Connect with us

Cemaden aponta para alto risco de deslizamento de terra em Petrópolis

Cidade

Cemaden aponta para alto risco de deslizamento de terra em Petrópolis

Alerta é devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas 72 horas e nas últimas semanas, além da previsão de chuva para os próximos três dias

O boletim publicado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na tarde desta sexta-feira (18) aponta para alto risco de deslizamentos de terra em Petrópolis. O órgão alerta que isso pode ocorrer mesmo sem chuva, devido aos elevados acumulados de precipitação nas últimas 72 horas e nas últimas semanas.

Foto: Evaldo Macedo

“Estes fatores ainda indicam um elevado nível de umidade do solo que pode favorecer a ocorrência de deslizamentos de terra mesmo na ausência de chuva ou com chuva fraca”, diz o boletim.

A previsão do Cemaden ainda indica chuva ao longo deste sábado (dia 19), que poderá ocorrer na forma de pancadas de intensidade moderada, especialmente à tarde e noite, aumentando o risco de deslizamentos de terra em encostas ocupadas, mas também em encostas naturais.

Pelos próximos três dias, a previsão é de chuva de forma intermitente, o que, segundo o Cemaden, demanda atenção especial ao longo deste período.

Alerta preocupa

A previsão é motivo de preocupação para a cidade que trabalha para se recuperar de um forte temporal na terça-feira (15), que provocou alagamentos e deslizamentos em diversos pontos do primeiro distrito. Até o momento, foram confirmadas 136 óbitos em decorrência da chuva. Segundo a Polícia Civil, 213 pessoas estão desaparecidas.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir