Connect with us

Dia do Aviador: Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita nesta sexta-feira

Cidade

Dia do Aviador: Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita nesta sexta-feira

Para comemorar o Dia do Aviador, o Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita para petropolitanos e turistas nesta sexta-feira.

Nessa data, 23 de outubro, 114 anos atrás, o brasileiro Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a voar, a bordo do 14-Bis, sua criação. O inventor fez um vôo na França que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião. E é por isso que o dia foi escolhido para celebrar os profissionais que pilotam aviões. No mesmo dia também é comemorado o Dia da Força Aérea Brasileira.

Foto Bruno Ferreira Soares

Em Petrópolis, a casa do inventor foi transformada em museu. O imóvel é o segundo atrativo turístico mais visitado da cidade. No ano passado, passaram 185.921 visitantes pela Encantada.

Construída em 1918, poucos imaginavam que o terreno íngreme que ficava bem na entrada da Rua do Encanto, no Centro da cidade, poderia abrigar uma moradia. Visionário, o pai da aviação decidiu construir lá seu chalé, que desenhou e planejou com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras. Quem sobe as escadarias e entra no imóvel consegue notar de cara que se trata de uma casa especial.

Foto: Bruno Ferreira Soares

Para entrar, só é possível com o pé direito, em função do formato das escadas criadas por Santos Dumont. A personalidade do inventor é facilmente notada em cada canto, desde o chuveiro aquecido a álcool, que ele mesmo inventou, aos móveis multiuso, como um gaveteiro que servia de cama e uma mesa de estudos que também era usada para fazer suas refeições. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor.

Foto: Bruno Ferreira Soares

O Museu Casa de Santos Dumont funciona de terça-feira a domingo, de 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 17h. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). A visitação acontece normalmente (seguindo o protocolo de segurança e prevenção ao coronavírus).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir