Connect with us

Saiba como funciona a travessia Petrópolis x Teresópolis; o percurso é realizado em três dias

Lazer

Saiba como funciona a travessia Petrópolis x Teresópolis; o percurso é realizado em três dias

Durante a jornada, os aventureiros passam por campos abertos, trechos de mata fechada, desfiladeiros impressionantes e mirantes com vistas panorâmicas de tirar o fôlego!

A travessia de Petrópolis x Teresópolis é considerada uma das mais desafiadoras e encantadoras trilhas do Brasil. Localizada na Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio de Janeiro, essa jornada atrai aventureiros e amantes da natureza em busca de uma experiência única!

O trajeto completo oferece paisagens espetaculares, rica biodiversidade e uma experiência inesquecível para os aventureiros. Se você está pensando em embarcar nessa aventura, confira nosso guia com alguns pontos mais específicos para aproveitar ao máximo essa travessia.

Fotos: Taty Oliveira/ Partiu trilhas e trips

Sobre a trilha:

Todo o percurso é de aproximadamente 30 quilômetros e geralmente é realizado em três dias. O trajeto pode variar, mas uma rota comum segue o seguinte itinerário:

  • Primeiro dia: O inicio do percurso se inicia do Vale do Bonfim, com duração de 8km até a próxima fase. Essa etapa é considerada a mais difícil e pode levar cerca de 6 a 8 horas de caminhada, dependendo do ritmo do grupo. Para quem já está mais acostumado com caminhadas longas e mais práticas, pode levar de 4 horas e meia a 6 horas.
  • Segundo dia: Após o primeiro dia, começa a transição da travessia por cima das montanhas de Petrópolis e Teresópolis, percorrendo em média 11km. O roteiro se inicia no Castelo do Açu e percorre pelo Morro do Marco, Portais de Hércules, Morro da Luva e Elevador (70m de degraus de ferro adaptado na rocha). O destino final do segundo dia é a Pedra do Sino, que já fica localizada em Teresópolis.
  • Terceiro dia: O roteiro começa pelo nascer do sol na Pedra do Sino. Depois, são 11km de descida até a barragem na sede de Teresópolis. O último dia é considerado um dos mais cansativos, por todo o caminho trilhado nos dias anteriores e por exigir muito das pernas na hora da descida. Em média, o trajeto leva 5 horas.

Fotos: Pryscila Castro/  Gabi Ribeiro

O ponto mais alto da travessia é a Pedra do Sino, com 2.275 metros de altitude. Nos dias atuais, o Camping e a entrada no Parnaso está gratuita, porém, é necessário fazer o agendamento antecipado pelo o site do Parnaso para o horário de entrada no Parque e para os campings ao longo do percurso.

Mirantes e vistas panorâmicas

Durante a travessia, há diversos mirantes ao longo do percurso, onde os caminhantes podem apreciar vistas panorâmicas incríveis da Serra dos Órgãos. Alguns dos mirantes mais famosos incluem os Portais de Hércules, oferecendo uma vista privilegiada da famosa formação rochosa que se assemelha a um dedo apontando para o céu (Dedo de Deus).

Fotos: Guia André Vasconcellos

Abrigos e equipamentos

Durante a travessia, é possível pernoitar nos abrigos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É necessário fazer reservas antecipadas com o agendamento para garantir um lugar. Atualmente, os abrigos possuem estrutura básica e rústica, é preciso levar saco de dormir e itens de higiene pessoal.

Quanto aos equipamentos, é essencial estar preparado! O indicado é levar uma mochila adequada, roupas leves, térmicas e confortáveis, calçados apropriados para trilhas, agasalhos, capa de chuva, lanternas, kit de primeiros socorros, alimentos leves e água suficiente para toda a trilha.

Foto: Guia André Vasconcellos

Guias: Segurança e orientação

Durante a travessia, é importante ter atenção à sinalização da trilha e seguir as recomendações dos guias e guarda-parques do parque. Os Guias Nativos são formados por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:

Guia André Vasconcellos: (24) 992047713 (Condutor Parnaso, MonaMariaComprida e Apa Petrópolis).

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!

Veja também:

 

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir