as pessoas que passaram por aqui durante esse tempo”, explica.

Neste primeiro momento, o trabalho dos arqueólogos será analisar toda a terra retirada na abertura das valetas para aterramento dos fios da rede elétrica do Palácio. A expectativa é que no processo sejam encontrados vestígios de material cultural de até 150 anos.

“Aqui já foram encontrados no primeiro dia, alguns fragmentos de louças do século XIX e vidros provavelmente de procedência italiana. Após esse trabalho de peneiramento dessas valas abertas que envolvem o palácio, serão feitas algumas sondagens e o monitoramento contínuo das obras que serão feitas aqui”, detalha Giovani Scaramella, arqueólogo que é diretor da empresa que executa o serviço especializado no Palácio de Cristal.

Doutor em História e professor da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Leandro Gavião analisa a importância histórica desses vestígios que estão sendo encontrados.

“A cultura material é uma fonte importante para ajudar a compreender melhor o passado. Esses objetos podem contar um pouco mais da história da cidade e, dependendo da quantidade e da relevância do que for encontrado, podem compor o acervo de algum museu local”, diz.

Sobre o Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal é responsável por contar parte da história do Brasil. Localizado na cidade planejada pelo imperador D. Pedro II, foi erguido em um local onde ficava a Praça da Confluência ou de Passeio Público, onde aconteciam exposições hortícolas e cultos religiosos públicos. A construção ocorreu no ano de 1884.

Uma estrutura pré-montada foi encomendada da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na França pelo Conde d’EU e inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. Trata-se de um presente entregue à sua esposa Princesa Isabel para que ela pudesse cultivar suas flores e hortícolas.

De acordo com o prefeito interino Hingo Hammes, a expectativa é que o Palácio de Cristal seja reaberto ainda este ano.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir