Connect with us

Roteiro de primavera: 13 programas de lazer para aproveitar essa estação em Petrópolis

Lazer

Roteiro de primavera: 13 programas de lazer para aproveitar essa estação em Petrópolis

Natureza local é um convite para aqueles que querem aproveitar a beleza e os atrativos turísticos da cidade

*Matéria atualizada no dia 20 de outubro de 2023 às 16h

Com a primavera, os petropolitanos e turistas buscam opções de programas ao ar livre para aproveitar a estação mais florida do ano na Serra.

Desde fazer uma trilha a um piquenique no Horto Brejal, confira 13 lugares para curtir a primavera em Petrópolis.

1. Piquenique no Horto Brejal

Localizado na Posse e a menos de 30 minutos de Itaipava, o Horto Brejal conta com uma extensa área verde, plantas ornamentais e um lago para que os visitantes possam aproveitar o dia em meia a natureza. Para quem quiser fazer um piquenique no local, o próprio empreendimento oferece produtos locais, cestinhas, bandejas e toalhas.

Localização: Estrada do Brejal, 5500 – Posse

Entrada: gratuita, mediante consumo na loja do Horto. É necessário ainda realizar a reserva antes de visitar o local, pelo Whatsapp: (24) 99301-2116. A agenda abre sempre às segundas-feiras.

Mais informações: @hortobrejal

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

2. Passeio no Orquidário Binot

Orquidário mais antigo do Brasil, o Binot foi fundado em 1870, no Retiro, e é uma atração à parte aos admiradores da natureza. O espaço reserva mais de mil espécies de plantas e flores, dentre elas bromélias e orquídeas, e ainda conta com um lindo lago de peixes na entrada.

Localização: R. Fernandes Vieira, 390 – Retiro, Petrópolis

Entrada gratuita

Mais informações: @orquidariobinot

Fotos: Reprodução/Instagram @dudaiannuzzi – @leandrosaucer

3. Visitar o Vale do Amor

Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale do Amor é uma reserva de Mata Atlântica de mais de dois milhões de metros quadrados preservados. Os jardins tranquilizam, encantam e conduzem os visitantes a momentos de conexão e bem-estar.

Localização: Estrada Mata Cavalo s/n, Fazenda Inglesa (para mais informações sobre como chegar, acesse @santuariovaledoamor

Entrada: R$ 20 por pessoa – crianças de até cinco anos não pagam. Pagamento somente em dinheiro.

Saiba mais:

Fotos: Reprodução/Instagram @amadaviajante e @jedrones

5. Comprar flores no Paraíso das Flores

O Paraíso das Flores é uma floricultura e casa de jardinagem localizada no Quintal do Prado, em Corrêas. Variado e cativante nos detalhes, o ambiente rende fotos lindas! Lá é possível encontrar desde mudas para horta a samambaias, suculentas e flores de Holambra!

Localização: Estrada União e Indústria, 3111, Corrêas

Mais informações: @paraisodasflores.petropolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Passar um dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos ( Parnaso), um dos pontos turísticos mais queridos pelos petropolitanos e fãs da natureza, agora está com entrada gratuita. Criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do Brasil e uma das mais importantes reservas biológicas de proteção à Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Localização: Estrada do Bonfim – Corrêas

Entrada gratuita

Mais informações: PARNASO: 6 motivos para visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos neste verão

Fotos: @loucosporviagem e @Brenomadeira

8. Tirar fotos das sapucaias na Praça da Liberdade

A florada das sapucaias já começou e estão atraindo os olhares de quem passa pela Praça da Liberdade e ao seu redor. Para quem busca um bom cenário para fotos, anota essa dica aí!

Saiba maisCom a chegada da primavera, sapucaias florescem e colorem paisagem em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

9. Aproveitar a vista do Trono de Fátima

Concebida pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor, a imagem da Santa, esculpida em mármore branco, traz uma cúpula com sete colunas que representam os dons do Espírito Santo. Além da bela escultura, o lugar oferece uma vista privilegiada do Centro Histórico e um dos melhores pastéis da cidade.

Localização: Rua Padre Moreira – Valparaíso. O local pode ser visitado aos finais de semana, de 9h às 18h, com entrada franca.

Saiba mais: 15 passeios para fazer a pé no Centro de Petrópolis saindo da Praça da Liberdade

Fonte: Arquivos Sou Petrópolis

10. Fazer a trilha da Casa de Petrópolis – Casa dos Sete Erros

Talvez você não saiba, mas no jardim da Casa de Petrópolis é percorrer uma pequena trilha, de 116 metros de extensão. No trajeto, podem ser vistas espécies nativas da Mata Atlântica, com árvores centenárias cujo tamanho monumental se torna um atrativo à parte. Ela está localizada ao lado direito de quem olha para a fachada do imóvel e foi encomendada no século 19 pelo proprietário original, José Tavares Guerra.

A Casa de Petrópolis fica no Centro Histórico, no número 716 da Avenida Ipiranga. Seu funcionamento acontece de quarta a domingo, das 10h às 16h.

Saiba mais: Você sabia que a visitação à Casa de Petrópolis é gratuita para petropolitanos às quartas-feiras?

Foto: Divulgação Casa de Petrópolis e Reprodução Instagram @aqui.no.rio

11. Relaxar e tirar fotos no gramado do Palácio Quitandinha

Projetado para ser o maior hotel-cassino das Américas, o Palácio Quitandinha atrai por seu luxo e grandiosidade, mas também pelos detalhes e curiosidades que o tornam um dos mais bonitos e intrigantes cartões-portais de Petrópolis. Ao todo, o palácio reúne 50 mil metros quadrados e seis andares. No gramado, o ângulo perfeito para admirar a arquitetura e história exaladas pelo local.

Palácio Quitandinha – Foto: Henry Kappaun

12. Participar de uma das aulas de yoga no jardim do Museu Imperial

Regida pela ideia de inclusão, o projeto Yoga para Todos, idealizado pelo professor Fábio Goulart, é aberto ao público em geral, independente de idade ou experiência, e sem custo para quem participa. As aulas acontecem aos domingos, a partir das 9 horas, no gramado do Museu Imperial, com exceção dos dias de chuva. Semanalmente, um dos professores que tocam o projeto comanda a aula.

Saiba mais3 lugares ao ar livre para praticar aulas de yoga gratuitas em Petrópolis

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

13. Campo de flores do Sr. Fernando

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, uma propriedade rural guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis que tem estado sob o radar de visitantes. Mantido pelo Sr. Fernando, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano. Para acompanhar e saber quando acontece a próxima visitação, é só acompanhar a Sou no Instagram @soupetropolis

Endereço: Estrada Vila Suzana, 210, Miguel Pereira (com acesso pelo Vale das Videiras)

Mais informações: @valedogirassol

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

E você? Conhece mais algum local em Petrópolis para quem ama a estação mais florida do ano? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir