Connect with us

12 programas que fizeram parte da juventude petropolitana nos verões de antigamente

História

12 programas que fizeram parte da juventude petropolitana nos verões de antigamente

Para matar a saudade

*Matéria atualizada às 13h05 do dia 21 de fevereiro de 2024

Período em que as ruas eram tomadas por famílias de veranistas, o verão de antigamente em Petrópolis atesta o que muitos já presumiam: a juventude do passado sabia se divertir. Convite à formação de memórias, a estação, por si própria, é acompanhada de boas recordações. Pensando em reavivar algumas delas, te convidamos a recordar alguns locais e estabelecimentos que, no passado, marcaram os verões da garotada no município.

1- As piscinas dos clubes

Os petropolitanos atestam: não havia forma melhor de se refrescar do que nas piscinas dos muitos clubes que agitavam a vida social da juventude. Eram tardes desfrutadas na companhia dos amigos nas piscinas do Petropolitano, Serrano, Promenade, Sesc, Palmeira e Magnólia, por exemplo.

Foto: Reprodução/Grupo Flashback Petrópolis Anos 70, 80, 90 e 2000 – Facebook

2- Os poços da cidade

Não é de hoje que a juventude desfruta dos paraísos naturais que Petrópolis reserva. No passado, um dos programas que faziam parte de grande parte dos verões dos adolescentes eram as idas a poços como o do Pinheiral, do Caxambu, Bonfim e Fazenda Inglesa.

Poço dos Ferreira, Bonfim. Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

3- As sessões de cinema

O verão era, de longe, uma das épocas em que os cinemas petropolitanos eram mais frequentados. Com inúmeras opções que iam do Cinema Petrópolis ao Esperanto, Miragem, Art Palácio, Dom Pedro e Casablanca, a diversão consistia em curtir as sessões e, em seguida, desfrutar de um bom lanche.

Leia também: Cinema Petrópolis: um mundo à parte

[Série Nostalgia] Quem se lembra das sessões de cinema na Praça da Liberdade?

Foto: Reprodução/Facebook Petrópolis Antigamente

4- Os lanches clássicos na Avenida

O dia não se dava por completo antes que o grupo parasse em uma das famosas lanchonetes da cidade. Fosse para tomar a banana split clássica do Toni’s ou para fazer uma refeição, ia-se no Mick’s Burguer, na Cantina Bom Giovanni, no Patinha’s, Falconi, Freddy, Cantina Italiana, Mauricio’s, no Braseiro, Fuka’s e no Pub Guinle.

Foto (Patinhas): Eliza Leal via grupo Flashback Petrópolis ANos 70, 80, 90 e 2000

5- As paqueras nos “points” da época

Como hoje, as antigas gerações também contavam com alguns “points” em que não apenas era possível encontrar com os amigos, mas também trocar olhares. Faziam parte dos pontos de reunião e bate-papo a galeria do Marchese e as calçadas do D’Angelo e das Lojas Americanas.

Foto: Reprodução/Site Restaurant Guru

6- Som Petrô e Salão Azul

Algumas das melhores memórias são escritas com música de fundo, e no verão não é diferente. Os petropolitanos contam que as lendárias festas aconteciam em edições do Som Petrô, no Clube Petropolitano, e no Som do Serrano, no Salão Azul. Havia domingueiras, ainda, no Bogari, Coral Concórdia e Magnólia.

Foto: Carlinhos Tardioli via grupo Flashback Petrópolis Anos 70, 80, 90, 2000

7- As danceterias e bares

E por falar em vida noturna, no verão dificilmente se dispensavam as idas às danceterias e bares da época. Eram de destaque o La Bohemia, o Mafagafo’s, Antinos, Danceteria do Quitandinha, Vovó Estefânia, Arco da Velha, Samambar e Crazy Horse.

Leia também: La Bohemia e as táticas do jogo da conquista

8 casas noturnas que fizeram parte da juventude petropolitana nos anos 2000

Foto: Reprodução/Atila Barros via grupo Flashback Petrópolis Anos 70, 80, 90 e 2000

8- A patinação no Marowil

Um outro programa clássico de verão na cidade eram as tardes desfrutadas no Rink do Marowil. Lar de milhares de jogadores, curiosos e admiradores, o espaço irradiava a alegria e o entusiasmo de quem se rendia ao esporte ou testemunhava emocionantes partidas e brincadeiras por lá.

Leia também: 8 fatos e curiosidades sobre a prática de hóquei sobre patins em Petrópolis

Foto: Celeste Macedo de Carvalho via grupo Amigos de Petrópolis

9- Do Castelinho ao Parque São Vicente

No que diz respeito ao lazer ao ar livre, dois programas eram – e continuam sendo – sucesso absoluto: a trilha do Castelinho, no Morin, e as idas ao Parque São Vicente, para ver as asas deltas e admirar a vista privilegiada da Baixada oferecida pelo local.

10- Os piqueniques no Cremerie

Parque das famílias, o Cremerie se consolidou como um dos locais mais frequentados pelos petropolitanos no verão. Sobretudo no passado, o local era tomado por famílias e amigos que, fosse para um piquenique, caminhada ou passeio de barco, escolhiam o espaço para recarregar as energias.

Leia também: Você sabia que, antes de se tornar parque, o Cremerie foi uma fábrica de queijos?

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

11- O Carnaval na cidade

Ainda que hoje o Carnaval em Petrópolis não seja dos mais animados, antigamente ele era um dos mais disputados. Com uma programação intensa, além de blocos de rua como o famoso “Vai quem quer”, a cidade também contava com glamourosas festas, a exemplo do Baile do Preto e Branco do Petropolitano, e matinês em quase todos os clubes.

Leia também: 10 registros e curiosidades sobre o Carnaval de antigamente em Petrópolis

Foto: Arquivo pessoal/Arnaldo Rippel – via Site Petrópolis Sob Lentes

12- As saudosas festas hi-fi

Mas não era necessário sair de casa para garantir bons momentos. Muitos relembram as festas hi-fi, em que os grupos se reuniam na casa de um amigo para dividir alguns “comes e bebes” e, principalmente, música boa. Ao estilo das festas americanas, cada um contribuía com um item e, ao longo da noite, dançava na própria sala de casa.

E você? Qual era seu programa de verão favorito de antigamente? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir