Connect with us

8 fatos e curiosidades sobre a prática de hóquei sobre patins em Petrópolis

História

8 fatos e curiosidades sobre a prática de hóquei sobre patins em Petrópolis

Uma das curiosidades é o fato de que o time feminino da modalidade é tricampeão brasileiro

Uma prática que perdura por quase um século na cidade e que conquista admiradores por onde passa. Assim é o hóquei sobre patins em Petrópolis. Primeiro e, até agora, único esporte coletivo do município a se consagrar campeão nacional, é, de fato, digno de reconhecimento para além das fronteiras da cidade. Confira, a seguir, 8 fatos e curiosidades sobre a modalidade.

1- Prática teve início ainda em 1929 em Petrópolis

Pode ser difícil de acreditar, mas já nos anos 30 o esporte era praticado na cidade. Conta-se que foi um pouco mais tarde, na década de 50, que a prática caiu no gosto do público: momento em que clubes tradicionais locais o adotaram.

2- Cidade teve clubes criados especificamente para o hóquei

Foram eles o Atlântico Hóquei Clube e o Mocidade Hóquei Clube. Rivais, eles eram centro das atenções no que diz respeito ao esporte. Bom, isso até o Serrano Futebol Clube entrar em cena e roubar os holofotes em 1964, tornando-se a “casa do hóquei”.

Foto (em torno de 1975): Divulgação

3- Rink do Marowil fez história

Depois que já havia caído no gosto popular, se tornou comum ver a prática do hóquei sobre patins em espaços como o Marowil, na Praça da Liberdade. Ponto de encontro, o espaço atraía milhares de jogadores, curiosos e admiradores. Dizem que nem o ex-presidente Getúlio Vargas resistia às partidas e, do Palácio Rio Negro, ia até lá.

Foto: Reprodução/Facebook/Petrópolis On

4- Cidade recebeu campeões internacionais do esporte

Após sediar o II Campeonato Brasileiro de Hóquei em 1961, na sede do Serrano, conta-se que Petrópolis recebeu a seleção portuguesa campeã do mundo em 1963. E o caminho inverso, de jogar fora do próprio país, já aconteceu com o time petropolitano, que jogou na Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

Campeonato Mundial de 2016, no Chile. Foto: Divulgação

5- Esporte é o único coletivo a se consagrar campeão nacional

Primeiro e único esporte coletivo da cidade, até o momento, a se consagrar campeão nacional, o hóquei sobre patins já trouxe a Petrópolis o prazer de defender o Brasil no Campeonatos Sulamericano de Clubes nos anos de 2015 e 2017, em Mendoza, na Argentina; no Mundial de 2016 e no Panamericano de Seleções para Mundial em 2018.

6- Seleção brasileira é, em sua maioria, petropolitana

Conta Ricardo Bouchardt, treinador da modalidade, que das 10 jogadoras da seleção brasileira de hóquei sobre patins, 6 ou 7 são petropolitanas. Os dados são prova de uma tradição passada de geração em geração e que, a essa altura do campeonato, já virou prática a ser herdada.

Foto: Divulgação

7- Time feminino é tricampeão brasileiro

Motivo de orgulho e satisfação, o time feminino de hóquei sobre patins de Petrópolis é detentor do título de tricampeão brasileiro pelos anos de 2015, 2017 e 2018. Os treinos do grupo acontecem na Casa de Portugal e já em março deste ano as jogadoras participarão do Campeonato Brasileiro referente a 2020.

Panamericano de seleções Colômbia 2018. Foto: Divulgação

8- Hóquei sobre patins promove a formação de valores na cidade

Desenvolvida na Casa de Portugal, no Quitandinha, a prática gratuita do esporte atende crianças, jovens e adultos, principalmente de comunidades adjacentes. Mais até do que a formação de atletas, pode-se dizer que a atividade promove, ainda, a formação de valores.

Time masculino no Campeonato Brasileiro de 2016. Foto: Divulgação

Interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelo time ou em se juntar a ele podem acessar o site da equipe de Hóquei de Petrópolis ou sua página no Facebook.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir