Connect with us

17 passeios para aproveitar os dias de sol no inverno em Petrópolis

Bem-estar

17 passeios para aproveitar os dias de sol no inverno em Petrópolis

Para quem quer conhecer novos lugares e viver novas experiências

*Matéria atualizada no dia 4 de agosto de 2023

Surpreendentemente, bastou entrar o inverno para os dias em Petrópolis ficarem lindos! As manhãs e tardes de céu azul têm sido quentes e um verdadeiro convite para passear. Então confira algumas dicas de lazer para otimizar seus dias e torná-los ainda mais interessantes nesta estação!

Foto: Ilustrativa

1. Fazer um piquenique

Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. São várias opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!

Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @flaviapiresexplora e @will_justen

2. Conhecer as belezas naturais e montanhas

Embora mais conhecida por seu turismo histórico-cultural, o município de Petrópolis é um dos destinos favoritos de quem deseja conhecer as montanhas em meio ao clima mais ameno como o da Serra. A temporada de montanhismo costuma ter início em maio e reunir fins de tarde alaranjados, noites lindas e uma atmosfera mais seca, boa para a realização da prática.

Saiba mais: Temporada de Montanhismo: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @iviiklein_guia – @trekkinhestilodevida

3. Ler em um local ao ar livre

A leitura é um dos hábitos que mais tranquilizam e entretém as pessoas. Em Petrópolis, locais para a prática não faltam e variam entre parques, praças e espaços aconchegantes e silenciosos, como coworkings e bibliotecas.

Saiba mais: 12 Lugares para quem busca ler ‘em paz’ em Petrópolis

Fotos: Reprodução Instagram @hotelgraopara e @fuipra_rua

4. Passear com o seu pet

Para quem vem “a-cão-panhado” para Petrópolis, o inverno acaba sendo uma boa estação para caminhar com os peludos pela cidade. Durante o dia o clima é bem mais ameno se comparado ao verão, o que por si só já vai garantir mais conforto para eles. Além disso, há roteiros de lazer que podem ser realizados junto dos cães. São rotas de caminhada em frente a cartões-postais e até hospedagens.

Saiba mais: Roteiro Pet Friendly: 10 passeios para fazer com o seu cachorro em Petrópolis

Foto Reprodução Instagram @thalitafialho.magrani e @naroca.restaurante

5. Visitar os mirantes locais

O pôr do Sol nos dias de céu claro tem um charme a mais. É a época perfeita para conhecer a cidade a partir de novas perspectivas e explorar os mirantes do município. A 838 metros acima do nível do mar, Petrópolis oferece uma verdadeira imersão na Serra, a começar pelas vistas extraordinárias encontradas por aqui.

Saiba mais: 10 mirantes para aproveitar as tardes de sol em Petrópolis

Fotos – Mirante da Serra Petrópolis – Teresópolis: Reprodução/Instagram @isadoraguedes.estetica

6. Visitar o Orquidário Binot, mais antigo do Brasil

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Saiba mais: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: @dudaiannuzzi e @yannaduqueis

7. Descansar no Vale do Amor

Um lugar único, em meio à natureza e com a proposta de conectar você com a sua espiritualidade, com paz e tranquilidade. Esse é o Vale do Amor! Santuário a céu aberto que desperta o que há de mais sagrado nos visitantes. As visitações acontecem todos os dias, de 8h às 17h.

Saiba mais: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Foto: Felipe Lombardi

8. Visitar os museus da cidade

Quando o assunto são museus em Petrópolis, os turistas logo pensam no Museu Imperial e na Casa de Santos Dumont. Apesar de mais famosos, não são os únicos, já que a cidade conta com locais bastante inusitados e cheios de história pra contar, como o Museu de Cera, dos Brinquedos, do Artesanato e de Porcelana.

Saiba mais: 9 museus para visitar em Petrópolis

Fotos: Instagram @paullaumacarioca e @rosaferreira.mr

9. Conhecer um borboletário a céu aberto

Que o Brejal é um refúgio natural de Petrópolis, muita gente já sabe. Mas este bairro localizado na Posse esconde ainda mais um recanto que pouca gente conhece, um lindo borboletário a céu aberto. Com variadas espécies de borboletas, o local proporciona aos visitantes uma linda experiência em meio à natureza e aos diversos tipos, não só de borboletas, como de outros insetos e animais.

Saiba mais: Você sabia que existe um borboletário a céu aberto em Petrópolis?

Fotos: @tianagnc

10. Fazer o tour até a torre da Catedral São Pedro de Alcântara

A Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, sendo destino de muitos turistas. Com a reinauguração em julho de 2022, o espaço passou a contar com a Galeria Auto expositiva Princesa Isabel, onde os visitantes podem subir até a torre e apreciar uma linda vista do Centro Histórico.

Saiba mais: Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2

11. Aproveitar a entrada gratuita ao PARNASO

Parque com a maior rede de trilhas do Brasil, o espaço é considerado um dos melhores locais do país para a prática de escalada, caminhada e rapel. Lar também de fantásticas cachoeiras, o complexo tem entrada gratuita.

Saiba mais: Com entrada gratuita, Parnaso oferece trilhas e cachoeiras em Petrópolis

Fotos: Reprodução/Instagram @raquellira6 – @lithiumexperience

12. Passear pelo Circuito das Cerejeiras

Ao todo, são mais de 10 pontos espalhados pela cidade em que é possível admirar e fotografar as sakuras, como são chamadas as flores pelos japoneses.

Saiba mais: Circuito das Cerejeiras: mapa virtual mostra onde encontrar e apreciar as flores em Petrópolis

Fotos: Milena Ponte – @alicetesch

13. Embarcar em um roteiro florido

Além de sede do orquidário mais antigo do país e de um belíssimo circuito de cerejeiras, a cidade conta com vales e campos de flores que são verdadeiros refúgios em meio aos centros urbanos.

Saiba mais: 7 lugares que quem ama flores precisa conhecer em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

14. Conhecer os circuitos ecorrurais dos distritos de Petrópolis

Em Petrópolis, são cinco circuitos diferentes, com trilhas, cachoeiras, turismo de aventura, artesanato e visitas à produção de queijos, geleias, hortaliças e compotas.

Saiba mais: 5 circuitos ecorrurais para fazer nos distritos de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

15. Conhecer a Vila Cervejeira de Petrópolis

Em 2022, algumas das principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte e desafios para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! #Dica: as cervejarias ficam próximas umas das outras.

Saiba mais: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

16. Aproveitar a gastronomia em bons restaurantes

A gastronomia durante o inverno pode ser uma experiência incrível, com uma variedade de pratos quentes e reconfortantes para desfrutar.

Saiba mais: 5 comidinhas que você precisa provar no inverno em Petrópolis

Fotos: Arquivo/ Sou Petrópolis

17. Renovar o guarda-roupa nos polos de moda locais

Para quem não resiste a uma comprinha, Petrópolis vai se revelar tentadora no campo da moda! Lar de empresas familiares e gerenciadas há gerações, a cidade conta com dezenas de confecções, costureiras e firmas que vão te fazer querer renovar o estilo no inverno. Nossa recomendação é aproveitar a Rua Teresa e a Feirinha de Itaipava.

Saiba mais: 17 lojas para comprar moletons, tricôs e casacos na Feirinha de Itaipava / 10 lojas da Rua Teresa para comprar casacos para os dias mais frios em Petrópolis

Fotos: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir