Connect with us

6 curiosidades sobre a cultura italiana em Petrópolis

História

6 curiosidades sobre a cultura italiana em Petrópolis

Saiba quem foram os primeiros imigrantes, a importância deles para a indústria têxtil, a Serra Serata e as influências italianas na cidade

O Serra Serata, Festa da Cultura Italiana em Petrópolis, acontece até este domingo (15). E para entrar ainda mais no clima do evento, reunimos 6 curiosidades sobre a cultura italiana na cidade. Confira!

1. Primeiros italianos

A primeira italiana a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e no início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra.

Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade.

Foto: Reprodução Internet

2. Importância industrial

Os imigrantes chegavam em busca de oportunidade de trabalho e formaram a principal mão-de-obra para as indústrias têxteis da época. Em Cascatinha, na sede da Companhia Petropolitana de Tecidos, que data de 1873, os italianos respondiam por cerca de 40% da população local.

Foto retirada da página “A história de Cascatinha – Petrópolis, RJ”.

3. O início da Serra Serata

E foi na própria Companhia de Tecidos, que as homenagens a cultura e ao povo italiano começaram. Lá, foram realizadas as quatro primeiras edições da Festa Italiana. O evento cresceu e se consolidou no calendário de eventos da cidade, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.

Atualmente, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos na história da cidade.

Veja também: 5 coisas que você precisa saber sobre a Serra Serata neste ano em Petrópolis

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

4. Legados

Dentre as tradições que foram legadas pelos italianos e permanecem em Petrópolis até hoje estão a influência da fé católica, e os jogos de bocha, que até recentemente eram praticados na Praça de Cascatinha e são um exemplo vivo dessa herança.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

5. Culinária italiana

Além disso, a gastronomia italiana desempenha um papel de destaque, com suas tradicionais massas preparadas com receitas caseiras que são transmitidas de geração em geração.

#Dica: 9 lugares para experimentar a culinária italiana em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Os empreendimentos

Assim como foi com a Companhia Petropolitana de Tecidos, diversos outros empreendimentos da cidade também tiveram influência de italianos.

Veja também: 9 empreendimentos italianos que ajudaram a escrever a história de Petrópolis

Antes e depois Casa Pellegrini / Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC – Bruno Avellar via Petrópolis Sob Lentes

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir