Connect with us

Saiba como ajudar os desabrigados pelo temporal que atingiu Petrópolis

Petrópolis do bem

Saiba como ajudar os desabrigados pelo temporal que atingiu Petrópolis

Conheça pontos de arrecadação e projetos com que contribuir

Frente às notícias, fotos e vídeos que têm circulado após as fortes chuvas que atingiram Petrópolis nesta terça (15), a cidade tem rapidamente se mobilizado para reunir ajuda aos desabrigados e vítimas do temporal. Reunimos, abaixo, alguns pontos de arrecadação e projetos para quem busca formas de prestar auxílio.

*Matéria atualizada às 11h35 do dia 23/02/2022

Saiba mais: 

Fotos: Reprodução grupos de WhatsApp

Principais pontos de arrecadação/apoio e ONGs

Pronto-Socorro do Alto da Serra

Situado ao lado da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, atingido pelo temporal, o Pronto-Socorro tem funcionado como ponto de arrecadação de casacos e cobertores às crianças e famílias da região. O hospital fica na Rua Teresa, no número 1839.

Igreja de Santo Antônio

Tendo em vista que a Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, atingida por um desmoronamento, era ponto de apoio dos moradores do bairro, a Igreja de Santo Antônio abriu as portas de seu salão para aqueles em busca de um local para se abrigarem. A igreja fica na Rua Santo Antônio, número 245.

PIX: CNPJ 28805190/0007-29

Câmara Municipal de Petrópolis

A Câmara Municipal de Petrópolis abriu as portas como ponto de arrecadação de donativos para vítimas da chuva em Petrópolis. As equipes recebem gêneros alimentícios não perecíveis, água, roupas limpas para todas as idades, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas íntimas e roupa de cama, entre outros. Há controle de entrada e de saída dos donativos, garantindo que cheguem àqueles que precisam. Em função do total, o acesso à Câmara deve ser feito pela Rua Oscar Weinschenck (rua onde funciona o Liceu Municipal), das 8h às 18h.

Sal Para Terra

A ONG Sal Para Terra tem arrecadado cobertores, roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza, água potável a alimentos não perecíveis. As doações podem ser deixadas na Rua Felipe Camarão, número 435, no Retiro. Mais informações: (24) 2291-5019.

Hospital Clínico de Corrêas

O Hospital Clínico de Corrêas está acolhendo todas as pessoas próximas à unidade, além de doações. É possível contribuir com alimentos não perecíveis, água, roupas e produtos de higiene pessoal. O HCC fica na Estr. União e Indústria, 2501 – Corrêas.

OAB Mulher – Petrópolis

A Ordem dos Advogados deu início a uma campanha de arrecadação para ajudar quem foi afetado pelas chuvas. O ponto de arrecadação fica na terceira subseção da OAB, que fica na Rua Marechal Deodoro, número 229, sobreloja, e funciona em horário comercial.

Projeto SOSerra

O Projeto SOSerra deu início a uma campanha de ajuda aos petropolitanos afetados pela chuva. Eles têm se mobilizado para arrecadar fundos e ajudar as famílias atingidas e, assim que possível, irão anunciar doações não monetárias. As contribuições podem ser feitas pelo PIX (24) 99303-8885.

Todos Juntos Ninguém Sozinho

O projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho também anunciou a arrecadação de verba para ajudar aqueles que foram atingidos pelo temporal. É possível contribuir com qualquer quantia pelo PIX todosjuntosninguemsozinho@gmail.com

APA Petrópolis

A Área de Proteção Ambiental de Petrópolis anunciou a arrecadação de doações de alimentos não perecíveis, água, cobertores e produtos de higiene pessoal. As contribuições podem ser deixadas na sede da APA, que fica na Estrada União e Indústria, número 9.722, ao lado do Corpo de Bombeiros em Itaipava. Telefone: (24) 2291-6745.

APPO

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos tem pedido aos petropolitanos que ajudem os pacientes afetados pelas fortes chuvas de terça-feira (15). A partir da próxima segunda (21), as doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal podem ser deixadas na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A APPO fica na Rua Visconde da Penha, nº 72, no Centro.

Em nota, a APPO reforçou que as doações serão entregues apenas para pacientes com câncer e familiares já cadastrados na Associação e acompanhados pelo Setor de Serviço Social e que foram atingidos pelas chuvas. Quem puder contribuir também pode fazer sua doação pelo PIX – e-mail appo@appo.org.br

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis

Devido às fortes chuvas e à tragédia que atingiu a cidade, o CDDH se tornou ponto de coleta urgente de doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene pessoal, de limpeza e roupas. É possível contribuir com dinheiro via transferência para a Agência 2885-1, Conta 127599-2 (Banco do Brasil), CNPJ 27.219.757/0001-27; ou então deixando as contribuições na Rua Monsenhor Bacelar, 400, na subida do Relógio das Flores, em frente ao primeiro quebra-molas. Mais informações: (24) 2242-2462 – WhatsApp.

Projeto Araras

A comunidade de Araras se uniu para recolher donativos para as vítimas da chuva. As doações podem ser deixadas na Estrada Bernardo Coutinho, número 1877, na sala 8, em Araras. É possível ajudar com alimentos não perecíveis, água potável, agasalhos, roupa de cama, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

ICMBio

A equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Estrela e a equipe da Apa Petrópolis (ICMBio) estão trabalhando conjuntamente no recebimento de doações de produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, lençóis, toalhas e cobertores. A sede fixa fica localizada na Estrada União e Indústria, número 9.722, ao lado do Corpo de Bombeiros de Itaipava. Telefone: (24) 2225-9210.

Projeto do Morro

Um dos grandes afetados pela tragédia em Petrópolis, o Projeto do Morro perdeu toda a sede de seu imóvel de quatro andares no Morro da Oficina, no Alto da Serra. Felizmente ninguém ficou ferido, mas o projeto estima que as perdas materiais custem em torno de R$ 700 mil. Responsável por levar cursos profissionais, esportes e lazer à comunidade, a instituição pode ser ajudada via PIX: CNPJ – 25.092.829/0001-92.

Para quem mora no Rio e quer ajudar

Desde que a notícia de que Petrópolis havia sido atingida por uma forte tempestade, diversos estabelecimentos não apenas na cidade, mas também no Rio, anunciaram a abertura de pontos de arrecadação de doações. Reunimos, abaixo, alguns deles. Neles é possível contribuir com roupas (de adultos, crianças e bebês), produtos de limpeza e higiene pessoal, colchões, água potável, alimentos não perecíveis e cobertores.

Confira a listagem na íntegra em: Confira os pontos de arrecadação de doações no Rio aos afetados pelas chuvas em Petrópolis

Outras iniciativas

Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz

O Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz tem funcionado como ponto de arrecadação de roupas, água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene/limpeza. O espaço fica na Avenida General Marciano Magalhães, número 339, no Morin. É possível contribuir também em dinheiro pelo PIX 31.154.826/0001-39.

Doações PetroCity

Criado especialmente para auxiliar os desamparados pela tragédia, o projeto tem como principal local de doação de alimentos em geral, água, roupas, cobertores e fraldas o BNH do São Sebastião. Basta avisar na portaria para que os itens sejam entregues à Maria Clara do 11 C ou para o Gabriel do 9. Também é possível combinar a entrega na entrada do Carangola, ao lado da Palhoça, com Rayssa – (24) 99222-7024; ou então no Centro e no Alto da Serra com Ana Beatriz (24) 99275-7810.

Mevam Petrópolis

O Ministério Mevam – Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus tem feito arrecadações pelo PIX  mercadosolidariopetropolis@gmail.com. O local também servirá como ponto de arrecadação para colchões, água, alimentos, roupas e cobertas. A igreja fica na Rua Bernardo de Vasconcelos, 604 – Cascatinha.

Mais informações pelos telefones: (24) 98113-4483 / (21) 99453-3592

Veterinária Patas e Pelos

A Veterinária Patas e Pelos tem funcionado como ponto de arrecadação para água, cobertores, alimento, roupas e produtos de higiene. A clínica vai funcionar por 24h para o recebimento dos suprimentos necessários e a distribuição será feita para os necessitados. O espaço fica na Rua Quissamã, número 1.227.

Instituto Metodista de Petrópolis

O Instituto Metodista vai atuar como ponto de coleta de doações de cobertores, colchonetes, água potável itens de higiene pessoal, roupas (masculinas e infantis), além de sapatos. O Instituto fica na Rua Marechal Deodoro, número 80, em frente ao Multimix.

Instituto Corrente do Bem

O Instituto Corrente do Bem vai doar cestas básicas, materiais de limpeza e água para as famílias atingidas pela tragédia desta terça (15). É possível colaborar pelo PIX 36719388000122, ou via depósito na Conta Corrente 22509-3, Agência 1651, Caixa Econômica Federal (104), em nome da Associação Instituto Corrente do Bem.

Rádio Serrana FM

A partir desta quarta (16) a sede da Rádio Serrana FM, que fica na Rua Bernardo Proença, 158, Itamarati, sala 109, vai atuar como ponto de coleta de doações de alimentos não perecíveis, água, roupas de cama (lençóis, toalhas, cobertores, produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, absorvente íntimo, escova de dente).

Arrecadação Solidária

Em favor das vítimas das chuvas de Petrópolis serão arrecadados roupas, cobertores e alimentos em três pontos de arrecadação: Centro de Cultura de Pedro do Rio, Farmácia Boa Saúde em Secretário e no Chaveiro 2000 em Itaipava. Mais informações pelo telefone (24) 99844-6986 (Lukas Silva).

Mala de Aventuras com Petrópolis

O blog de viagens Mala de Aventuras vai arrecadar toalhas de banho, lençóis, cobertores e produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, absorvente íntimo, escova de dente) para as vítimas das fortes chuvas. As doações podem ser deixadas no Gaiatri Mercado Saudável, que fica na Estrada União e Indústria, número 10.290, loja C, em Itaipava.

Igreja Lagoinha

A igreja Lagoinha vai funcionar como ponto de arrecadação para doações de água, alimentos, roupas e roupa de cama. O espaço fica na Casa de Portugal, que fica na Rua General Rondon, número 715, no Quitandinha. Mais informações podem ser obtidas na página @igrejalagoinhapetropolis

Associação Recrear

A Associação Recrear tem promovido a entrega de almoço, lanche e sopa aos pontos de apoio do município. Eles precisam da doação de alimentos e materiais descartáveis para a realização do trabalho. A Associação fica na Rua Divino Espírito Santo, número 377 – Carangola. Telefone: (24) 99290-2494, (24) 98815-7803.

Mais locais que têm arrecadado doações

– Shopping Bauhaus: R. Dr. Nelson de Sá Earp, 88 – Centro. Mais informações: @bauhaus.petropolis

– Fraternidade Eclética Espiritualista Universal: reta da Posse, próximo à Praça Céu Corta Rio. Mais informações: (24) 98826-9429

– Lar de Emmanuel: R. Paulino Afonso, 289 – Centro

– Academia Itaipava Planet: Centro Comercial Padre Quinha – Estr. União e Indústria, 11.777 – 2º andar – Itaipava. Mais informações: (24) 99313-5008

– CPTrans: Rua Alberto Torres, 115 – Centro

– Capela de São Francisco de Assis: BR-495, 2541 – Itaipava. Mais informações: (24) 2222-2011

– Ministério Encontro de Vida: Rua Dr. Sá Earp, 315 – Morin (ao lado do CTO); das 09 às 18 horas

– Igreja Matriz de Cascatinha: Rua Monsenhor Achilles de Melo, 1 – Cascatinha, Petrópolis

– Igreja Luterana: Av. Ipiranga, 346 – Centro

– Igreja Batista Atitude: Rua Quissamã, 777 – Quissamã ou via PIX pelo e-mail pixpetropolis@ibatitude.com.br

– Academia Korper: unidades do Bingen, Itamarati e Itaipava

– Supermercado Terê Frutas de Cascatinha

– Lojas da Hayasa em Petrópolis, Niterói, Rio das Ostras e Teresópolis

– Cervejaria Odin: Rua Alfredo Pachá, 320 ou via PIX para o CNPJ 27972892/0001-49 (AFIPE)

– Shopping Itaipava: Estrada União e Indústria, 10.341

– Serratec: Rua Afrânio Melo Franco, 333 – Quitandinha ou via PIX pelo e-mail contato@serratec.org

– Coletiva Feminista Popular: PIX pelo e-mail coletivafeministapopularpet@gmail.com

– Loja Maçônica Amor e Caridade: Rua Rocha Cardoso, número 69 – ao lado da UPA do Centro, das 08 às 17 horas

– Unidades Sesc em Teresópolis, Nova Friburgo, Nogueira, Petrópolis, Niterói, Tijuca e São João de Meriti

– No Carangola: Construmil, Carangola F.C., Barbearia do Alex (após às 18 horas) e Igreja Wesleyana do Carangola

– Associação Petropolitana de Estudantes: Rua 16 de Março, número 268, sala 6 – Centro

– Unidades Altarede Fiber em Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e Rio das Ostras

– Espaço de Dança Felipe Fill: Rua Dr. Nelson de Sá Earp, ao lado do Espetto Carioca

– Igreja Metodista de Cascatinha: arrecadação de água potável na Rua Bernardo Proença, número 107 – Itamarati (das 09 às 16 horas). Mais informações: 2020-9371

– Todas as filiais do Bramil Supermercados e da Construmil – Materiais de Construção

– Associação de Guias de Turismo de Petrópolis: PIX – CNPJ 27272199/0001-76; ou transferência para Banco Caixa Econômica Federal, Conta Poupança 60603-6, Agência 0188, Operação 013 – ACP Associação dos Cicerones de Petrópolis

– Todas as lojas da Casa & Vídeo

– Voluntários da UNIFASE: arrecadação de medicações de uso regular como AAS, metformina, losartana, hidrocloratiazida, atenolol, insulina; além de material para curativo: gaze, luva, esparadrapo, soro fisiológico. Tratar com: Pâmela Carvalho (24) 99229-6631, Victor Arona (19) 99245-9518, Deborah Dusi (21) 98880-8785.

– Todas as lojas do Supermarket do estado do Rio de Janeiro

Como ajudar as vítimas da tragédia em Petrópolis?

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir