Connect with us

Conheça a petropolitana Vera Cals, faixa preta em Jiu-Jitsu aos 77 anos

Esporte

Conheça a petropolitana Vera Cals, faixa preta em Jiu-Jitsu aos 77 anos

Verinha esbanja jovialidade e motiva a prática de esportes, em especial, para os mais velhos

Praticante de Jiu-jítsu há uma década, a petropolitana Vera Cals, de 77 anos, é faixa preta no esporte. Para além dos benefícios dos exercícios físicos regulares, Verinha, como também é chamada, vê na arte marcial uma forma de conviver com pessoas que ama e viraram sua família, além de continuar se mantendo ativa.

Foto: Reprodução Instagram @veracals

“O jiu-jítsu se tornou grande parte da minha essência. É um estilo de vida que une uma atividade física desafiadora, vigorosa, de muito raciocínio, força e resistência, atributos que considero perfeitos e necessários pra manter minha saúde aos 77 anos e além”, comenta.

Importância do esporte

Além da luta, Vera pratica musculação e spinning duas vezes por semana. Entre as décadas de 1980 e 1990, participou de diversas corridas de rua, foi campeã de boliche, dançarina de balé clássico por muitos anos e nunca ficou sem exercícios físicos regulares.

“Precisamos estar com a musculatura forte pra suportar nossas articulações, pra controlar a ansiedade, o peso, a postura, sair de casa, ver gente e trocar ideias. Atividade física para qualquer pessoa é fundamental, mas é obrigatório e prazeroso para idosos que querem ser jovens por bastante tempo”, ressalta.

Foto: Reprodução Instagram @veracals

Trajetória na arte marcial

Toda essa conexão com o mundo dos esportes não poderia ser diferente. Verinha é filha de Affonso Évora, o Fon-Fon, atleta de basquete e integrante da equipe que trouxe a primeira medalha olímpica em esporte coletivo para o Brasil, nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Além disto, o marido dela, Fernando Cals, também era praticante assíduo de basquete e polo aquático.

A ligação com o jiu-jítsu, porém, veio apenas em 2012, quando, por sugestão de sua filha que também queria praticar a arte, Vera se embrenhou neste mundo. “Fui encorajada por duas companheiras de treino na Academia Crézio, Thauany e Maynne. Duas meninas com menos de 20 anos que acreditaram em mim e resolveram tornar uma mulher de 67 anos, na época, em uma faixa preta do jiu-jítsu”, brinca.

Em 2015, Vera entrou na Gracie Barra, onde está até hoje e conquistou a faixa preta, em julho de 2021. No Instagram @veracals, a lutadora compartilha um pouco da sua trajetória no esporte.

Foto: Reprodução Instagram @veracals

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir