Connect with us

Dia do Esportista: relembre 7 histórias de petropolitanos inspiradores

Esporte

Dia do Esportista: relembre 7 histórias de petropolitanos inspiradores

Corredores, lutadores, jogadores de futebol e muito mais!

Neste dia 19 de fevereiro é comemorado o Dia do Esportista, data que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de atividades físicas. Para incentivar mais pessoas a seguirem o caminho do esporte, a Sou separou 7 histórias de petropolitados inspiradores para se inspirar, confira!

1. Atleta que conduziu a Tocha Olímpica

Nascido em Petrópolis, Márcio Sobral tem 88 anos e muitas histórias para contar. Entre elas, estão as 43 medalhas vencidas pelo competidor, todas conquistadas nas décadas de 1950 e 1960, além da condução da Tocha Olímpica, em 2016.

Hoje, o esportista é usuário de cadeira de rodas, mas ainda tem a mesma energia de quando começou a vida no esporte, ainda como uma criança apaixonada pelo futebol, no Quitandinha.

Leia mais: [Personalidades Petropolitanas] Conheça o atleta petropolitano, de 87 anos, que já conduziu a Tocha Olímpica

Foto: Arquivo Pessoal Márcio Soares

2. Campeã nacional de esgrima

Fabiana Soares ocupa, no ranking nacional da Confederação Brasileira de Esgrima, o primeiro lugar do Brasil no sabre, o segundo no florete e o terceiro na espada na categoria em cadeira de rodas. Nascida com um encurtamento numa das pernas – agravado depois de uma cirurgia malsucedida, a petropolitana é definida pela força do seu querer e por sua habilidade de enxergar nas dificuldades a motivação para superar a si mesma.

Leia mais: #Petropolitanos Talentosos: conheça a história da atleta que é campeã na esgrima em cadeira de rodas

Foto: Arquivo Pessoal

3. Petropolitano no Fluminense

Gustavo Dohmann, de 17 anos, está no início da caminhada para realizar o sonho de milhares de jovens brasileiros, representar um grande time de futebol, ser amado por uma torcida e ganhar títulos. O petropolitano é a promessa da base do Fluminense e foi convocado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição de base do Brasil.

Leia mais: Jogador petropolitano do Fluminense é convocado para a Copa São Paulo, maior competição de base do Brasil

Foto: Divulgação/FFC

4. Atleta revelação

Aos 23 anos, o petropolitano João Fernando Accioly se tornou a revelação do ano de 2022 pela revista Trail Running. Competir em uma modalidade emergente como a corrida de trilhas é muito difícil. Mas nada que tire a vontade do Ratinho, como também é conhecido, de superar obstáculos.

Leia mais: Conheça João Fernando Accioly, o atleta petropolitano revelação das corridas de trilhas

Foto: Reprodução do Instagram

5. Exemplo de superação

Daniel Chaves, de 34 anos, é um dos três brasileiros que disputaram a maratona masculina de atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em julho de 2021 o atleta participou do quadro “Quem quer ser milionário?”, do programa Caldeirão do Huck, onde conquistou R$ 100 mil para construir a casa de sua mãe. Na época, o petropolitano dividiu com o público um pouco da sua trajetória no esporte e história de superação na vida.

Leia mais: Atleta olímpico de Petrópolis é exemplo de superação

Foto: Reprodução TV Globo

6. Primeira PcD a competir no Kart

Portador de paralisia cerebral, Douglas Mattos será a primeira pessoa com deficiência a correr no Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece em março de 2023.

Leia mais: Petropolitano com paralisia cerebral participará do Campeonato Brasileiro de Kart em 2023

Foto: Arquivo Pessoal

7. Faixa preta aos 77 anos

A petropolitana Vera Cals, de 77 anos, começou a praticar Jiu-Jítsu há uma década e, desde então, não parou. Faixa preta no esporte, a atleta pratica musculação e spinning duas vezes por semana.

Toda essa conexão com o mundo dos esportes não poderia ser diferente. Verinha é filha de Affonso Évora, jogador de basquete que trouxe a primeira medalha olímpica em esporte coletivo para o Brasil, nas Olimpíadas de Londres, em 1948.

Leia mais: Conheça a petropolitana Vera Cals, faixa preta em Jiu-Jitsu aos 77 anos

Foto: Reprodução Instagram @veracals

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir