Connect with us

Veja 5 segmentos em que Petrópolis tem título de Capital Estadual

Cidade

Veja 5 segmentos em que Petrópolis tem título de Capital Estadual

Canto Coral, Casamento, Cerveja, Moda e Produtos Orgânicos são as referências da cidade no Rio de Janeiro

Os destaques de Petrópolis são muitos, mas existem aqueles que cresceram tanto que viraram referências.

Histórica, a Cidade Imperial é o grande expoente do Rio de Janeiro no que se refere a canto coral, casamento, cerveja, produtos orgânicos e moda. Por lei, a cidade é a Capital Estadual de cada uma destas categorias.

Saiba mais sobre o que credencia Petrópolis a ser a referência destes assuntos no estado!

1. Capital Estadual do Canto Coral

Em vigor desde outubro de 2019, a lei que garante a Petrópolis o título de Capital Estadual do Canto Coral foi sancionada pelo então governador Wilson Witzel.

No texto que justifica a escolha, é exaltada a existência do Coral dos Canarinhos, o mais antigo coro de meninos em atividade no Brasil.

Além deste, outros nomes como Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, Coral da Universidade Católica de Petrópolis, Coral de Petrópolis e Jovens Princesas de Petrópolis também são citados como destaques.

Outro detalhe importante é sobre a Sociedade Coral Concórdia, fundada em 1863. Mais antiga do país, a sociedade fazia apresentações para Dom Pedro II e esteve em atividade até 1936.

Foto: Divulgação

Saiba mais: Petrópolis se torna, oficialmente, a Capital Estadual do Canto Coral

2. Capital Estadual do Casamento

Idealizado pelo deputado Gustavo Tutuca, o projeto que deu a Petrópolis a nomenclatura de Capital Estadual do Casamento foi oficializado em 25 de abril de 2022.

No texto, o político destacou que a cidade, além das belezas naturais e culturais, recebe, em média, 700 casamentos por ano, além de ter mais de 100 espaços para a realização das cerimônias.

O mercado dos casamentos gera, atualmente, mais de cinco mil empregos, direta ou indiretamente em Petrópolis. A realização dos eventos movimenta todo o comércio local, como hotéis, restaurantes e salões de beleza.

Foto: Giovani Garcia

Saiba mais: Petrópolis conquista título de Capital Estadual do Casamento

3. Capital Estadual da Cerveja

Berço da Cerveja, Petrópolis é a Capital do segmento desde junho de 2017. Também de autoria de Gustavo Tutuca, o projeto cita a cidade como lar da cervejaria mais antiga do Brasil, a Bohemia.

Além disso, a Bauernfest é o principal evento de Petrópolis, que também tem a vocação para as cervejas artesanais, com mais de 60 produtores independentes.

Fotos: Divulgação

Saiba mais: Cervejarias de Petrópolis se unem e criam tour cervejeiro com desafios, passaporte e até prêmios

4. Capital Estadual da Moda

Um dos mais antigos dos títulos, o de Capital Estadual da Moda foi proposto e aprovado em julho de 2012, pelo então deputado Luiz Paulo.

Na ocasião, ele ressaltava os polos de moda da Rua Teresa, do Bingen e de Itaipava como justificativas para a cidade receber o título.

A Rua Teresa, por exemplo, gera milhares de empregos, sendo um dos destaques estaduais na venda de roupas. Além da venda, a confecção também é um ponto forte, com mais de mil registradas na cidade.

Foto: Sou Petrópolis

Saiba mais: Quatro polos de moda para fazer compras em Petrópolis

5. Capital Estadual dos Produtos Orgânicos

Com mais de 100 produtores orgânicos espalhados pelo município, Petrópolis é, desde 2018, a Capital Estadual dos Produtos Orgânicos.

Como característica principal desses produtos, está a ausência de agrotóxicos, o que atrai o público que busca uma alimentação mais saudável.

O destaque é tão grande, que a produção petropolitana representa cerca de 13% do total da produção do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Saiba mais: 7 produtores rurais para comprar e apoiar no Horto Mercado, em Itaipava

Não é Capital, mas também possui destaque:

Montanhismo

Apesar de não ser o principal destino dos amantes do Montanhismo no Rio de Janeiro, Petrópolis declarou a atividade como um dos seus patrimônios culturais.

A justificativa é feita com base na facilidade de acesso às trilhas e montanhas, além dos diferentes biomas e pela presença do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), que tem mais de 200 km de trilhas e é a maior rede da atividade do Brasil.

O Montanhismo foi reconhecido como patrimônio em 5 de maio de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo prefeito Rubens Bomtempo.

Foto: Luiz Henrique Lucas

Saiba mais: Com o Montanhismo como patrimônio cultural, Petrópolis tem aumento na procura por trilhas

Mountain Bike

Com o maior expoente do esporte sendo o petropolitano Henrique Avancini, Petrópolis entrou no calendário da realização das provas da modalidade.

Embaixador do esporte, Avancini quer trazer cada vez mais eventos de Mountain Bike para o município, consolidando Petrópolis como referência da atividade no Brasil.

Em 2022, Petrópolis voltou, após 17 anos, a receber a Copa do Mundo de Mountain Bike, o que representa um grande passo rumo ao título.

Foto: Fabio Piva

Saiba maisCopa do Mundo de Mountain Bike movimenta economia de Petrópolis em mais de R$ 30 milhões

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir