Connect with us

Com a chegada da primavera, sapucaias florescem e colorem paisagem em Petrópolis

Cidade

Com a chegada da primavera, sapucaias florescem e colorem paisagem em Petrópolis

Árvores típicas do Brasil oferecem um espetáculo à parte para petropolitanos e turistas

As folhagens totalmente rosa avermelhadas das sapucaias deram as boas-vindas à primavera em Petrópolis. Vistas na Praça da Liberdade e na Avenida Piabanha, no Centro, as árvores viraram atração para os turistas e moradores da cidade.

Foto: Sou Petrópolis

A paisagista e gestora ambiental, Patrícia Assis, explica que as sapucaias têm nome indígena, que significa canto dos pássaros.

“Durante o inverno é a época que elas perdem suas folhas, ficando no tom amarelado. Nos meses de setembro e outubro, vem as novas folhagens nos tom rubro, que ocorrem logo após a coloração rosácea’’.

Foto: Arquivo @lauravaiviajar

Com as flores perfumadas, a sapucaia é uma espécie de árvore que garante alimentos para pássaros, por conta da castanha produzida. “Ela frutifica nos meses de agosto a setembro. Essa castanha pode ser comestível e também é utilizada para produção de óleos minerais. Além disso, também são conhecidas como marmita ou cumbuca – de -macaco”.

Foto: Sou Petrópolis

Quanto ao seu crescimento a paisagista detalha que é lento, podendo levar de oito a 10 anos para atingirem a idade adulta, chegando até 50 metros.

“Nativa do Brasil, as sapucaia possuem um tronco muito duro e usado para fins terapêuticos também. É uma árvore resistente, e por essa característica exótica indicamos o seu plantio em áreas que sejam amplas, e que, além de colaborar com a recuperação da vegetação, permitirá ainda mais o seu embelezamento. Nos arredores da cidade, já existem várias mudas sendo plantadas, pois elas viraram um atrativo turístico”, conta gestora ambiental, Patrícia Assis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir