Connect with us

8 opções de parques e vales para se conectar com a natureza em Petrópolis

Lazer

8 opções de parques e vales para se conectar com a natureza em Petrópolis

Do Centro a Itaipava, para quem busca um pouquinho de “liberdade”

Com a pandemia cresceu a busca dos petropolitanos por ambientes ao ar livre capazes de proporcionar breves momentos de “liberdade”. Pensando nisso, a Sou Petrópolis reuniu 8 opções de parques e vales cuja atmosfera é ideal para quem quer caminhar ou se conectar com o silêncio e a tranquilidade da natureza seja no Centro da cidade ou em Itaipava.

1. Vale do Amor

Chega a ser desafiador descrever a visitação a um local que se manifesta de uma forma única dentro de cada um. Santuário a céu aberto, o Vale do Amor é regido pela ideia de que existem diferentes caminhos para vivenciar o sagrado. Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale tem se tornado cartão-postal da cidade e parada obrigatória para quem visita a cidade.

Foto: Reprodução/Instagram @tonaserrarj – Marcus Moura

Endereço: O Vale do Amor fica na Estrada Mata Cavalo s/n. A página do Vale no Instagram traz um passo a passo de como chegar até lá, mas é importante que você já tenha em mente que, por se tratar de um local mais “escondidinho”, o percurso traz cerca de 2,5 km de estrada de terra até o destino final.

Horário de funcionamento: de 8h às 17h.

Preço: R$ 15 por pessoa (somente em dinheiro) – crianças de até cinco anos não pagam

2. Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)

Após anunciar a reabertura da “parte baixa” do Parque Nacional Serra dos Órgãos, o PARNASO Petrópolis divulgou, no dia 25 de fevereiro, a liberação do acesso à “parte alta” do complexo, que dá acesso ao famoso Morro do Açu. Por enquanto, só será possível fazer passeios bate e volta, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pela administração do parque. Portanto, a A Travessia Petrópolis x Teresópolis continua com o acesso proibido.

Fotos: Instagram @maladeaventuras

Endereço: Estrada do Bonfim – Corrêas, Petrópolis – RJ.

Horário de funcionamento: entrada liberada das 6h às 10h; horário limite para começar o retorno da trilha às 15h30 e saída do Parque às 18h30.

Preço: ingressos e valores pelo site www.parnaso.tur.br

3. Parque Natural Municipal

Acredita que esse espaço de refúgio na natureza fica bem no Centro Histórico? Além do verde que oferece, o Parque Natural tem duas trilhas para caminhada, mesinhas para fazer refeições e espaço para piquenique. Para garantir que a estrutura estivesse pronta para atender os visitantes, foi feita, recentemente, a pintura do pórtico de entrada, vistoria e limpeza das trilhas e da sala da Guarda Civil.

Fotos: Instagram @soupetropolis e @henrykappaun

Endereço: Av. Ipiranga, 853 – Centro, Petrópolis – RJ, 25610-150.

Horário de funcionamento: de segunda a domingo, de 8h30 às 17h30.

Preço: Gratuito.

4. Parque Cremerie

O Parque Cremerie é um refúgio maravilhoso para aproveitar o contato com a natureza. Por enquanto, piscina, churrasqueiras, pedalinhos e brinquedos infantis não podem ser utilizados. Também não é permitida a realização de piqueniques ou confraternizações. Já as lanchonetes localizadas no parque deverão obedecer às normas previstas no Decreto Municipal.

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Endereço: Estr. da Independência, s/n – Independência, Petrópolis.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo (incluindo feriados), das 08h às 17h

Preço: Gratuito.

*É pet friendly.

5. Parque São Vicente

O Parque São Vicente é o ponto preferido dos petropolitanos para ver o pôr do sol sem muitos esforços para chegar até lá. O espaço é ótimo para relaxar, conversar com os amigos ou levar seu pet para curtir a natureza junto com você.

Foto @soupetropolis

Endereço: Rua Paula Buarque – Vila São Luís, Petrópolis – em frente à casa noturna Nas Nuvens.

Horário de funcionamento: aberto ao público durante o dia todo.

Preço: Gratuito.

6. Vale da Lua

Apesar de ser pouco conhecido pelos petropolitanos, o Vale da Lua é um refúgio natural lindo, localizado em Itaipava. Para os amantes de fotografia, ver o pôr do sol entre os eucaliptos do vale é um cenário perfeito. O trajeto até lá é bem sinalizado, mas, quem preferir, pode também optar pelas orientações de serviços como o Google Maps ou o Waze.

Fotos: @poraimih

Localização: Em Itaipava, pegue a rodovia que vai para Teresópolis (BR-495), percorra cerca 3km e, então, fique atento às placas “Vale da Lua/Village”. Entre à esquerda e, em seguida, numa ponte estreita. Passada a ponte você observará 3 possíveis caminhos. Pegue o do meio (Estrada do Gentio) e ande por mais 1km. A entrada da trilha fica a esquerda, onde há um portão.

Funcionamento: aberto ao público durante o dia todo.

Preço: Gratuito

7. Parque Municipal de Itaipava

Maior área pública de lazer do município de Petrópolis, o Parque Municipal conta com 150 mil metros quadrados de extensão e é opção ideal tanto para os que buscam alguns minutos de meditação no gramado, quanto para quem o visita em busca de diversão. O parque conta com ciclovia – que pode ser usada para caminhadas e corridas, além de pistas de skate e Pump Track.

Localização: Estrada União e Indústria, 10000 – Itaipava

Funcionamento: de quarta a domingo, das 7 às 18 horas

Preço: gratuito

8. Jardim Botânico de Nogueira

Bem pertinho do Lago de Nogueira, o Jardim Botânico é local ideal para passar algumas horinhas desconectado com o mundo, mas em contato com a natureza. Super reservado, o espaço é destino certo para quem quer descansar debaixo de uma árvore ou, quem sabe, desfrutar de um saboroso piquenique.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Localização: Para chegar no Jardim Botânico de Nogueira, basta seguir pela lateral direita do Lago até o fim da rua.

Funcionamento: diário – espaço público

Preço: gratuito

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir