Connect with us

Representantes do comércio pedem reabertura dos estabelecimentos de forma gradual e responsável em Petrópolis

Cidade

Representantes do comércio pedem reabertura dos estabelecimentos de forma gradual e responsável em Petrópolis

A solicitação enviada à prefeitura pede que o comércio volte a funcionar a partir do dia 02 de maio.

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Associação da Rua Teresa (ARTE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) protocolaram na prefeitura ofícios solicitando a reabertura do comércio a partir do dia 02 de maio. As entidades defendem que a reabertura seja feita de maneira responsável com horários diferenciados e com normas rígidas de segurança no ato dos atendimentos.

“Esperamos que o momento de instabilidade seja superado logo e, acreditamos que o poder executivo vai avaliar as sugestões expostas nos documentos protocolados para evitar uma tragédia ainda maior com milhares de desempregados em nossa querida cidade”, reforça Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.

Foto Divulgação / Sicomércio

A prefeitura de Petrópolis/RJ anunciou que a partir do dia 04 de maio o uso de máscaras será obrigatório para toda a população. Essa é uma das medidas que podem facilitar a retomada da economia. A solicitação das entidades que representam o comércio da cidade ainda considera outras ações para que seja possível a reabertura, como distanciamento adequado na hora do atendimento, uso frequente de álcool em gel, tanto por funcionários quanto por clientes, higienização reforçada das lojas e esquemas de atendimento que evitem aglomerações nos estabelecimentos. Para Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (ARTE), a reabertura precisa ser feita com responsabilidade.

“Com cuidado e de forma gradual a economia da cidade pode voltar a funcionar. Entendemos o momento de preocupação com a pandemia de Covid-19 e entendemos, também, que é um momento novo, e que a cada dia os protocolos mudam. Mas não podemos fechar os olhos para uma das consequências do isolamento social que é o desemprego.”

Proposta de reabertura

O período pós-quarentena será um desafio para os mais variados setores, e não será diferente para o comércio. Para preparar funcionários e gestores para esse novo momento serão oferecidos cursos de capacitação com foco na pandemia. O curso básico tem carga horária aproximada de 90 minutos e aborda os seguintes aspectos: o que é o novo Coronavírus, como se transmite, principais cuidados, sinais e sintomas da pessoa contaminada, cuidados no retorno para casa, cuidados no local de trabalho, cuidados gerais.

“O MercoSerra fechou uma parceria com o Instituto Mix para oferecer esses cursos ao comércio. Temos que nos preparar para esse “novo normal”. Queremos reabrir o comércio com toda a responsabilidade que a situação pede. Não queremos expor ninguém ao vírus. Precisamos pensar em um equilíbrio entre as medidas adotadas pelas autoridades propondo um plano para retomada das atividades do comércio de bens e serviços, de forma gradual, com segurança para empregadores, empregados e clientes”, afirma Marcelo.

Em um dos ofícios protocolados, o Sicomércio sugere que o comércio volte a funcionar com horários diferenciados. Rua Teresa e Rua Aureliano Coutinho com funcionamento entre 10h e 16h; Centro Histórico, Rua 16 de Março e ruas adjacentes entre 12h e 18h; Estabelecimentos de serviços das 9h às 17h, com um único turno de trabalho e shoppings centers entre 12h e 20h, também com redução de empregados.

Boletim Epidemiológico de Petrópolis

De acordo com o boletim epidemiológico de terça-feira (28/04), Petrópolis tem 451 casos totais testados para a Covid-19. Destes, 155 deram negativo, 144 positivos, 152 casos em análise, isto é, aguardando os resultados dos exames laboratoriais, 46 pacientes internados, 09 óbitos e 36 pessoas recuperadas. Mais 15 óbitos são investigados pela vigilância epidemiológica, que aguarda o resultado do teste para coronavírus.

Veja também:

Cerca de 53% dos casos da Covid-19 em Petrópolis têm de 30 a 49 anos; média de idade dos óbitos é de 67 anos

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

Petrópolis estuda plano estratégico para retomada gradual do comércio

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras para toda a população em Petrópolis

Coronavírus: 51 profissionais da saúde de Petrópolis estão afastados com suspeita da Covid-19

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir