Connect with us

Pão da Salvação: petropolitano dará aulas gratuitas de panificação para levar fonte de renda às vítimas da chuva

Cidade

Pão da Salvação: petropolitano dará aulas gratuitas de panificação para levar fonte de renda às vítimas da chuva

Ex-comerciante, Ricardo teve sua loja devastada por duas enchentes no passado e, graças à produção de pães, conseguiu se reerguer

Além de toda a ajuda externa que Petrópolis tem recebido, muitos moradores da cidade que já tiveram suas casas e estabelecimentos devastados pelas chuvas no passado têm se mobilizado para levar apoio e esperança aos desamparados. É o caso de Ricardo Gonzalez, de 61 anos. Ex-proprietário de uma loja de rações que foi devastada por duas enchentes na região das Duas Pontes, ele se reergueu a partir da confecção de pães caseiros. Agora, Ricardo dará início a aulas gratuitas de panificação para levar formas de obtenção de renda às vítimas das chuvas.

Fotos: Divulgação

Panificador e professor, desde a pandemia Ricardo passou a dar aulas online para internautas de todo o país. São cinco horas sagradas às quintas-feiras dedicadas à iniciativa, como ele mesmo descreve. Em função da tragédia que atingiu Petrópolis, Ricardo anunciou que até dezembro deste ano transmitirá aulas gratuitas para petropolitanos que, devido ao ocorrido, estão sem casa, emprego ou perspectiva. Os módulos acontecerão pela internet e aqueles interessados em se inscrever deverão entrar em contato pelo telefone (24) 99850-7979.

Foto: Divulgação

No dia 11 de março, Ricardo pretende oferecer uma aula palestra em que irá contará detalhes sobre sua história. Ele ainda procura um local para realizar a ação e, possivelmente, transmiti-la pela internet. Aqueles que tiverem um local para ceder poderão entrar em contato pelo mesmo número listado acima. Ricardo busca, ainda, por auxílio na montagem de uma padaria escola. Projeto de longa data seu, a ideia é capacitar cada vez mais moradores da cidade para que, assim como ele, encontrem no pão sua salvação. As contribuições podem ser feitas pelo PIX 589.315.467-34 (CPF).

O Pão da Salvação

Comovente e inspiradora, a história de Ricardo está intimamente relacionada a duas enchentes tidas pela cidade no passado: a de 1988 e uma seguinte no ano de 2003. “Nessa última eu estava sozinho. Meu pai tinha falecido um ano antes, minha mãe há oito meses. Eu perdi meus pais e minha loja em menos de um ano. Passei por uma situação muito difícil”. Às vezes sem dinheiro suficiente para arcar com a compra de pães na padaria, o que, à época, custava em torno de R$ 2, Ricardo decidiu se tornar o próprio padeiro de casa e, ele mesmo, produzir seu sustento.

Foto: Divulgação

Com o filho recém-nascido, ele deu início à procura na internet por pães que fossem práticos e simples de se fazer. Em uma dessas buscas, se deparou com uma receita cuja massa fica pronta em cerca de 10 minutos, sem a necessidade de sovar. “É uma receita de custo baixíssimo que eu fazia para o meu sustento. Nisso, um amigo me convidou para participar de uma Feira de Panificação em São Paulo para tirar o foco dos meus problemas e lá me deparei com tantas coisas bacanas que voltei para casa cheio de ideias”.

De volta para casa, Ricardo passou a produzir o pão não apenas para seu consumo próprio, mas também para venda. Segundo ele, houve dias de percorrer 10km a pé pela cidade com duas sacolas de pão para venda. Chegando a conceder entrevista para o Globo Repórter, como exemplo de história de superação em meio a tantas dificuldades, Ricardo foi professor por quatro anos do setor de Panificação no Senac RJ e um dos quatro primeiros colocados por quatro anos seguidos no Concurso Baker Top em São Paulo.

Foto: Divulgação

Mais informações sobre o trabalho de Ricardo podem ser obtidas em: @ricardogonzalezbaker

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir