Connect with us

Diretoria do HAC diz que a internação do bebê com coronavírus não se deve aos sintomas da Covid-19

Cidade

Diretoria do HAC diz que a internação do bebê com coronavírus não se deve aos sintomas da Covid-19

Menina está internada na unidade neonatal do Hospital Alcides Carneiro. Equipe médica suspeita que contágio tenha ocorrido durante o parto, na última semana.

Ela nasceu no último dia 19 e já vem travando uma verdadeira batalha pela vida. Com resultado positivo para os exames de coronavírus, a menina mantém um quadro de saúde grave, porém estável, em um dos leitos da unidade neonatal do Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas. A criança nasceu num parto, considerado pela equipe médica, complicado e urgente. Segundo informações do próprio hospital, a mãe entrou na unidade já em trabalho de parto e sem nenhum dos exames requisitados no acompanhamento natural da gestação, por intermédio do pré-natal.

Foto Divulgação

De acordo com o Diretor Médico do HAC, Dr. Victor de Souza, embora a criança já possua a confirmação para a COVID-19, ela não apresenta sintomas claros da doença que justifiquem sua internação.

“Ela está respirando por meio de ventilação mecânica porque aspirou muitos líquidos durante o parto difícil, inclusive fezes, o que afetou, diretamente, os pulmões que ainda são frágeis. Muitas pessoas acreditam que a COVID-19 tenha a empurrado para o quadro de saúde atual, o que não procede. Ela está entubada por complicações que nada tem a ver com o Coronavírus. A mãe nunca fez os exames pré-natais e isso dificultou muito o momento do parto. A equipe médica fez um verdadeiro milagre para salvar a criança”, afirmou o médico.

Após o parto, a mãe apresentou severa crise respiratória e também precisou de ajuda com aparelhos de respiração artificial. Ela permaneceu internada até dia 23 de abril, quando faleceu. Médicos responsáveis pelo caso suspeitam que a contaminação possa ter ocorrido durante o parto da menina. A equipe técnica da Secretaria de Saúde do município permanece aguardando para a próxima semana o resultado dos exames realizados na paciente, que teve seu exame coletado no último dia 20.

Boletim Epidemiológico de Petrópolis

De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira (30/04), Petrópolis tem 500 casos testados na cidade. Deste total, 179 resultaram negativo, 152 positivos e 169 estão em análise. Há 52 pacientes internados, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, há 50 pessoas recuperadas do coronavírus e 15 óbitos suspeitos sendo investigados.

Veja também:

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir