Connect with us

Herança histórica e arquitetônica: veja 7 antes e depois de Petrópolis

História

Herança histórica e arquitetônica: veja 7 antes e depois de Petrópolis

São mudanças ao longo do tempo que contam a história da cidade e sua capacidade de se adaptar às demandas e tendências da época

Ao caminhar por diversos pontos de Petrópolis, como ruas e pontos turísticos, é possível apreciar a evolução da cidade Imperial e sua identidade única, unindo passado e presente em harmonia!

Uma cidade com rica herança histórica e arquitetônica, passou por várias transformações ao longos dos anos e, que assim, conseguimos resgatar muitas histórias por traz de cada local. Reunimos 7 comparativos de ruas e pontos turísticos em Petrópolis com imagens publicada pela página @petropolisreal

Obelisco

Muito muda, mas alguns aspectos ficam, a exemplo do Obelisco. Um dos monumentos mais emblemáticos de Petrópolis, faz pensar no quanto a cidade já viveu e no quanto seus prédios já viram nesses anos todos de história!

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Praça da Inconfidência

A Praça da atual Igreja do Rosário, como é bastante conhecida, fica localizada no coração de Petrópolis. O local era um espaço central histórico que remonta os tempos imperiais.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Túnel da Ferrovia

A famosa “rua no Túnel” traz uma estrutura tradicional do passado e tinha sua via usada por trens. Hoje, conhecemos a rua por passagens de carros e por ligar o Centro ao Quissamã.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Catedral São Pedro de Alcântara

Voltando no tempo com uma Catedral sem torre. Uma obra de tanta grandiosidade, quanto a da Catedral São Pedro de Alcântara, levou muito tempo para ser concluída. Foram mais de 90 anos até que o projeto saísse completamente do papel. A inauguração da torre da Catedral, que pesa 60 toneladas, aconteceu em 1969.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Rodoviária Leopoldina

Por muitos anos, a Rua Doutor Porciúncula, sede da antiga estação ferroviária, foi símbolo do ritmo acelerado que começava a fazer parte do cotidiano urbano. Em meio aos embarques e desembarques, o movimento dos viajantes dava forma ao maior ponto de referência na cidade.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Praça 14 Bis

De apenas um prédio em seu retrato antigo para a Praça do 14 Bis no presente. O local se tornou um dos cartões postais da cidade! O lugar é um ponto movimentado, utilizado para estacionamento de excursões de ônibus e vans de turismo.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Floriano Peixoto

Entre o passado e o presente, a Rua Floriano Peixoto foi alvo de intervenções urbanísticas para melhorar a mobilidade e a acessibilidade. Com o paralelepípedo antigamente, hoje passamos por uma via asfaltada e com área escolar.

Foto: Reprodução Petrópolis Real

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir