Connect with us

15 fatos e motivos para ter esperança em meio à tragédia em Petrópolis

Petrópolis do bem

15 fatos e motivos para ter esperança em meio à tragédia em Petrópolis

Entre a produção de quentinhas, mutirão de limpeza e arrecadação de doações, os petropolitanos e moradores de toda a parte do Brasil estão dando um show de solidariedade

A tragédia que assolou nossa cidade na tarde de terça-feira (15) provocou muitos estragos e cicatrizes que nunca mais vão ser esquecidas. Dezenas de famílias perderam suas casas e entes queridos.

Mas logo após a tragédia, a cidade foi tomada por um sentimento de solidariedade e união que nos fazem ter esperança na humanidade.

Pensando nisso, reunimos aqui 15 fatos e motivos para acreditarmos em dias melhores em Petrópolis.

Foto: Reprodução Instagram @clube_salatino

1. Solidariedade

O cabelereiro Fabrício Guerra da Cruz, de 32 anos, mesmo após perder tudo no seu salão, ficou para salvar a vida de motoristas que ficaram submersos pela água no Centro. Saiba mais: Vídeo de petropolitano que se arriscou na correnteza para salvar motoristas ilhados no Centro comove internautas.

Fotos Reprodução Internet

2. Limpeza das vias

Em menos de uma semana, centenas de trabalhadores da limpeza da Comdep (Petrópolis), Comlurb (RJ) e de Clin (Niterói) tiraram toneladas de entulho e lixo das ruas, dando outra cara para cidade. E o trabalho continua ao longo desta semana e das próximas.

Fotos: Divulgação Comlurb

3. Projeto SOS Serra

A organização SOSerra foi criada em abril de 2021, em meio à pandemia, para ajudar famílias petropolitanas que estavam em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Reprodução Instagram @fuipra_rua / Henry Kappaun

Com a tragédia na cidade, a ONG mobilizou pessoas, dentre elas artistas, do Brasil inteiro em prol dos petropolitanos vítimas do temporal. A SOSerra arrecadou mais de R$1 milhão em cerca de 24 horas para as vítimas da tragédia no município.

4. Artistas mobilizam as redes sociais

O streamer Casimiro Miguel, uma personalidade da Internet, arrecadou R$120 mil em uma live para as vítimas do município. O dinheiro será destinado à Organização SOSerra.

Foto: Reprodução Twitch

Na live feita pela plataforma Twich, os comentaristas Luis Felipe Freitas e Octavio Neto, que é petropolitano, Casimiro e Octavio destacaram o carinho que sentem por Petrópolis.

Além do Casimiro, diversos outros artistas como Bruna Marquezine, Preta Gil, Eliezer, participante do Big Brother Brasil, Cléo Pires, Fiorella Mattheis, Rodrigo Santoro, Camila Morgado, Gal Costa, Ingrid Guimarães, Paolla Oliveira, Larissa Manoela e Luciano Huck estão empenhados na divulgação de como ajudar as vítimas da tragédia em Petrópolis.

5. Ajuda de outros municípios e diferentes órgãos empenhados no resgate das vítimas

Entre a madrugada e a manhã desta quinta, além dos agentes da Defesa Civil, também foram empenhadas equipes do INEA, da Defesa Civil do Estado, Maricá e Guapimirim.

Foto: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio

Na sede da Defesa Civil também estão concentrados oficiais do Exército, das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, APA Serra da Estrela e ENEL. “Estamos com equipes de diferentes órgãos empenhadas no apoio às ocorrências e no trabalho de recuperação da cidade. Esse suporte tem sido de grande importância e tem possibilitado mais agilidade atendimentos”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

6. Mobilização social

Diversos petropolitanos abraçaram a causa e estão arrecadando alimentos, água, roupas e diversos outros itens para as famílias desabrigadas.

Fotos: Reprodução Instagram @fuipra_rua / Henry Kappaun

Na quinta-feira (17) foi montado um mutirão para limpeza das ruas da cidade. Todos ajudando e cooperando para ver Petrópolis linda novamente.

Fotos: Reprodução Instagram @fuipra_rua / Henry Kappaun

Diversas empresários da cidade abriram as portas dos seus estabelecimentos para o recebimento de doações e muitos deles colocaram seus carros à disposição para levar e trazer doações para os mais necessitados.

Além de receber doações, vários restaurantes na cidade usaram suas cozinhas para a produção de quentinhas. Entre eles, o Lago Sul, Urban, Olegário, Locanda, Gargano e diversos outros.

7. Artistas fazendo recreação com as crianças nos abrigos

Na sexta-feira (18) alguns artistas alegraram o dia das crianças abrigadas no ponto de apoio do bairro São Sebastião.

Fotos: Reprodução/Internet

8. Bebê nasce em abrigo do Dr. Thouzet

No domingo (20), a Ana Alice veio ao mundo em um dos abrigos das vítimas da chuva em Petrópolis. O momento foi de emoção e esperança para todos que estavam presentes.

Foto: Divulgação PMP

9. Bilhetinhos nos absorventes

Carinho em forma de doação: os absorventes que vieram direto de Nova Iguaçu para a Catedral, em Petrópolis, chegaram com mensagens que aqueceram os nossos corações. A pessoas que fez isso teve o cuidado e o carinho de escrever uma mensagem diferente em cada absorvente.

Foto: Anna Clara Melado

10. Confeitarias produziram doces para as crianças do abrigo

Diversas marcas de doces e confeiteiras locais, como Brownie do Ton, Amora Cakery, Bigadeiros, Tia Dedê, entre outras, adoçaram o dia de dezenas de crianças e adultos abrigados nos pontos de apoio da cidade

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis / Reprodução Instagram @amoracakery

11. Padeiro oferece aulas gratuitas de panificação para vítimas da tragédia se recuperarem financeiramente

O petropolitano Ricardo teve sua loja devastada por duas enchentes no passado e conseguiu se reerguer. Hoje, o empreendedor ajudará outros petropolitanos a se recuperarem financeiramente.

Foto: Divulgação

12. Motociclistas voluntários distribuem as doações por toda a cidade

Se tem um pessoal que está ajudando, dia e noite, Petrópolis, esses são os motoboys! Eles foram aonde carros não podiam passar e sob duas rodas levaram alimentos, doações e diversos outros donativos para as vítimas da tragédia.

Além disso, motoboys de cidades vizinhas, como Rio de Janeiro e Guapimirim, vieram a Petrópolis para ajudar trazendo doações.

Foto: Reprodução Twitter @@OMAISFALADOO

13. Psicólogos e fisioterapeutas voluntários

Diversos profissionais da psicologia e da fisioterapia se voluntariam para atender as vítimas da tragédia com atendimento 100% gratuito.

O curso de psicologia com a UNIFASE também criou o Plantão Psicológico que tem o objetivo de ajudar a população petropolitana.

14. Mais de 300 cães resgatados das áreas afetadas pelo temporal

Desde o dia da tragédia, terça-feira (15), voluntários, ONGS, a Prefeitura do Rio e da Baixada e o Cobea realizaram o resgate de mais de 300 cães. Todos esses animais estão abrigados em lares temporários e no canil das ONGs.

Foto: Evaldo Macedo

15. Bombeiros cantam e levam alegria a uma criança que perdeu a casa na tragédia

Na igreja Batista do Alto da Serra uma cena chamou a atenção: um grupo de bombeiros cantavam para um menino que havia perdido a sua casa. Não teve quem não se emocionou com a cena!

Como ajudar as vítimas da tragédia em Petrópolis?

Para saber como ajudar as vítimas do temporal, reunimos diversas maneiras nas matérias abaixo:

– Ajuda, em geral:
– Voluntariado:
– Causa animal:

Sabe de mais algum gesto solidário em prol da nossa Petrópolis? Comente aqui embaixo!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir