Connect with us

Dia Mundial do Turismo: Petrópolis recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano

Cidade

Dia Mundial do Turismo: Petrópolis recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano

A cidade é um dos destinos mais procurados nos meses de janeiro, abril, maio, junho e julho

Petrópolis respira história, cultura e tem no turismo um dos principais motores da sua economia. Neste Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta quarta-feira (27), veja a importância do segmento para a cidade.

Foto: Serra Drone

De acordo com informações do Observatório Regional de Turismo, em 2022, Petrópolis recebeu cerca de dois milhões de visitantes, sendo responsável por pouco mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.

Importante títulos

Nos últimos anos, o município recebeu importantes títulos como Capital Estadual das Unidades de Conservação, Capital Estadual do Canto Coral, Capital Estadual do Casamento, Capital Estadual da Cerveja, Capital Estadual da Moda e Capital Estadual dos Produtos Orgânicos, mostrando a potência dos segmentos para o turismo.

Saiba mais: Veja 5 segmentos em que Petrópolis tem título de Capital Estadual 

Foto: Luís Henrique Lucas

Atrativos culturais

De acordo com o Observatório Regional, além do charme do inverno e da calma, Petrópolis se destaca pelos atrativos históricos – culturais, entretenimento, festas culturais e edifícios tombados e com interesse histórico.

Principal ponto turístico da cidade, o Museu Imperial é o que mais recebe visitas durante o ano – chegando a 200 mil visitas, seguido do, recém inaugurado, Museu Casa Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Casa do Colono e o Museu de Porcelana.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Esses museus se juntam a outras 13 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, como a Casa de Petrópolis, o Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha.

Quanto às festas, as mais conhecidas são a Bauernfest, os festivais de inverno, o Bunka Sai, o Serra Serata e o Natal Imperial. Mas não são só essas. Silvia Guedon, secretária de Turismo de Petrópolis, destaca os eventos públicos e privados e em espaços públicos para o aumento de 650 mil turistas, que são aqueles que pernoitam na cidade.

Foto: Divulgação PMP

“São eventos como o Rock the Mountain e Copa Internacional de Mountain Bike, que constam em nosso calendário anual, que também impactam diretamente o turismo da cidade”, explica.

Hospedagem

Dados do Petrópolis Convention e Visitors Bureau mostram que em 2022, a ocupação média da rede hoteleira ficou em 60%, com finais de semana ultrapassando os 80%, na alta temporada de inverno. Em 2023, até o momento, o percentual já é de 62%, nos finais de semana.

Foto: Sou Petrópolis

“O Petrópolis Convention tem a missão de apoiar e captar eventos que não apenas promovem a cidade, mas também enaltecem a cultura local, impulsionam a economia e contribuem para o desenvolvimento sustentável de Petrópolis. Trabalhamos para conectar as pessoas, cria memórias e fazer de Petrópolis um destino turístico excepcional”, coloca Samir el Ghaoui, presidente do PC&VB.

Promovendo Petrópolis

Junto a agentes públicos e privados do setor, o Convention leva Petrópolis a feiras, congressos e eventos, como a ITB Berlim, na Alemanha, uma das principais feiras de turismo do mundo, realizada em maio e a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL – 23), realizada em abril. Neste segundo semestre, o PC&VB participa do Mundial de la Biere, da ABAV 2023, da Expo Rio e também do Petrópolis Business.

Atividades Turísticas

Turismo Religioso

Com mais de 310 templos religiosos, Petrópolis é um dos grandes polos do turismo deste tipo no Estado do Rio de Janeiro. Além dos famosos templos cristãos, a cidade também conta com construções do judaísmo, islamismo e espiritismo.

Foto Divulgação

Patrimônios Naturais

O Ecoturismo também é um dos pontos fortes de Petrópolis. Com Parques Naturais de diversos tipos, como o da Ipiranga e reservas naturais como a de Araras, Petrópolis também tem parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em seu território (PARNASO).

Foto: Mala de Aventuras

Rotas turísticas

As rotas turísticas também são bastante conhecidas na cidade imperial. Além da Serra Verde Imperial, fundada por Dom Pedro II, Petrópolis tem em seus limites a Estrada Real e a Rota Cervejeira.

Fotos: Divulgação Cervejaria Colonus

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir