Connect with us

7 vídeos curtos para conhecer fatos e curiosidades sobre o patrimônio de Petrópolis

História

7 vídeos curtos para conhecer fatos e curiosidades sobre o patrimônio de Petrópolis

Vídeos que giram em torno de um minuto e que são uma verdadeira viagem no tempo! Quem se lembra da antiga Casa Gelli ou do Cinema Petrópolis?

Casarões, ruas, galerias. Já parou para pensar no quanto de história Petrópolis guarda além de cada fachada que a constitui? Foi pensando em desvendar esses fatos e dividi-los com o público que surgiu a parceria entre os projetos Petrópolis Sob Lentes, de resgate da memória local, e o Olhos de Ver, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ.

Fotos: Arquivo pessoal Rossana Gelli – Museu Imperial/Ibram/MinC

Com foco no patrimônio, a iniciativa consiste na produção e divulgação de vídeos que giram em torno de um minuto, mas que se revelam abrangentes na abordagem da história da cidade. Selecionamos sete deles para te incentivar a conhecer fatos e curiosidades sobre Petrópolis de uma maneira mais dinâmica e interessante. Confira o resultado!

1- De volta ao Cinema Petrópolis

Acredita que já se passaram 26 anos desde que o Cinema Petrópolis – o maior já tido na cidade – encerrou suas atividades? Neste vídeo curto, revisite o ambiente glamouroso onde o passado ainda se faz muito presente!

2- A fantástica pintura inaugurada no altar do Rosário

Parece um templo religioso de fora do país, mas, na verdade, é a Igreja do Rosário depois de uma incrível reforma em seu altar. São 40 metros de arte, religiosidade e história.

3- Já imaginou ter um palácio para chamar de… escola?

Você pode até já saber do passado do Palácio Imperial como escola, mas será que já viu imagens de seus cômodos usados como salas de aula e laboratórios? Prepare-se para um choque de realidade!

4- Você sempre passa por ela, mas será que conhece a história da Galeria Gelli?

Hoje galeria, até a década de 90 esse mesmo prédio era lar da saudosa Casa Gelli. Referência na cidade e fora dela, o magazin era famoso pela venda de louças, presentes, brinquedos, além de peças de cama, mesa e banho.

5- Já reparou que, em Petrópolis, há história até debaixo dos nossos pés?

Quem desacelera o passo na Praça da Inconfidência descobre tesouros escondidos nas tampas decorativas da região! São desenhos do Museu Imperial, Palácio de Cristal e da coroa do Império.

6- Debaixo da tinta branca, um universo de memórias no Palácio Rio Negro

Pela 1ª vez em 16 anos, o Palácio Rio Negro passa por obras de intervenção, e um dos ambientes em restauro é a Sala do Café. Lá, a equipe tem encontrado pinturas inéditas e quase intactas do século XIX. Vem dar uma olhada!

7- Para os curiosos de plantão: um novo olhar da Catedral

Embora a visitação à parte alta do templo seja prevista somente para os próximos meses, percorra algumas das novidades da igreja e mate de vez a curiosidade, que a gente sabe que não é pouca!

Qual dessas curiosidades você mais gostou sobre Petrópolis? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir