Connect with us

Petropolitanos que adotaram cachorros na quarentena contam sobre a experiência positiva

Nós somos Petrópolis

Petropolitanos que adotaram cachorros na quarentena contam sobre a experiência positiva

Quem tem um animal doméstico em casa sabe como eles têm sido fundamentais para tornar a quarentena menos desgastante. Mais do que uma boa companhia, os cães são sinônimo de afeto e amor. As famílias Clemente e Bassan sentiram esse efeito na prática. Na última semana, as petropolitanas Eliana e Milena adotaram um cachorro na entidade de proteção aos animais Dog’s Heaven e contaram à Sou Petrópolis sobre essa experiência positiva.

Foto Divulgação Dog’s Heaven

A família da Milena Bassan, de 17 anos, estava se sentindo sozinha durante a quarentena e viram nesse período a oportunidade de adotar e fazer a adaptação de um cachorro em casa. Foi aí que o Marte entrou na vida deles. Há menos de um ano atrás ele foi abandonado, junto com os seus irmãos, no portão da Dog’s Heaven. O Sr. Guilherme, fundador da entidade, cuidou de todos eles e castrou até chegar o tão esperado dia da adoção do Marte.

“Começamos a nos sentir sozinhos e sentindo que estava faltando algo. Por eu já ter cachorros e amar animais, eu e minha família decidimos adotar mais um, e já fez toda a diferença. Ter mais um amigo conosco foi algo tão bom que fez o nosso dia mais leve e positivo. Falo por mim e por toda minha família, hoje com o Marte a gente sorri muito mais, tirando os problemas da cabeça”, conta a estudante Milena, que também é voluntária da Dog’s Heaven.

Pela expressão do Marte não vai faltar felicidade com a nova família / Foto Arquivo Pessoal Milena Bassan

Outro cãozinho que ganhou uma nova família foi Hoover. Eliana Clemente, vendo que o filho andava meio triste e desanimado durante a quarentena, resolveu adotar um cachorro, que ele já vinha pedindo há muito tempo. A adaptação dele foi rápida e tranquila: “Parece que sempre morou aqui”.

Foto Arquivo Pessoal Eliana Mara Clemente

Além de levar felicidade e amor para a casa da família Clemente, a adoção do Hoover serviu de exemplo e aprendizado para os filhos de 3 e 7 anos de Eliana. “A compra estimula os maus-tratos, quando você cria o cachorro com o intuito da reprodução. Com a adoção as crianças aprendem o sentido de cuidar, do abandono e, além disso, ajudamos quem mais precisa”, comenta.

O isolamento social, embora necessário, trouxe muitas dificuldades para as ONGs e entidades de animais, como é o caso da Dog’s Heaven, que cuida de mais de 260 cães abandonados e vítimas de maus-tratos em Petrópolis. Segundo Sr. Guilherme, se antes ele adotava uma média de oito cães nas feiras de adoção presenciais, hoje ele adota três por mês; as doações também reduziram mais de 70% e o abandono aumentou.

Para a médica veterinária Pamella Machado, a quarentena fez crescer ainda mais o número de cães abandonados – ora por falta de informação ao supor que os animais transmitem o coronavírus, ora por falta de condição de cuidar deles –, e a adoção responsável surge como a solução para o problema.

“A adoção responsável sem dúvida nenhuma é um ato de amor. Pois são muitos os animais que estão precisando de um lar, de carinho, de cuidados, e uma família que se dispõe a adotar um animalzinho desse, com certeza está salvando uma vida. Nesse momento que estamos passando, esse ato é ainda mais importante, tanto para o animal quanto para o humano que escolhe o adotar”, comenta Pamella.

Como fazer para adotar um cachorro na Dog’s Heaven?

Pensando em estimular o ato de adotar e enquanto não é possível fazer eventos presenciais, a Dog’s Heaven criou uma feirinha de adoção virtual em sua página do Instagram durante a quarentena. Lá os interessados podem ver os cachorros que a entidade de animais cuida, a data de nascimento e o sexo de cada um.

Mais de 90% dos cachorros da Dog’s Heaven já são castrados e aguardam a oportunidade de ter uma nova família para fazê-la feliz. De acordo com o Sr. Guilherme, há uma dificuldade muito grande em adotar cachorros com mais de 5 anos de idade. Geralmente, os filhotes são adotados e os mais velhos acabam vivendo lá no canil com ele até o final da vida.

Mas, independente se a sua intenção é adotar um filhote ou um cão adulto, a Dog’s Heaven está de portas abertas para recebê-lo(a). Basta agendar um dia e um horário com o Sr. Guilherme através dos seguintes telefones: (24) 99266-3038 / (24) 98137-0721 / (24) 99811-3131 / (24) 9883-16577 / (24) 99988- 3255 (Marcelo).

*O endereço do canil não é divulgado para evitar mais abandonos de animais no local.

Foto: Katia Coronato

Para conhecer mais formas de ajudar a Dog’s Heaven clique aqui.

Para ver mais boas notícias em Petrópolis, durante o período da quarentena, clique aqui.

Veja também:

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até dia 24 de maio em Petrópolis

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir